Quais são as diferenças entre o Transtorno de Personalidade Borderline e o Transtorno de Personalida

15 respostas
Quais são as diferenças entre o Transtorno de Personalidade Borderline e o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva?
Olá! Os Transtornos de Personalidade são um grupo de transtornos mentais em que os traços emocionais e comportamentais de uma pessoa são mal ajustados. Pessoas que tem o transtorno Borderline, sofre com vazio interior, relacionamentos instáveis e desregulação emocional. Já o TPOC é caracterizado por perfeccionismo, rigidez e obstinação. A terapia é a principal forma de tratamento de pessoas que têm transtornos de personalidade. Mesmo que o foco desse processo seja sempre controlar os sintomas, cada transtorno costuma ter uma abordagem de tratamento diferente. Os profissionais que podem realizar adequadamente um diagnóstico de transtorno de personalidade são clínicos gerais, neurologistas, psiquiatras e psicólogos. Te desejo saúde e sucesso, forte abraço!

Olá, ambos os transtornos são típicos de personalidade ansiosos e medrosos. O Borderline é um transtorno de personalidade que usualmente percebe instabilidade, desregulação emocional, impulsividade, agressividade, hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, levando a déficits, comportamentos não funcionais e conflitos psicossociais. Acredita- se que além do fator genético, traumas emocionais na primeira infância, como abuso físico ou emocional, ambiente vulnerável. O Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo (que é diferente do TOC), caracteriza- se por rigidez e obstinação, preocupação generalizada com organização. perfeccionismo e controle, não há possibilidade para ser flexível. Acredita- se que a origem possa ser genética, neurobiológica, mas também pode estar associados a traumas da primeira infância.
Em geral, apesar das origens serem relativamente parecidas, as características e comportamentos de cada são bem distintas.
Vale lembrar que o diagnóstico deve ser realizado por um profissional.
O transtorno borderline tem a auto agressão e ideação suicida, comportamentos impulsivos e descontrole emocional quando as coisas fogem do idealizado. O transtorno obsessivo compulsivo tem uma rigidez de comportamento, sem oscilações e são obstinados. Lembro que apontei apenas diferenças, o diagnostico deve ser feito por profissional da psicologia segundo os critérios de avaliação psicológica, podendo ser aplicado testes psicológicos conjuntos para validar a avaliação.
Olá, O transtorno bordeline tem por características, a instabilidade emocional, os limites entre normalidade e comportamentos mais extremistas.
Já o TOC, possue uma característica mais severa e rígida consigo e com o mundo externo.
Porém cada indivíduo apresenta sintomas muito individuais e por isso, requer a necessidade de um acompanhamento psicológico.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 180
A pessoa com transtorno boderline mostra-se instável quanto ao seu jeito de ser mais geral, ou seja, no comportamento, no pensamento e nas emoções. Por vezes, alternando entre "ser normal" e apresentar aspectos psicóticos. Já o transtorno obsessivo compulsivo, diz de comportamentos ou pensamentos repetitivos e rígidos, onde a pessoa tem muita dificuldade em lidar com aquilo que sai de seu controle e organização. Mas um diagnóstico correto deve ser individualizado e feito por profissional que conhece essas modalidades e jamais através de lista de sintomas que se encontra na internet. Nem sempre um tipo de comportamento está comprovando uma psicopatologia, pois a pessoa pode estar em um momento muito específico e particular para agir desta ou daquela maneira.
Os Transtornos de Personalidade são padrões persistentes de comportamento e experiência interna que diferem significativamente das expectativas culturais, afetando diversas áreas da vida. O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), caracteriza-se por instabilidade emocional, medo intenso de abandono, relacionamentos interpessoais instáveis, comportamentos impulsivos, e um senso de identidade frágil. Pessoas com TPB podem experimentar mudanças bruscas de humor, sentimentos de vazio, e comportamentos auto lesivos. Com relação ao Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsiv0 (TPOC), envolve uma preocupação excessiva com ordem, perfeccionismo, controle, e rigidez. Pessoas com TPOC tendem a ser inflexíveis, detalhistas, e focados em regras, muitas vezes à custa de eficiência e flexibilidade nos relacionamentos e atividades diárias. Ou seja, enquanto o TPB é marcado pela instabilidade emocional e interpessoal, o TPOC é definido por um padrão de controle rígido e perfeccionismo.
Olá como você está?

