Quais são as três principais características da deficiência intelectual?
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Quais são as três principais características da deficiência intelectual?

Olá! Limitações intelectuais, sociais e autoproteção, mas vale lembrar que dependerá do grau de comprometimento gerado pela deficiência intelectual. Espero ter ajudado, estou á disposição!
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Atraso que pode ser considerado leve, moderado, grave ou profundo e se manifestar em áreas cognitivas, sociais ou de autoproteção.

Limitação intelectual, social e autproteção sendo que isso depende do grau de comprometimento gerado pela deficiência intelectual.

O atraso da deficiência intelectual do QI pode ser leve , moderado e profunda. onde sao comprometimento cognitivo.

Nota-se que a questão da imaturidade/ingenuidade comparada a população da mesma faixa etária, higiene comprometida, um comportamento desafiador, não aceita muito as regras impostas pela família/escola podendo adicionar ainda sintomas de depressão/ansiedade. Espero ter ajudado!

As três principais características da deficiência intelectual incluem:
Limitações no Funcionamento Intelectual: Isso geralmente se refere a um QI significativamente abaixo da média (geralmente abaixo de 70), que pode impactar a capacidade de raciocínio, resolução de problemas e aprendizado.
Limitações nas Habilidades Adaptativas: Isso se refere a dificuldades em realizar tarefas do dia a dia, como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e habilidades acadêmicas. Essas limitações podem afetar a capacidade da pessoa de se adaptar ao ambiente.
Manifestação Durante o Desenvolvimento: A deficiência intelectual geralmente é identificada durante o período de desenvolvimento, antes dos 18 anos, o que significa que é um transtorno que se origina nas fases iniciais da vida.
Essas características ajudam a diferenciar a deficiência intelectual de outras condições e a entender como ela pode impactar a vida cotidiana da pessoa. Se precisar de mais informações, estou aqui para ajudar!
Limitações no Funcionamento Intelectual: Isso geralmente se refere a um QI significativamente abaixo da média (geralmente abaixo de 70), que pode impactar a capacidade de raciocínio, resolução de problemas e aprendizado.
Limitações nas Habilidades Adaptativas: Isso se refere a dificuldades em realizar tarefas do dia a dia, como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e habilidades acadêmicas. Essas limitações podem afetar a capacidade da pessoa de se adaptar ao ambiente.
Manifestação Durante o Desenvolvimento: A deficiência intelectual geralmente é identificada durante o período de desenvolvimento, antes dos 18 anos, o que significa que é um transtorno que se origina nas fases iniciais da vida.
Essas características ajudam a diferenciar a deficiência intelectual de outras condições e a entender como ela pode impactar a vida cotidiana da pessoa. Se precisar de mais informações, estou aqui para ajudar!

Atraso no desenvolvimento cognitivo
Dificuldade para aprender e realizar tarefas do dia a dia
Dificuldade para interagir com o meio em que vive
Dificuldade para aprender e realizar tarefas do dia a dia
Dificuldade para interagir com o meio em que vive

As 3 principais características incluem dificuldades de se socializar, certo comprometimento cognitivo, podendo apresentar um atraso e a autoproteção também fica prejudicada.
Espero ter lhe ajudado!
Espero ter lhe ajudado!

Ola tudo bem ? As três principais características da deficiência intelectual são: Dificuldade de aprendizagem e entendimento, Dificuldade de adaptação a ambientes, Funcionamento intelectual significativamente inferior à média

Dentro de uma perspectiva clínica e objetiva, as três principais características da deficiência intelectual são:
1. Limitações no funcionamento intelectual: Há uma dificuldade em habilidades cognitivas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento, aprendizado acadêmico e aprendizado pela experiência. A capacidade de processar informações e reagir ao mundo pode ser comprometida, e os níveis de limitação podem variar de leve a grave.
2. Comprometimento no funcionamento adaptativo: Refere-se à capacidade do indivíduo de lidar com as demandas da vida cotidiana, como comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, escolares e funcionais. Este comprometimento pode afetar a autonomia e a interação social, exigindo maior apoio ou assistência.
3. Início durante o período de desenvolvimento: Para ser considerada deficiência intelectual, as dificuldades precisam surgir durante a infância ou adolescência, antes dos 18 anos. Esta característica é importante para diferenciá-la de outras condições que possam surgir na vida adulta.
1. Limitações no funcionamento intelectual: Há uma dificuldade em habilidades cognitivas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento, aprendizado acadêmico e aprendizado pela experiência. A capacidade de processar informações e reagir ao mundo pode ser comprometida, e os níveis de limitação podem variar de leve a grave.
2. Comprometimento no funcionamento adaptativo: Refere-se à capacidade do indivíduo de lidar com as demandas da vida cotidiana, como comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, escolares e funcionais. Este comprometimento pode afetar a autonomia e a interação social, exigindo maior apoio ou assistência.
3. Início durante o período de desenvolvimento: Para ser considerada deficiência intelectual, as dificuldades precisam surgir durante a infância ou adolescência, antes dos 18 anos. Esta característica é importante para diferenciá-la de outras condições que possam surgir na vida adulta.

