Quais são as diferenças entre o Transtorno de Personalidade Borderline e o Transtorno de Personalida

2 respostas
Quais são as diferenças entre o Transtorno de Personalidade Borderline e o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva?
Olá, boa tarde, tudo bem? Qualquer resposta que dermos aqui levando em consideração a Classificação Internacional de Doenças (CID) ou o manual diagnóstico DSM acho que serão muito genéricas. Porém, simplificando muito para atender sua questão, o transtorno "Border" é do cluster/grupo B (dramático, emocional ou errático, variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para outro, sem um motivo aparente), já o obsessivo-compulsivo é do grupo C (ansioso ou apreensivo,tendência ao perfeccionismo, comportamento rigoroso).
Abraços

São dois tipos de personalidades bem diferentes. Seria interessante entender o que te levou a compará-los entre si. O mais apropriado e esclarecedor, na minha opinião, seria que um especialista te explicasse em primeiro lugar o que significa ter um transtorno de personalidade, conforme suas dúvidas. É complexo esclarecer em poucas palavras mas existem 2 eixos de diagnósticos em psiquiatria, os transtornos de personalidade compõem o eixo 2, e os demais o eixo 1. Pela Classificação Internacional de Doenças (CID) em sua décima edição existem 10 tipos de Transtornos de Personalidade. Esse tema pode ser vasto e controverso, espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!