Quais são os neurotransmissores afetados no transtorno bipolar? E quais são suas funções
4
respostas
Quais são os neurotransmissores afetados no transtorno bipolar? E quais são suas funções
Dentro da área médica (psiquiatria e neurologia) fala-se à respeito principalmente de quatro neurotransmissores: serotonina, noradrenalina, GABA e dopamina. Entretanto nenhum desses quatro está especificamente associado ao transtorno bipolar, uma vez transtorno pode ser muito mais visto como um desequilíbrio (da função dos neurotransmissores no sistema límbico, por exemplo) do que uma doença originada organicamente.
Em relação às funções pode ser interessante buscar conceitos dentro da área da psicofarmacologia,psiquiatria e/ou neurologia pois, são conceitos amplos e com suas divergências dentro do meio acadêmico e clínico (em relação às funções).
Em relação às funções pode ser interessante buscar conceitos dentro da área da psicofarmacologia,psiquiatria e/ou neurologia pois, são conceitos amplos e com suas divergências dentro do meio acadêmico e clínico (em relação às funções).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os principais neurotransmissores envolvidos nos transtornos de humor são a serotonina, a noradrenalina e a dopamina. Essas substâncias são as responsáveis pela regulação do sono, apetite, concentração, raciocínio, memória, motivação, capacidade de sentir prazer e tomada de decisões. No episódio depressivo e no episódio maníaco essas funções ficam desreguladas e a normalidade só é restabelecida com a administração de medicações.
São 5 vias envolvidas no TAB cuja bioquímica leva aos estados depressivos e maníacos e hipomaníacas; sistema serotoninergico, noradrenergico, GABAergico, dopaminergico e glutaminergico.
Talvez seja melhor vc explicar melhor a sua dúvida , pois nem o Dr David Sheehan (Psicofarmacologista mais cotado é respeitado em Psiquiatria) conseguiria resumir um assunto tão complexo e ainda tão pouco conhecido.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quem tem o transtorno afetivo bipolar pode ter demência?
- Qual é o papel da família no diagnóstico e na adesão ao tratamento no Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- Em que idade o transtorno afetivo bipolar (TAB) se manifesta?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.