1) Dificuldade adaptativa, em relação ao social. A pessoa tem dificuldade de conquistar a autonomia, independência e de interagir;
2)Déficit em capacidades mentais gerais, como, aprendiagem, solucionar problemas, planejar etc. Esses comportamentos levam à pessoa a não ter interesse nas atividades diárias;
3)Isolamento das pessoas em geral.
2)Déficit em capacidades mentais gerais, como, aprendiagem, solucionar problemas, planejar etc. Esses comportamentos levam à pessoa a não ter interesse nas atividades diárias;
3)Isolamento das pessoas em geral.

O comprometimento funcional da deficiência intelectual é um atraso no desenvolvimento que se manifesta antes dos 18 anos e prejudica as habilidades adaptativas da pessoa:
Dificuldades para aprender
Dificuldades para realizar tarefas do dia a dia
Dificuldades para interagir com o meio em que vive
Limitações em áreas como comunicação, habilidades sociais, habilidades acadêmicas, segurança e autonomia.
É preciso avaliar se tem realmente uma deficiência ou se tem outro questão envolvida.
Dificuldades para aprender
Dificuldades para realizar tarefas do dia a dia
Dificuldades para interagir com o meio em que vive
Limitações em áreas como comunicação, habilidades sociais, habilidades acadêmicas, segurança e autonomia.
É preciso avaliar se tem realmente uma deficiência ou se tem outro questão envolvida.

Bom dia! As três principais características da deficiência intelectual são os déficits nas habilidades cognitivas, como dificuldades para aprender e resolver problemas; limitações no comportamento adaptativo, que impactam a comunicação, a socialização e a independência; e o início dessas dificuldades antes dos 18 anos. Cada pessoa é única, e com o apoio adequado, pode desenvolver habilidades e viver com qualidade. Espero ter ajudado, fico à disposição.

As três principais características da deficiência intelectual são:
Funcionamento Intelectual Abaixo da Média: Indivíduos com deficiência intelectual apresentam um quociente de inteligência (QI) significativamente inferior à média, geralmente abaixo de 70, o que afeta suas habilidades cognitivas e de raciocínio.
Limitações em Habilidades Adaptativas: Isso inclui dificuldades em áreas como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e acadêmicas. Essas limitações impactam a capacidade do indivíduo de realizar atividades diárias e interagir adequadamente com os outros.
Início na Infância: A deficiência intelectual é diagnosticada antes dos 18 anos e se manifesta em dificuldades que se tornam evidentes durante o desenvolvimento infantil, afetando a aprendizagem e a adaptação social desde cedo.
Essas características podem variar em intensidade e impacto, mas são fundamentais para o diagnóstico e compreensão da deficiência intelectual.
Funcionamento Intelectual Abaixo da Média: Indivíduos com deficiência intelectual apresentam um quociente de inteligência (QI) significativamente inferior à média, geralmente abaixo de 70, o que afeta suas habilidades cognitivas e de raciocínio.
Limitações em Habilidades Adaptativas: Isso inclui dificuldades em áreas como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e acadêmicas. Essas limitações impactam a capacidade do indivíduo de realizar atividades diárias e interagir adequadamente com os outros.
Início na Infância: A deficiência intelectual é diagnosticada antes dos 18 anos e se manifesta em dificuldades que se tornam evidentes durante o desenvolvimento infantil, afetando a aprendizagem e a adaptação social desde cedo.
Essas características podem variar em intensidade e impacto, mas são fundamentais para o diagnóstico e compreensão da deficiência intelectual.

