Quais são critérios informais para obter o diagnostico do Transtorno do Espectro do Autismo de uma u

2 respostas
Quais são critérios informais para obter o diagnostico do Transtorno do Espectro do Autismo de uma uma mulher adulta?
Não sei o que chama de "critérios informais". Pessoas com transtorno do espectro autista apresentam, basicamente, grandes dificuldades de comunicação social e comportamentos rígidos e repetitivos. Estas manifestações podem apresentar-se de diversas formas, tais como dificuldades de perceber as emoções alheias e denominar as próprias emoções, dificuldades de saber quais são os comportamentos socialmente aceitáveis e quais não são, ausência de senso de humor e de capacidade de entender o sentido não literal do que se fala (as "entrelinhas"); repetição de comportamentos externamente manifestos ("públicos", na linguagem comportamental), tais como colecionismo, interesse exclusivo por assuntos específicos, uso repetido de roupas com as mesmas características visuais ou rigidez derivada de sensibilidade excessiva a alguns tipos de estímulos visuais, olfativos, auditivos e outros. No entanto, quando as pessoas leem este tipo de informação, frequentemente a interpretam de modo errado e, por consequência, acham que apresentam (ou não apresentam) sintomas de transtorno autista (TEA) erroneamente. Isto, porque estas manifestações podem estar presentes, em graus e quantidades variáveis, em outros transtornos, como personalidade obsessiva, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de personalidade esquizoide, fobia social e outros - e, por vezes, podem estar presentes em pessoas normais. Assim, o diagnóstico de TEA deve ser sempre feito por profissional habilitado. Testes psicológicos não costumam ser necessários para o diagnóstico - quando muito, podem ser úteis para discriminar em mais detalhes e quantificar as dificuldades, para uma posterior abordagem comportamental.

Olá. O diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em adultos, especialmente em mulheres, pode ser desafiador. Os critérios que podem sugerir a presença de TEA em uma mulher adulta incluem: #1. **Dificuldades Sociais e Interacionais -Dificuldade em compreender e responder às normas sociais, sutilezas e expectativas. Pode haver dificuldades em entender sarcasmo, humor ou linguagem corporal. **Relacionamentos -Desafios em formar e manter amizades ou relacionamentos íntimos, ou uma abordagem diferente em relação aos relacionamentos sociais. #2. **Interesses e Comportamentos Restritos -Ter interesses muito específicos ou intensos, frequentemente se aprofundando em tópicos ou hobbies de maneira intensa. -Preferência por rotinas e resistência a mudanças. #3. **Sensibilidade Sensorial -Reações incomuns a estímulos sensoriais, como sons, luzes, texturas ou cheiros. #4. **Dificuldades de Comunicação -Dificuldade em expressar emoções ou pensamentos de maneira convencional. - **Compreensão -Dificuldade em compreender conversas ou lidar com interações complexas. **Foco intenso em detalhes e dificuldades em ver o quadro geral. #5. **Desafios no Trabalho -Dificuldades em ambientes de trabalho ou acadêmicos, incluindo desafios na dinâmica de equipe ou adaptação a diferentes papéis e responsabilidades. **Sobrevivência Social -Estratégias de enfrentamento desenvolvidas para se ajustar às normas sociais, que podem incluir esforço consciente para se "encaixar" ou evitar situações sociais. #6 Considerações Especiais para Mulheres **Máscara Social -Mulheres com TEA podem ser mais propensas a usar "máscaras sociais”, onde tentam se ajustar às expectativas sociais, o que pode tornar o diagnóstico mais difícil. **Diferenças na Apresentação -Os sintomas em mulheres podem se manifestar de maneiras diferentes do que em homens, frequentemente resultando em um diagnóstico tardio ou até mesmo não diagnosticado. Conclusão: A avaliação precisa e o diagnóstico são fundamentais para garantir que você receba o suporte e os recursos necessários para compreender e lidar com o TEA. Converse com uma Psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300