Quais são os efeitos colaterais do uso de Forten? O medico prescreveu para a minha mãe tomar 3 veze

2 respostas
Quais são os efeitos colaterais do uso de Forten?
O medico prescreveu para a minha mãe tomar 3 vezes ao dia isso pode afetar a saude dela?
Forten é uma associação de aminoacidos e hidroxicobalamina com indicação para fadiga e cansaço. Não são conhecidos estudos científicos bem estruturados que validem a indicação para tais sintomas. É o que conhecemos em farmacologia pelo termo PLACEBO. Lembro-me, quando criança, que meu pai que era Oficial de Farmácia, preparando receitas médicas de cápsulas de miolo de pão, prescritas pelos médicos daquela época, para pacientes com distúrbios nervosos, e que funcionavam muito bem.
Sou professor aposentado de Farmacologia, com 35 anos de ensino e pesquisa, e desconheço ação desse tipo de medicamento, que não seja PLACEBO.
A palavra placebo vem do latim placere, que quer dizer agradar, dar prazer. Seu efeito é dependente da confiança que o prescritor inspira, e das necessidades de quem usa. Nenhum placebo mantem seu efeito se usado prolongadamente. Portanto o medicamento citado se encaixa nessa descrição.
Espero que tenha sido claro.

O Forten, assim como os demais polivitamínicos e suplementações de aminoácidos, tem maior valor comercial que benefício para a saúde. Deve sempre ser prescrito baseado em deficiências vitamínicas específicas, nos casos das hipovitaminoses, porém a suplementação de aminoácidos, nas raras deficiências dos mesmos, relacionadas a condições metabólicas adquiridas ou no contexto de pós-operatórios prolongados. O uso como fortificante e energético natural não há evidência científica para tal.