As três principais características da deficiência intelectual (DI) são:
1. Déficits nas Habilidades Intelectuais
Refere-se a um funcionamento intelectual abaixo da média, que se manifesta por um QI significativamente reduzido (geralmente abaixo de 70) e dificuldades em habilidades cognitivas como:
Resolução de problemas.
Planejamento e raciocínio abstrato.
Pensamento lógico e aprendizado acadêmico.
Capacidade de julgamento em situações cotidianas.
Esses déficits tornam mais difícil adquirir novos conhecimentos e lidar com situações complexas.
2. Déficits nas Habilidades Adaptativas
Dificuldades em se adaptar e funcionar de maneira independente no dia a dia, especialmente em três áreas principais:
Habilidades conceituais: Envolve a linguagem, leitura, escrita, conceitos matemáticos e a compreensão de informações abstratas.
Habilidades sociais: Incluem a interação interpessoal, capacidade de interpretar normas sociais e evitar comportamentos inadequados.
Habilidades práticas: Relacionadas a tarefas diárias como higiene pessoal, alimentação, transporte, gerenciamento de dinheiro e responsabilidades domésticas.
Essas limitações afetam diretamente a capacidade de autonomia e participação social.
3. Início Durante o Período do Desenvolvimento
Os sinais de deficiência intelectual surgem antes dos 18 anos e podem se manifestar em qualquer estágio do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a adolescência.
Esse critério diferencia a DI de outras condições adquiridas na vida adulta, como lesões cerebrais traumáticas ou demências.
Essas três características juntas formam a base para o diagnóstico de deficiência intelectual, conforme critérios do DSM-5 e CID-11, e ajudam a determinar a gravidade do transtorno, orientando intervenções e suporte adequado.
1. Déficits nas Habilidades Intelectuais
Refere-se a um funcionamento intelectual abaixo da média, que se manifesta por um QI significativamente reduzido (geralmente abaixo de 70) e dificuldades em habilidades cognitivas como:
Resolução de problemas.
Planejamento e raciocínio abstrato.
Pensamento lógico e aprendizado acadêmico.
Capacidade de julgamento em situações cotidianas.
Esses déficits tornam mais difícil adquirir novos conhecimentos e lidar com situações complexas.
2. Déficits nas Habilidades Adaptativas
Dificuldades em se adaptar e funcionar de maneira independente no dia a dia, especialmente em três áreas principais:
Habilidades conceituais: Envolve a linguagem, leitura, escrita, conceitos matemáticos e a compreensão de informações abstratas.
Habilidades sociais: Incluem a interação interpessoal, capacidade de interpretar normas sociais e evitar comportamentos inadequados.
Habilidades práticas: Relacionadas a tarefas diárias como higiene pessoal, alimentação, transporte, gerenciamento de dinheiro e responsabilidades domésticas.
Essas limitações afetam diretamente a capacidade de autonomia e participação social.
3. Início Durante o Período do Desenvolvimento
Os sinais de deficiência intelectual surgem antes dos 18 anos e podem se manifestar em qualquer estágio do desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a adolescência.
Esse critério diferencia a DI de outras condições adquiridas na vida adulta, como lesões cerebrais traumáticas ou demências.
Essas três características juntas formam a base para o diagnóstico de deficiência intelectual, conforme critérios do DSM-5 e CID-11, e ajudam a determinar a gravidade do transtorno, orientando intervenções e suporte adequado.

A deficiência intelectual é caracterizada por um funcionamento intelectual abaixo da média e limitações em habilidades adaptativas. A deficiência intelectual costuma se manifestar antes dos 18 anos.
As principais características são:
* Dificuldade de aprendizagem e de entendimento
* Dificuldade de adaptação a ambientes
* Falta de interesse em atividades do dia-a-dia
* Isolamento da família, colegas ou professores
* Dificuldade de coordenação e concentração
* Déficits em capacidades cognitivas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento, aprendizagens acadêmicas e aprendizagens baseadas na experiência
As principais características são:
* Dificuldade de aprendizagem e de entendimento
* Dificuldade de adaptação a ambientes
* Falta de interesse em atividades do dia-a-dia
* Isolamento da família, colegas ou professores
* Dificuldade de coordenação e concentração
* Déficits em capacidades cognitivas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento, aprendizagens acadêmicas e aprendizagens baseadas na experiência

