Quais são os movimentos perdidos ou dificultados após uma cirurgia de correção de uma escoliose tora

3 respostas
Quais são os movimentos perdidos ou dificultados após uma cirurgia de correção de uma escoliose toraco lombar? É possível ter qualidade de vida?
Há uma perda parcial dos movimentos de flexão, inclinação lateral e rotação do tronco mas depende muito de quantas vértebras farão parte da artrodese (cirurgia para tirar o movimento das articulações - juntas - no caso, vértebras da coluna).
Converse com o médico que o operará e tire essas dúvidas (se a artrodese será longa, curta, etc) com ele

A correção da escoliose envolve a artrodese cirúrgica (fixação cirúrgica da articulação) de alguns segmentos vertebrais, o número de vértebras fixados vai determinar a limitação do movimento. Na coluna torácica os movimentos são mais limitados, por isso a artrodese deste segmento envolve perda de mobilidade menor. Na coluna lombar a amplitude de movimento é maior, isso implica que a artrodese cirúrgica da coluna lombar leva a maior limitação dos movimentos habituais. Portanto é importante discutir com o especialista de coluna quantos níveis serão artrodesados e as limitações de movimento decorrentes do procedimento. Qualquer dúvida estou a disposição para ajudar!
Artrodese é a fixação cirúrgica de uma articulação gerando sua imobilidade. Este procedimento é realizado nos níveis que se deseja operar.No caso da escoliose nós seguimos critérios técnicos para seleção dos seguimentos a serem artrodesados.
De maneira geral quantos menos níveis (vértebras) artrodesadas irá resultar em uma menor perda da mobilidade da coluna.
Em relação à qualidade de vida , estudos evidenciam se cirurgia para correção de escoliose for realizada obedecendo critérios técnicos cirúrgicos e realizado no momento certo, o paciente irá ter uma melhor qualidade de vida em médio e longo prazo quando comparada com pacientes com indicação cirúrgica que decidiram não operar.
Encontro-me a disposição.