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC) são dois tipos distintos de transtornos de personalidade, cada um com suas características e padrões de comportamento. Algumas das principais diferenças entre eles:

-Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)
Instabilidade Emocional: Indivíduos com TPB frequentemente experimentam mudanças de humor intensas e rápidas, sentindo-se eufóricos em um momento e profundamente deprimidos no seguinte.
Relaciones Interpessoais: Tendem a ter relacionamentos instáveis e intensos, muitas vezes alternando entre idealização e desvalorização de outras pessoas.
Autoimagem Instável: A autoimagem pode ser distorcida e mudar rapidamente, levando a sentimentos de vazio e insegurança.
Comportamentos Impulsivos: Podem engajar em comportamentos impulsivos e de risco, como abuso de substâncias, gastos excessivos ou comportamento sexual de risco.
Medo de Abandono: Muitas vezes, há um medo intenso de abandono, que pode levar a esforços desesperados para evitar que isso aconteça.
-Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC)
Rigidez e Perfeccionismo: Indivíduos com TPOC tendem a ser altamente perfeccionistas e rígidos em suas regras e rotinas, buscando controle em suas vidas.
Preocupação com Ordem e Controle: Eles têm uma preocupação excessiva com a organização, agenda e a necessidade de que tudo esteja em ordem.
Dificuldade em Tomar Decisões: Podem ter dificuldade em tomar decisões devido ao medo de cometer erros ou não atender a seus próprios padrões.
Relutância em Delegar: Frequentemente relutam em delegar tarefas a outros, acreditando que ninguém pode executar as tarefas tão bem quanto eles.
Foco em Detalhes: Há uma tendência de se concentrar excessivamente em detalhes, regras e listas, o que pode interferir na conclusão de tarefas. Então TPB é caracterizado por instabilidade emocional, relacionamentos intensos e comportamentos impulsivos, enquanto o TPOC é marcado por perfeccionismo, rigidez e preocupação excessiva com ordem e controle. A compreensão dessas diferenças é crucial para um diagnóstico e tratamento adequados.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi
Olá! Tudo bem?
Claro, vou explicar de uma forma bem simples.
Imagine que você tem um amigo que às vezes fica muito feliz e, de repente, fica muito triste ou bravo, sem uma razão clara. Ele pode ter o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Pessoas com TPB têm emoções muito fortes e mudam de humor rapidamente. Elas também podem ter medo de ficar sozinhas e podem fazer coisas impulsivas (sem pensar), como gastar muito dinheiro ou comer demais.
Agora, pense em outro amigo que gosta de ter tudo muito organizado e limpo, nada passa desapercebido! Esse amigo pode ficar muito chateado se as coisas não estiverem exatamente no lugar certo. Ele pode ter o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva ou TOC. Pessoas com TOC gostam de seguir regras e horários e podem ficar ansiosas se algo não está perfeito ou do jeito que elas planejaram.

E não se esqueça, o diagnóstico de um transtorno só deve ser dado por um profissional da saúde, como médico psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia pode ajudar muito. Espero ter te ajudado. Sou Patricia Teubner, psicóloga e trabalho com a Psicanálise, presencial e online. Venha conhecer mais sobre o meu trabalho: @patriciateubner_ (Instagram / YouTube / Site)
Borderline tem, conforme o nome diz (limítrofe em Português), como característica o padrão consistente de flutuações no humor, interferindo na auto-imagem, percepções e alterações bruscas de comportamento. Obsessivo compulsivo é caracterizado pela necessidade da pessoa fazer coisas (atividades) de uma única forma que ela entenda perfeita, sem alcançar a perfeição, repete muitas vezes a atividade, muitas vezes prejudicando a si mesma. Importante lembrar que o diagnóstico de qualquer transtorno deve ser realizado por profissonal capacitado para: encaminhamento correto, caso seja constatado o transtorno ou liberação, caso não tenha todas as características de transtorno. Abraço.
Olá! Espero que esteja bem! O transtorno de Personalidade Boderline é caracterizado por comportamentos impulsivos, mudanças rápidas de humor, instabilidade nas relações interpessoais e muitas vezes a pessoa age sem pensar nas consequências. Já o transtorno de personalidade obsessivo - compulsivo é caracterizado por uma preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle. É importante ressaltar que tais diagnósticos devem ser feitos por um profissional adequado e requer acompanhamento psicológico para o tratamento.
O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por instabilidade emocional e de relacionamentos, enquanto o transtorno de personalidade obsessivo compulsiva é marcado por perfeccionismo e rigidez.
Ambos demandam intervenções terapêuticas específicas.
As causas dos transtornos são complexas e multifatoriais. Alguns fatores principais de cada um:
Eles interagem de maneiras complexas, e o desenvolvimento dos sintomas podem variar de maneira singular.
No transtorno borderline pode ocorrer auto agressão, poderá ter a ideação suicida, são frequentes comportamentos impulsivos e descontrole emocional a menor ideia de perda de controle quando as coisas fogem do que foi idealizado. O transtorno obsessivo compulsivo tem uma regra estabelecida de comportamento, sem alterações nos padrões e sempre são pré-estabelecidas e imutáveis. Estas são apenas diferenças, o diagnostico deve ser feito por um psiquiatra. Só o profissional pode prescrever a medicação. segundo os critérios de avaliação psicológica, poderá também ser aplicado testes psicológicos em conjuntos para confirmação.
conte comigo para acompanhar com vc este processo.
Olá, ambos são transtornos de personalidades , porém com características bem distintas . Enquanto o transtorno de personalidade borderline os sintomas são de constantes instabilidade emocional, vazio emocional constante e uma insatisfação constante , no transtorno de personalidade obsessiva , ha uma busca pela perfeição, há,muitos pensamentos e comportamentos repetitivos e compulsivos. Mais importante que entender esses diagnósticos, é saber cada sujeito apresenta de forma singular algum desses sintomas.
Não sei o objetivo da dúvida ao perguntar sobre as diferenças entre estes dois transtornos, o Borderline e o Obsessivo-Compulsivo, mas o que me ocorre salientar é que eles costumam trazer limitações importantes na rotina de vida do paciente. Ambos são desenvolvidos e não herdados. No Borderline existe uma "ideia fixa" , por exemplo, de que há uma dependência muito grande de algo e principalmente alguém, e que não se pode ficar longe deles. A pessoa costuma achar que não dá conta de seguir a vida sozinha. É uma "personalidade que se comporta de forma mais dependente, podendo ser mais regredida, até infantilizada, insegura. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo existe ideia (s)-fixas(s) que são seguidas de ações (compulsões) em que a pessoa acredita que não consegue se despedir delas e elas passam a regrar sua vida. Respondi de forma geral. Dependendo do contexto não dá para dizer qual é mais grave ou não, depende da rede de apoio, idade do(a) paciente. Ambas, podem ser tratadas, algumas vezes, precisam juntamente de associação medicamentosa, outras não. Depende do caso.
Agradeço pela sua pergunta.