As três principais características da deficiência intelectual, conforme os critérios diagnósticos do DSM-5 e da CID-11, são:
1. Déficits no funcionamento intelectual:
• Envolve limitações em habilidades cognitivas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento, aprendizado acadêmico e aprendizado a partir da experiência.
• Esses déficits são geralmente avaliados por meio de testes padronizados de QI, com escores significativamente abaixo da média (geralmente um QI inferior a 70).
2. Déficits no funcionamento adaptativo:
• Inclui dificuldades em lidar com as demandas da vida diária, como comunicação, interação social e habilidades práticas necessárias para a independência (por exemplo, higiene, gerenciamento de dinheiro e organização).
• Essas limitações devem interferir no funcionamento da pessoa em vários contextos (escolar, familiar, comunitário).
3. Início durante o período do desenvolvimento:
• Os déficits devem se manifestar antes dos 18 anos, durante a infância ou adolescência, e não serem atribuíveis a condições adquiridas posteriormente, como lesões cerebrais traumáticas ou doenças neurodegenerativas.
Considerações importantes:
• Diagnóstico diferencial: É necessário excluir outros transtornos ou condições que possam causar sintomas semelhantes, como transtornos do espectro do autismo, déficits sensoriais ou fatores ambientais, como privação social.
• Níveis de gravidade: A deficiência intelectual é classificada em níveis (leve, moderado, grave e profundo) com base na gravidade das limitações no funcionamento adaptativo, e não apenas no QI.
Essas características orientam tanto o diagnóstico quanto a elaboração de planos de intervenção e suporte adequados.
1. Déficits no funcionamento intelectual:
• Envolve limitações em habilidades cognitivas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento, aprendizado acadêmico e aprendizado a partir da experiência.
• Esses déficits são geralmente avaliados por meio de testes padronizados de QI, com escores significativamente abaixo da média (geralmente um QI inferior a 70).
2. Déficits no funcionamento adaptativo:
• Inclui dificuldades em lidar com as demandas da vida diária, como comunicação, interação social e habilidades práticas necessárias para a independência (por exemplo, higiene, gerenciamento de dinheiro e organização).
• Essas limitações devem interferir no funcionamento da pessoa em vários contextos (escolar, familiar, comunitário).
3. Início durante o período do desenvolvimento:
• Os déficits devem se manifestar antes dos 18 anos, durante a infância ou adolescência, e não serem atribuíveis a condições adquiridas posteriormente, como lesões cerebrais traumáticas ou doenças neurodegenerativas.
Considerações importantes:
• Diagnóstico diferencial: É necessário excluir outros transtornos ou condições que possam causar sintomas semelhantes, como transtornos do espectro do autismo, déficits sensoriais ou fatores ambientais, como privação social.
• Níveis de gravidade: A deficiência intelectual é classificada em níveis (leve, moderado, grave e profundo) com base na gravidade das limitações no funcionamento adaptativo, e não apenas no QI.
Essas características orientam tanto o diagnóstico quanto a elaboração de planos de intervenção e suporte adequados.

Segundo os critérios diagnósticos do DSM-5 e CID-11, são:
1. Déficits no Funcionamento Intelectual:
Comprometimentos em habilidades cognitivas como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, julgamento, aprendizado acadêmico e aprendizado a partir de experiências. Essas limitações se refletem em dificuldades de compreensão e adaptação a situações novas.
2. Déficits no Funcionamento Adaptativo:
Dificuldade em realizar atividades do dia a dia, como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e responsabilidades práticas. Essas limitações impactam diretamente a autonomia e a capacidade de participar plenamente da vida em comunidade.
3. Início Durante o Período do Desenvolvimento:
A deficiência intelectual manifesta-se na infância ou adolescência, geralmente antes dos 18 anos, distinguindo-se de outras condições adquiridas na idade adulta.
1. Déficits no Funcionamento Intelectual:
Comprometimentos em habilidades cognitivas como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, julgamento, aprendizado acadêmico e aprendizado a partir de experiências. Essas limitações se refletem em dificuldades de compreensão e adaptação a situações novas.
2. Déficits no Funcionamento Adaptativo:
Dificuldade em realizar atividades do dia a dia, como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e responsabilidades práticas. Essas limitações impactam diretamente a autonomia e a capacidade de participar plenamente da vida em comunidade.
3. Início Durante o Período do Desenvolvimento:
A deficiência intelectual manifesta-se na infância ou adolescência, geralmente antes dos 18 anos, distinguindo-se de outras condições adquiridas na idade adulta.

