Quais são as doenças do assoalho pélvico?

3 respostas
Quais são as doenças do assoalho pélvico?
A Flouxidão ligamentar é a principal. O assoalho pélvico tem a função de sustentação do útero, bexiga e do reto ( intestino ) na mulher. Além disso, o assoalho pélvico é importante na manutenção do controle miccional, fecal e tem participação fundamental na relação sexual; fator que também merece, em igual proporção, a atenção psicológica e do fisioterapeuta no tratamento. Até.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O assoalho pélvico é uma estrutura complexa e responsável pela manutenção dos órgão pélvicos em suas posições anatômicas, além da continência fecal e urinária e papel no intercurso sexual. Quando um dos seus componentes falha (ligamentos, músculos, etc.) surgem as disfunções. Essas disfunções podem ser divididas teoricamente em compartimento anterior (urinária e sexual) e compartimento posterior (coloretal). Exemplos: dores nas relações sexuais, perda involuntária de urina e/ou fezes, incoordenação da musculatura levando a dificuldade para evacuar, etc. O tratamento depende de uma boa avaliação médica e fisioterapêutica. As disfunções do assoalho pélvico diminuem a qualidade de vida e o paciente deve procurar ajuda! O acompanhamento psicológico também é importante em muitos casos.
O assoalho pélvico é uma rede complexa de músculos, fascias e ligamentos localizados dentro da pelve com a função de sustentar os órgãos abdominais e pélvicos, além de manter o controle esfíncteriano da uretra e ânus, impedindo a perda de seu conteúdo. Age também durante a relação sexual e compreende o canal de parto. Alterações nessa musculatura ou nas estruturas que a compõe pode gerar comprometimento dessas funções como incontinência urinária, prolapsos pélvicos (deiscência dos órgãos), disfunções sexuais (dificuldade de atingir o orgasmo e dor no ato sexual), flacidez vaginal, dentre outros. No caso de alguma queixa, procure um fisioterapeuta da sua região para realizar uma avaliação e diagnóstico cinesiológico, para assim, ser possível a elaboração de um tratamento adequado para o seu caso!

Especialistas

Lorrane Peixoto Jambeiro

Lorrane Peixoto Jambeiro

Fisioterapeuta

São Paulo

Priscila Camparin

Priscila Camparin

Fisioterapeuta

Santos

Isabela Cenedese

Isabela Cenedese

Fisioterapeuta

Presidente Prudente

Mila Vaz

Mila Vaz

Fisioterapeuta

Salvador

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Distúrbios do assoalho pélvico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.