Ambos os transtornos de personalidade que você mencionou, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC), são distintos em suas características, embora ambos envolvam padrões de comportamento persistentes que afetam a maneira como a pessoa se relaciona com os outros e com o mundo ao redor.

Transtorno de Personalidade Borderline (TPB):

É caracterizado por uma instabilidade emocional marcante, com flutuações intensas de humor.
As pessoas com TPB podem ter uma autoimagem instável e relacionamentos intensos e caóticos.
Há também uma sensibilidade maior ao abandono, o que pode levar a comportamentos impulsivos e, em alguns casos, autodestrutivos.
Dificuldades com a regulação emocional, sentimentos de vazio e raiva intensa são comuns.

Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC):

Difere do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), embora compartilhem algumas características.
As pessoas com TPOC tendem a ter uma preocupação excessiva com a ordem, controle e perfeccionismo.
Podem ser extremamente rígidas em seus padrões de comportamento e em suas expectativas sobre os outros.
A inflexibilidade e o excesso de foco em regras, listas e organização podem interferir em sua capacidade de ser adaptáveis ou relaxadas, o que afeta tanto o trabalho quanto os relacionamentos.

Ambos os transtornos podem causar sofrimento significativo, mas o foco de cada um é diferente. Enquanto o TPB é marcado por instabilidade emocional e relacionamentos, o TPOC é caracterizado por um controle excessivo e rigidez nos padrões de comportamento.

Essas são diferenças gerais, e o diagnóstico deve ser feito por um profissional capacitado após uma avaliação clínica detalhada, considerando o histórico e as experiências individuais da pessoa.

Caso tenha mais dúvidas ou queira discutir esse tema com maior profundidade, estou à disposição para conversarmos em uma sessão.
ola! atualmente existem muitos transtornos na classificação internacional de doenças, o manual chamado CID. Vivenciamos uma enxurrada de diagnósticos muito popularizada por blogueiros da saúde mental de Instagram e devemos nos questionar se isso é realmente cuidado, pq o que vejo é esse tipo de dúvida em pessoas que estão angustiadas, em sofrimento, querendo dar nome a sua dor. Um diagnostico se faz em uma relação de confiança, sob transferência dentro de um espaço de cuidado terapêutico com profissional da saúde mental, nao pela internet. Saber o nome de uma doença e seus principais sintomas pode trazer um alívio momentâneo a sua dor mas isso por si só, não trata. Um diagnostico serve para que o técnico dirija o tratamento, por isso sugiro que você procure um profissional psi e a partir das consultas entenda melhor seu quadro e assim encaminhe seu sofrimento, dentro de um tratamento, para alem do nome e da sintomatologia que tenha. Que um diagnostico e seus sintomas sejam o início, não o fim, que sejam uma parte e nao o todo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!