A deficiência intelectual é caracterizada por um conjunto de limitações significativas no funcionamento intelectual e nas habilidades adaptativas de uma pessoa. De acordo com critérios diagnósticos amplamente aceitos, como os definidos no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e na CID-11 (Classificação Internacional de Doenças), as três principais características são:
1. Limitação no funcionamento intelectual
O funcionamento intelectual refere-se às capacidades cognitivas de uma pessoa, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento e aprendizado. Na deficiência intelectual, há um comprometimento significativo dessas funções, geralmente identificado por meio de testes padronizados de QI (Quociente de Inteligência). Um QI abaixo de 70 é frequentemente considerado como indicativo de limitação intelectual, embora o diagnóstico não se baseie exclusivamente nesse valor.
2. Déficit nas habilidades adaptativas
As habilidades adaptativas dizem respeito à capacidade de a pessoa lidar com as demandas do dia a dia e viver de maneira independente em diferentes contextos. Esses déficits podem afetar:
Habilidades conceituais: Comunicação, linguagem, leitura, escrita, matemática e resolução de problemas.
Habilidades sociais: Interações interpessoais, empatia, capacidade de seguir regras e evitar comportamentos inadequados.
Habilidades práticas: Cuidados pessoais, manejo do dinheiro, organização de tarefas, uso do transporte público e atividades da vida diária.
Esses déficits devem ser observados em diversos contextos (escola, casa, comunidade) e interferir significativamente na autonomia e no funcionamento social.
3. Início na infância ou adolescência (antes dos 18 anos)
A deficiência intelectual deve ser detectada durante o período do desenvolvimento, ou seja, antes dos 18 anos. Se déficits semelhantes aparecem após essa idade, geralmente são atribuídos a outras condições, como lesão cerebral adquirida ou transtornos neurodegenerativos. Essa característica diferencia a deficiência intelectual de outras condições que também podem afetar a cognição e o funcionamento adaptativo.
Diagnóstico e Intervenção
O diagnóstico da deficiência intelectual deve ser realizado por um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, que avaliará tanto o funcionamento intelectual quanto as habilidades adaptativas. Intervenções precoces, como programas educativos especializados, terapia ocupacional e suporte psicossocial, podem melhorar significativamente a qualidade de vida da pessoa e de sua família.
Se precisar de mais informações ou orientações sobre como lidar com essa condição, estarei à disposição para ajudar!
1. Limitação no funcionamento intelectual
O funcionamento intelectual refere-se às capacidades cognitivas de uma pessoa, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, julgamento e aprendizado. Na deficiência intelectual, há um comprometimento significativo dessas funções, geralmente identificado por meio de testes padronizados de QI (Quociente de Inteligência). Um QI abaixo de 70 é frequentemente considerado como indicativo de limitação intelectual, embora o diagnóstico não se baseie exclusivamente nesse valor.
2. Déficit nas habilidades adaptativas
As habilidades adaptativas dizem respeito à capacidade de a pessoa lidar com as demandas do dia a dia e viver de maneira independente em diferentes contextos. Esses déficits podem afetar:
Habilidades conceituais: Comunicação, linguagem, leitura, escrita, matemática e resolução de problemas.
Habilidades sociais: Interações interpessoais, empatia, capacidade de seguir regras e evitar comportamentos inadequados.
Habilidades práticas: Cuidados pessoais, manejo do dinheiro, organização de tarefas, uso do transporte público e atividades da vida diária.
Esses déficits devem ser observados em diversos contextos (escola, casa, comunidade) e interferir significativamente na autonomia e no funcionamento social.
3. Início na infância ou adolescência (antes dos 18 anos)
A deficiência intelectual deve ser detectada durante o período do desenvolvimento, ou seja, antes dos 18 anos. Se déficits semelhantes aparecem após essa idade, geralmente são atribuídos a outras condições, como lesão cerebral adquirida ou transtornos neurodegenerativos. Essa característica diferencia a deficiência intelectual de outras condições que também podem afetar a cognição e o funcionamento adaptativo.
Diagnóstico e Intervenção
O diagnóstico da deficiência intelectual deve ser realizado por um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, que avaliará tanto o funcionamento intelectual quanto as habilidades adaptativas. Intervenções precoces, como programas educativos especializados, terapia ocupacional e suporte psicossocial, podem melhorar significativamente a qualidade de vida da pessoa e de sua família.
Se precisar de mais informações ou orientações sobre como lidar com essa condição, estarei à disposição para ajudar!

