quais são as maiores causas de depressão ?

9 respostas
quais são as maiores causas de depressão ?
A depressão pode ter causas multifatoriais, desde predisposição genética até modelos aprendidos (ver histórico familiar).
Ainda não há consenso sobre as causas, porém observa-se que o ambiente que a pessoa está inserida também pode influenciar no desenvolvimento da depressão, principalmente pela forma que ela lida com esse ambiente, suas crenças (padrões de pensamento) e seus recursos emocionais.
Acredito que a psicoterapia sempre contribui positivamente para o tratamento da depressão.
Em um primeiro momento para alívio de sintomas e para a compreensão de causas e formas de lidar, isso independente de abordagem, tanto a Terapia Cognitivo-Comportamental como as Terapias Analíticas fazem esse papel muito bem, a profundidade da terapia depende da condução do profissional e da disponibilidade do paciente.

Acredito que as "causas", não se esgotam tendo cada um, uma "história" . Existirá sempre um fator que pode ser desencadeador da depressão.

Não podemos esquecer que tristeza, não é de pressão e ela tem sido muito confundida.

A terapia cognitiva comportamental é sem dúvida boa para tratar os efeitos, mais aposto na Psicanálise para descobrir a causa, principalmente se for recorrente.

Att
Sayonara Machado
Não existe uma causa específica para a depressão. Especialistas aliam vários fatores tais como biológicos, ambientais, a personalidade enfim. É necessário buscar ajuda de um psiquiatra e um psicólogo para fazer um diagnóstico corretamente e tratá-la, pois muitas pessoas ainda não são tratadas corretamente pela depressão. E a busca correta pode levar a pessoa a ter uma vida normal.
As causas são as mais diversas. É importante prestar atenção naquilo que se nega para si mesmo.
Não há uma causa específica, tendo em vista que somos seres únicos e subjetivos, o que causa um "desconforto para uma pessoa " não necessariamente causa em outra.Contudo as causas geralmente são multifatoriais.
A vida tem muitos desafios, hoje existem muitas dificuldades nas relações, no trabalho, com o dinheiro, com a família, amigos, amores, sexualidade, etc. A psicoterapia ao contrário do que muitos pensam, não precisa acolher somente quem tem uma doença importante. Ela acolhe os dilemas que todos temos e que por vezes sentimos como difíceis e nos entristecemos tanto ou nos angustiamos que pode virar com o tempo adoecimentos. A depressão hoje é infelizmente comum, devido ao alto grau de exigência, à velocidade do tempo e da comunicação, quando não conseguimos viver no presente, estamos mais individualistas e mudamos muito hábitos e referências em um curto espaço de tempo. Não tem uma resposta, cada quadro deve ser visto na sua singularidade.
Olá, é difícil descrever uma causa para depressão, como os colegas disseram, muitas coisas estão envolvidas.
Mas depressão é uma doença que merece atenção, ela não escolhe por grau de urgência, classes sociais, idade, profissão, podendo aflorar em todos nós.
Exemplo disso são casos com famosos como padres, comediantes, atores... e a primeira coisa que as pessoas perguntam "como ele pode ter depressão", a causa é tão subjetiva, tão intima, que realmente não existem classificações.
Porém existe ajuda, através de terapia, alguns casos auxilo de medicamentos.
Espero ter ajudado.
Att,
O ser humano é um ser multi-influenciado, multideterminado. A psicoterapia vai promover um contato maior com situações da história de vida onde o núcleo da vontade, motivação, disposição (elementos comprometidos pela depressão) foram constituídos para então conseguir colocá-los em movimento e gerar novos sentidos sobre eles.
Os fatores capazes de causar depressão são inúmeros, podendo vários deles atuar ao mesmo tempo em um só indivíduo.

Os principais são: traumas, recursos emocionais pouco desenvolvidos para lidar com lutos/perdas, crises existenciais, maneira distorcida, pessimista e inflexível de enxergar a realidade, repetição de modelos familiares, estresse crônico, assim como também predisposição genética, desequilíbrios hormonais, consequências de doenças ou efeitos colaterais de determinados remédios, dependência de álcool/drogas, etc..

Os fatores que causam depressão em determinada pessoa diferem dos que causam em outras.

Para tratar as causas e os sintomas da depressão é sempre necessário tratamento psicoterápico e às vezes medicamentoso também.

Nos casos de depressão grave esta doença deve preferencialmente ser tratada por uma equipe multidisciplinar que engloba outros especialistas além do psicólogo e do médico.