Quais são os principais sintomas da depressão ou aqueles que geralmente se evidenciam mais?

10 respostas
Quais são os principais sintomas da depressão ou aqueles que geralmente se evidenciam mais?
Seguem os sintomas: humor deprimido a maior parte do dia, acentuada perda de interesse ou prazer (em relação as atividades realizadas ao longo do dia), acentuado ganho ou perda de peso (sem estar em dieta), insônia ou hipersônia quase todos os dias, agitação ou retardo psicomotor, fadiga e perda de energia quase todos os dias, sentimentos de inutilidade, habilidade diminuída para se concentrar, pensamentos de morte recorrente (ideação suicida recorrente sem um plano específico ou tentativa de suicídio). Para que uma pessoa seja diagnóstica com o Transtorno Depressivo Maior, cinco ou mais sintomas devem estar presentes pelo menos durante duas semanas, e devem causar impacto significativo no convívio social, profissional, e em outras áreas importantes da vida. Em caso de suspeita de depressão, procure por um médico psiquiatra, para que a avaliação específica do caso seja realizada. Além da avaliação médica, nesses casos também é recomendado o acompanhamento psicoterápico.

OLá, concordo com a resposta acima, porém um diagnóstico preciso somente será possível a partir de uma análise dos sintomas e também do seu contexto de vida. Um psicólogo poderá ajuda-lo e identificar isso com mais clareza. Em muitos casos pode tratar-se apenas de sentimentos de tristeza motivadas por algum acontecimento. Confiança em você mesmo e desejo de ajuda é primordial. Tente e seja feliz.
O ideal seria você procurar ajuda psicológica para fazer uma avaliação mais exata sobre sua angustia...me deixo a disposição.
A depressão é um Transtorno no pensamento .Pessoas deprimidas tendem a distorcer a realidade aplicando um viez
Olá, boa tarde! A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que possa responder ao tratamento positivamente. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda!
A depressão envolve alguns sintomas como:
Alterações de apetite (aumento ou redução), alterações de sono, ideações suicidas( em alguns casos), perda do prazer em fazer atividades, apatia, alterações do humor, sentimentos de culpa excessiva e dificuldades de concentração. É muito importante saber os sintomas, para buscar ajuda. Portanto, se perceber a presença de alguns desse sintomas e que eles estão lhe causando impacto significativo na vida social ou sofrimento, procure um psicólogo ou um psiquiatra para uma avaliação e tratamento adequado. Espero ter ajudado! Abraços.
O quadro depressivo é mantido a partir de distorções cognitivas particulares de cada paciente. Dentre os principais sintomas estão:
- Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias.
-Diminuição do interesse ou prazer em atividades.
-Agitação ou retardo psicomotor.
-Capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se.
-Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada.
-Pensamentos de morte recorrentes.
-Perda ou ganho significativo de peso (não devido à dieta).
- Insônia ou hipersonia.

Vale ressaltar que somente um profissional de saúde mental pode avaliar o conjunto de sintomas que se adequam, ou não, a você. Portanto, procure um profissional de saúde especializado para te ajudar.
Boa Sorte!

Atenciosamente.
Tristeza,muitas vezes sem causa aparente,falta de motivação e de vontade de fazer coisas que antes gostava,transtorno do sono,falta ou excesso, falta de apetite ou excesso, cansaço, baixa auto estima e pessimismo.
Variam o grau e intensidade dos sintomas.
O tratamento conjunto psiquiátrico e psicoterápico traz bons resultados.
Tristeza persistente, perda de interesse, incapacidade de dormir, falta de concentração em tarefas,níveis de energia reduzidos, alterações do apetite, por vezes pensamentos suicidas são observados ( não em todos),entre outros.
É importante acompanhamento de um psiquiatra e de um psicólogo, os dois profissionais são habilitados para fazer a primeira avaliação,de modo geral o tratamento costuma ser conjunto, ou seja os dois ao mesmo tempo.Psicoterapia+medicação tem um resultado melhor.
Espero que tenha ajudado.Um abraço.
A depressão é um estado de total transtorno, onde a pessoa apresenta mudanças de humor rapidamente , choro sem motivo nenhum ...alem de outros. Com acompanhamento de um profissional a possibilidade de se livrar dessa situação é muito grande. Para isso o paciente tem que estar ciente que tem que comprar a idéia que vai sair desse estado.