Na perspectiva psicanalítica, ao abordar a deficiência intelectual, é importante compreender que ela envolve não apenas aspectos cognitivos, mas também as dinâmicas emocionais e subjetivas do sujeito. As três principais características da deficiência intelectual, conforme os critérios clínicos e teóricos, são: comprometimento no funcionamento intelectual, déficits no comportamento adaptativo e manifestação durante o desenvolvimento. O funcionamento intelectual reduzido se traduz em dificuldades para o raciocínio lógico, resolução de problemas, planejamento e pensamento abstrato, o que limita o desempenho em atividades que exigem maior elaboração cognitiva.
Já os déficits no comportamento adaptativo referem-se à dificuldade em lidar com as demandas da vida diária, como habilidades sociais, autonomia, comunicação e adaptação ao ambiente. Essas limitações impactam a capacidade do sujeito de se inserir plenamente na vida em sociedade. Por fim, a manifestação durante o período do desenvolvimento indica que a deficiência intelectual ocorre antes da idade adulta, influenciando a formação da subjetividade e do senso de identidade. Na visão psicanalítica, é crucial considerar que, além dos aspectos orgânicos, a deficiência intelectual envolve também o sofrimento psíquico do sujeito e sua relação com o outro, demandando um olhar sensível que acolha suas vivências emocionais e subjetivas.
Já os déficits no comportamento adaptativo referem-se à dificuldade em lidar com as demandas da vida diária, como habilidades sociais, autonomia, comunicação e adaptação ao ambiente. Essas limitações impactam a capacidade do sujeito de se inserir plenamente na vida em sociedade. Por fim, a manifestação durante o período do desenvolvimento indica que a deficiência intelectual ocorre antes da idade adulta, influenciando a formação da subjetividade e do senso de identidade. Na visão psicanalítica, é crucial considerar que, além dos aspectos orgânicos, a deficiência intelectual envolve também o sofrimento psíquico do sujeito e sua relação com o outro, demandando um olhar sensível que acolha suas vivências emocionais e subjetivas.

Olá, tudo bem?
Acredito que essas são as três principais características para responder à sua pergunta:
1- A deficiência intelectual pode aparecer bem cedo, ainda quando a pessoa está na fase escolar, ou seja, antes dos 18 anos. Da pré escola ao Ensino Médio.
2- A deficiência intelectual é uma condição que afeta a forma como a pessoa aprende e se adapta ao que acontece ao seu redor. Ela pode dificultar a compreensão de ideias mais complexas, as interações sociais e a realização de atividades diárias, como cuidar de si mesma, estudar ou trabalhar. Essa condição pode variar em intensidade, sendo leve, moderada, grave ou profunda.
3- Quem tem deficiência intelectual pode ter mais dificuldade em pensar, resolver problemas, planejar as coisas, aprender com a escola ou com a experiência da vida, e entender conceitos mais complicados. Além disso, pode ser mais difícil lembrar de informações, compreender palavras e fazer cálculos.
Um grande abraço!
Acredito que essas são as três principais características para responder à sua pergunta:
1- A deficiência intelectual pode aparecer bem cedo, ainda quando a pessoa está na fase escolar, ou seja, antes dos 18 anos. Da pré escola ao Ensino Médio.
2- A deficiência intelectual é uma condição que afeta a forma como a pessoa aprende e se adapta ao que acontece ao seu redor. Ela pode dificultar a compreensão de ideias mais complexas, as interações sociais e a realização de atividades diárias, como cuidar de si mesma, estudar ou trabalhar. Essa condição pode variar em intensidade, sendo leve, moderada, grave ou profunda.
3- Quem tem deficiência intelectual pode ter mais dificuldade em pensar, resolver problemas, planejar as coisas, aprender com a escola ou com a experiência da vida, e entender conceitos mais complicados. Além disso, pode ser mais difícil lembrar de informações, compreender palavras e fazer cálculos.
Um grande abraço!

O diagnóstico de deficiência intelectual requer prejuízo no funcionamento adaptativo e início antes dos 18 anos de idade. Envolve o desenvolvimento intelectual lento com funcionamento intelectual abaixo da média, comportamento imaturo e habilidades de autocuidado limitadas que em combinação são graves o suficiente para exigir algum nível de suporte.

