quais são os melhores alimentos ricos em ácido fólico?

5 respostas
quais são os melhores alimentos ricos em ácido fólico?
Olá! Os alimentos mais ricos em ácido fólico, ou vitamina B9, são o espinafre, o feijão, o levedo de cerveja, os aspargos, milho ver, soja verde cozida, sementes de girassol, nozes, avelãs, quiabo, beterraba, e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois esta vitamina além de participar na formação das células do organismo, fortalece o sistema imunológico, protegendo contra doenças e ajudando a manter a saúde das artérias e do cérebro.
A deficiência de ácido fólico pode causar alguns problemas de saúde, como derrame, anemia, infarto, doença de Alzheimer e alguns tipos de câncer. Além disso, a baixa ingestão da vitamina por quem deseja engravidar e por gestantes, pode gerar doenças graves no bebê.

Olá, o organismo armazena apenas pequenas quantidades de ácido fólico, ou vitamina B9, por isso é importante uma dieta rica em folhas verdes escuras como: agrião, rúcula, couve, espinafre, brócolis, mostarda, escarola, couve- manteiga. Também pode acrescentar nessa salada beterraba, aspargos. Junto dessa salada você pode diversificar com ervilha, milho, feijão. também tem a opção no jantar de preparar uma sopa de carne vermelha com legumes, folhas escuras e quiabo.
Lanche, uma porção de avelã, nozes, castanhas e uva passa.
Na proteína animal como: carne vermelha, fígado, coração de galinha. não esquecer de ingerir esses alimentos junto de uma fruta cítrica como a laranja, acerola, kiwi... para potencializar o ácido fólico. O ácido fólico é responsável por várias funções no nosso organismo como: Síntese de reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias, importante para o sistema cardiovascular e sistema nervoso.
Olá, tudo bom? Os principais alimentos são esses: agrião (280 mcg), repolho (278 mcg), espinafre (225 mcg), gema do ovo (180 mcg), avelã (113 mcg), avocado (93 mcg) e etc. Existem outros alimentos e estes são alguns exemplos. Os valores são a cada 100 gramas de alimento e um adulto precisa, em média, de 400 mcg (microgramas) por dia de ácido fólico.
O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é um nutriente essencial para a saúde, especialmente durante períodos de crescimento rápido, como a gravidez. Aqui estão alguns alimentos ricos em ácido fólico:

Vegetais folhosos verde-escuros: Espinafre, couve, rúcula, alface romana e acelga são excelentes fontes de ácido fólico.

Leguminosas: Feijão preto, lentilha, grão-de-bico e ervilha são boas fontes de ácido fólico, além de fornecerem proteínas e fibras.

Aspargos: Os aspargos são uma fonte saborosa de ácido fólico, além de oferecerem outros nutrientes importantes.

Abacate: Além de ser uma excelente fonte de gorduras saudáveis, o abacate contém ácido fólico.

Brócolis: O brócolis é um vegetal rico em ácido fólico e outros nutrientes benéficos para a saúde.

Cítricos: Laranjas, limões, limas e toranjas são frutas cítricas que contêm ácido fólico, além de vitamina C.

Grãos integrais: Alguns grãos integrais, como arroz integral, quinoa, aveia e cevada, são fontes de ácido fólico.

Fígado: O fígado de boi e de frango é uma fonte concentrada de ácido fólico, mas deve ser consumido com moderação devido ao alto teor de vitamina A.

Sementes: Sementes de girassol, sementes de linhaça e sementes de chia são opções nutritivas que fornecem ácido fólico.

Ovos: Os ovos são uma fonte de ácido fólico, bem como de proteínas de alta qualidade.
Olá tudo bem?
O folato (vitamina B9) é encontrado em alimentos como feijões, vegetais verde escuros, frutas cítricas como a laranja, ovos, fígado, carnes, frutos do mar, entre outros.
Sua ingestão diária é indispensável pois a sua deficiência pode gerar importantes consequências para o organismo. Daí vem a importância de entender quais são os alimentos ricos em ácido fólico, quanto consumir ao dia e se há necessidade (ou não) de recorrer à suplementação alimentar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!