As três principais características da deficiência intelectual são: Dificuldade de aprendizagem e entendimento, Dificuldade de adaptação a qualquer ambiente, Dificuldade de coordenação e concentração.
A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento que acomete o raciocínio e a compreensão. Portadores de DI apresentam níveis cognitivos e comportamentais muito abaixo do seu grau de idade cronológica
É possível identificar a deficiência intelectual observando o comportamento da criança no dia-a-dia. Normalmente ela não apresenta o mesmo comportamento que outras crianças da mesma idade, sendo sempre necessário que um adulto ou uma criança mais velha esteja por perto para auxiliar o desempenho de alguma ação, por exemplo
CRIANÇAS com deficiência intelectual têm mais risco de ter crises epiléticas, problemas severos de aprendizagem, dificuldades relacionadas e outros problemas. Por isso, o acompanhamento multidisciplinar se faz necessário, na maioria dos casos
Como não se trata de uma doença, não há cura para a deficiência mental. No entanto, profissionais de diferentes áreas, como psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, entre outras, podem estimular, por meio de diversos recursos, o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.
A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento que acomete o raciocínio e a compreensão. Portadores de DI apresentam níveis cognitivos e comportamentais muito abaixo do seu grau de idade cronológica
É possível identificar a deficiência intelectual observando o comportamento da criança no dia-a-dia. Normalmente ela não apresenta o mesmo comportamento que outras crianças da mesma idade, sendo sempre necessário que um adulto ou uma criança mais velha esteja por perto para auxiliar o desempenho de alguma ação, por exemplo
CRIANÇAS com deficiência intelectual têm mais risco de ter crises epiléticas, problemas severos de aprendizagem, dificuldades relacionadas e outros problemas. Por isso, o acompanhamento multidisciplinar se faz necessário, na maioria dos casos
Como não se trata de uma doença, não há cura para a deficiência mental. No entanto, profissionais de diferentes áreas, como psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, entre outras, podem estimular, por meio de diversos recursos, o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.

Limitações no funcionamento intelectual: Dificuldade em aprender, resolver problemas e pensar de forma abstrata, geralmente refletida em um QI abaixo da média.
Limitações nas habilidades adaptativas: Dificuldades em realizar atividades cotidianas, como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e uso do tempo livre.
Início antes dos 18 anos: A deficiência intelectual é diagnosticada durante o desenvolvimento, antes da maioridade, e interfere no funcionamento acadêmico, social e profissional.
Limitações nas habilidades adaptativas: Dificuldades em realizar atividades cotidianas, como comunicação, autocuidado, habilidades sociais e uso do tempo livre.
Início antes dos 18 anos: A deficiência intelectual é diagnosticada durante o desenvolvimento, antes da maioridade, e interfere no funcionamento acadêmico, social e profissional.

A deficiência intelectual pode ser caracterizada por alguns aspectos principais:
1. Limitações no funcionamento intelectual, como dificuldades em habilidades de raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem.
2. Limitações no comportamento adaptativo, que envolvem desafios para lidar com as demandas do dia a dia, como comunicação, interação social e habilidades práticas.
3. Início durante o período do desenvolvimento, geralmente antes dos 18 anos.
Essas características podem variar de pessoa para pessoa e não definem a totalidade de quem ela é. É importante lembrar que cada indivíduo tem potencialidades e capacidades que podem ser desenvolvidas. Se você tem dúvidas ou quer compreender melhor o impacto disso, a terapia pode ser um espaço muito rico para explorar essas questões e receber orientação.
1. Limitações no funcionamento intelectual, como dificuldades em habilidades de raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem.
2. Limitações no comportamento adaptativo, que envolvem desafios para lidar com as demandas do dia a dia, como comunicação, interação social e habilidades práticas.
3. Início durante o período do desenvolvimento, geralmente antes dos 18 anos.
Essas características podem variar de pessoa para pessoa e não definem a totalidade de quem ela é. É importante lembrar que cada indivíduo tem potencialidades e capacidades que podem ser desenvolvidas. Se você tem dúvidas ou quer compreender melhor o impacto disso, a terapia pode ser um espaço muito rico para explorar essas questões e receber orientação.

Olá, tudo bem?
Então, respondendo a sua pergunta, uma das características estão o isolamento seja escolar ou familiar, quando a pessoa se isola de reuniões familiares ou dos colegas, por exemplo. Apresenta falta de interesse em atividades durante o dia e também dificuldades na coordenação motoro e na concentração;
Então, respondendo a sua pergunta, uma das características estão o isolamento seja escolar ou familiar, quando a pessoa se isola de reuniões familiares ou dos colegas, por exemplo. Apresenta falta de interesse em atividades durante o dia e também dificuldades na coordenação motoro e na concentração;

A deficiência intelectual é caracterizada por um funcionamento intelectual abaixo da média, geralmente identificado por um QI inferior a 70, acompanhado de dificuldades significativas em habilidades adaptativas, como comunicação, socialização e autonomia no dia a dia. Esses déficits devem ter início antes dos 18 anos, durante o período de desenvolvimento, para serem diagnosticados como deficiência intelectual.

Olá!
A deficiência intelectual é caracterizada por três principais aspectos. Primeiro, há limitações no funcionamento intelectual, o que inclui dificuldades em aprender, raciocinar e resolver problemas. Segundo, existem limitações nos comportamentos adaptativos, que afetam habilidades práticas e sociais, tornando mais difícil lidar com as demandas do dia a dia. Por último, essas características manifestam-se durante o período de desenvolvimento, ou seja, antes dos 18 anos.
Essas limitações podem impactar o desempenho na escola, no trabalho e nas atividades diárias. A intervenção precoce e o suporte profissional são fundamentais para ajudar a desenvolver habilidades e promover uma melhor qualidade de vida.
Estou disponível para oferecer apoio e orientação. Para mais informações ou para agendar uma consulta, visite meu perfil no Doctoralia ou acesse o site Humanamente Falando.
Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
A deficiência intelectual é caracterizada por três principais aspectos. Primeiro, há limitações no funcionamento intelectual, o que inclui dificuldades em aprender, raciocinar e resolver problemas. Segundo, existem limitações nos comportamentos adaptativos, que afetam habilidades práticas e sociais, tornando mais difícil lidar com as demandas do dia a dia. Por último, essas características manifestam-se durante o período de desenvolvimento, ou seja, antes dos 18 anos.
Essas limitações podem impactar o desempenho na escola, no trabalho e nas atividades diárias. A intervenção precoce e o suporte profissional são fundamentais para ajudar a desenvolver habilidades e promover uma melhor qualidade de vida.
Estou disponível para oferecer apoio e orientação. Para mais informações ou para agendar uma consulta, visite meu perfil no Doctoralia ou acesse o site Humanamente Falando.
Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.

A deficiência intelectual, é caracterizada por déficits intelectuais que afetam o raciocínio, a resolução de problemas e o aprendizado, confirmados por testes padronizados. Além disso, há prejuízos no funcionamento adaptativo, comprometendo a autonomia, a comunicação, a participação social e a independência. Os sintomas surgem na infância, durante o período do desenvolvimento. A gravidade varia, e uma avaliação especializada é essencial para definir o suporte adequado. Caso haja suspeita, é fundamental procurar um profissional qualificado.

Segundo o DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição, texto revisado), a deficiência intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual) é caracterizada por:
A) Déficits nas funções intelectuais: Dificuldade em habilidades cognitivas como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato e aprendizado acadêmico.
B) Déficits no funcionamento/comportamento adaptativo: Comprometimento nas habilidades do dia a dia, como comunicação, independência, interação social e tomada de decisões, afetando a autonomia da pessoa.
C) Início durante o período de desenvolvimento: isto é, na infância ou adolescência, antes da fase adulta.
O diagnóstico não se baseia mais apenas nos níveis de QI, mas na combinação de avaliação clínica e impacto funcional do indivíduo. O nível de gravidade (leve, moderado, grave ou profundo) é determinado pelo grau de comprometimento do funcionamento adaptativo, e não apenas pelos escores de testes de inteligência.
A) Déficits nas funções intelectuais: Dificuldade em habilidades cognitivas como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato e aprendizado acadêmico.
B) Déficits no funcionamento/comportamento adaptativo: Comprometimento nas habilidades do dia a dia, como comunicação, independência, interação social e tomada de decisões, afetando a autonomia da pessoa.
C) Início durante o período de desenvolvimento: isto é, na infância ou adolescência, antes da fase adulta.
O diagnóstico não se baseia mais apenas nos níveis de QI, mas na combinação de avaliação clínica e impacto funcional do indivíduo. O nível de gravidade (leve, moderado, grave ou profundo) é determinado pelo grau de comprometimento do funcionamento adaptativo, e não apenas pelos escores de testes de inteligência.
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