Quais são as diferenças entre fobia social e transtorno de personalidade evitativa? Como saber qua

30 respostas
Quais são as diferenças entre fobia social e transtorno de personalidade evitativa?
Como saber qual é o diagnóstico correto?
Os transtornos de personalidade são coisas mais marcantes como um todo na pessoa, são padrões de comportamento rígidos e mais difíceis de serem mudados. A fobia social é uma questão mais pontual. O psicólogo e / ou psiquiatra saberão fazer o diagnóstico adequado no atendimento.

Transtornos de personalidade são mais persistentes e inflexíveis no padrão de funcionamento da pessoa.
No Transtorno de Personalidade Evitativa, existe um padrão mais amplo de esquiva, costumam evitar as situações de forma mais generalizada, do que aqueles com Fobia Social.
Mas é muito comum encontrar pessoas com estes dois tipos de transtorno juntos.
O diagnóstico final só é possível ao longo do tratamento e ao conhecer mais a fundo a história do paciente, sua forma de lidar e reagir frente às circunstâncias. Mas enquanto isso, mais importante do que ter um diagnóstico completo e fechado, é definir o que está sendo mais afetado em sua vida, gerando mais sofrimento, e agir imediatamente sobre isto.
As duas patologias podem ser bem parecidas. Inclusive, há alguns autores que sugerem que o transtorno de personalidade evitativa pode ser uma forma mais grave do transtorno de ansiedade social (fobia social), ou, ainda, que a fobia social não tratada pode ir recrudescendo e culminar no transtorno de personalidade. Acredito que a forma mais fácil de diferenciar os dois transtornos é com base no seguinte raciocínio: o indivíduo percebe seu medo como irracional e gostaria de mudar? Se sim, é mais provável se tratar de fobia social. Outro ponto que ajuda a diferenciar é que indivíduos com o transtorno de personalidade evitativa possuem uma crença de que são inferiores, diferentes, defeituosos e, portanto, merecem o tratamento negativo advindo dos outros; isso não ocorre na fobia social.

Espero ter ajudado. Abraço.
Olá, é muito comum a confusão entre fobia social e Transtornos de personalidade evitava, uma vez que quase todos os critérios da TPE se encaixam na FSG. O que diferencia de fato são as diferenças quanto a gravidade dos sintomas, já que a TPE tende a ter quadros mais severos de sofrimento geral, ansiedade social e quadros depressivos, sendo assim o mais recomendado é procurar por ajuda psicológica e psiquiátrica para efetivar um diagnóstico e tratamento.
Fico a disposição.
Abraço e boa sorte
Olá. Apenas um psicólogo ou psiquiatra podem fechar o diagnóstico correto. Atenciosamente
Quem poderia te diagnosticar seria um psiquiatra, com a ajuda de um psicólogo.
E, sendo psicóloga, preocupo-me bastante com a rotulação que um diagnóstico pode causar no paciente. Até porque existem transtornos em menor ou maior grau.
Ola! A fobia social refere-se a um tipo de medo, por ex: medo de se expor, falar em público, medo de se relacionar, medo de estar com pessoas. Enquanto que o TPE, tem mais a ver com a idiossincrasia, um modo mais característico da pessoa ser. Os dois tipos são muito parecidos, porém o primeiro está mais ligado ao medo. É necessário diferenciar através de um diagnóstico, isto é uma consulta ao profissional da psicologia e tratamento, se for o caso.
Procure um psicólogo especialista. Será avaliado com mais precisão e saberá quem indicar dependendo do seu diagnóstico
Os transtornos de personalidade são persistentes e inflexíveis no padrão de funcionamento da pessoa, pois trata-se de uma estrutura de personalidade que tem como base estes traços. Na personalidade evitativa veremos um padrão mais amplo e generalizado de esquiva.

O diagnóstico deve ser feito por profissional.
Olá

O tratamento de forma individualizada é essencial para a
realização do diagnóstico.
Não se preocupe tanto com a rotulação dos sintomas mas sim fique atento como os sintomas impactam em sua rotina.
Uma é a evolução clínica da outra. Esquiva e também as chamadas 'Distimias" (o mal humor crônico) já eram referidas pelo próprio Freud no século XIX, nos estudos sobre Neuroses.
Olá, a personalidade evitativa é um pouco mais generalizada, ja a fobia social tende a ser mais focada, com estímulos que despertam a ansiedade e o medo. Espero ter te ajudado, no mais é importante buscar um psiquiatra e um psicólogo para fechar o diagnostico.
No transtorno de personalidade evitativa, o indivíduo tende a "evitar" vários tipos de situações, independentemente do conteúdo de cada situação. Ficando sob controle de diferentes sentimentos negativos que pode ter ao se expor interagindo com outras pessoas. Podem aparecer vários pensamentos de preocupação com desaprovação ou rejeição por terceiros.

Nesse caso, seria interessante uma Psicoterapia focada em habilidades sociais.

No diagnóstico de fobia social, os estímulos que despertam os sentimentos negativos são mais pontuais: sinto _______ em tal situação.

Espero ter contribuído, mas acho importante o diagnóstico de um psiquiatra além da Psicoterapia para realizar o tratamento!
Eles acabam tendo uma "certa semelhança e sobreposição dos sintomas" por conta das situações temidas e evitadas que são muito parecidas. Ambos são voltados para essa questão de inibição social. Porém, quando falamos em Transtorno de Personalidade (TP) é algo mais rígido e pouco flexível, o que pode dificultar a adesão e continuação do tratamento. Por ser mais persistente e inflexível o TP acarreta maior sofrimento, pois estamos falando de personalidade, uma estrutura mais consolidada que requer muito trabalho para proporcionar mudanças. O psicólogo especialista na área e o psiquiatra poderão fazer essa diferenciação e te dar um diagnóstico correto. Espero ter ajudado. Abraços.
Olá, as diferenças entre fobia social (ou Transtorno de Ansiedade Social) e transtorno de personalidade esquiva são sutis. A Fobia Social é mais específica para situações que podem resultar em constrangimento em público (p. ex., falar em público, encenar no palco) enquanto o TPE é mais generalizado. No entanto a fobia social pode envolver um padrão de esquiva mais amplo e, assim, pode ser difícil de distinguir entre ambos. Outra informação importante é que assim como outros quadros de adoecimento psíquico estes 2 transtornos podem com frequência ocorrem juntos, o que a gente chama de comorbidade.
O diagnóstico é feito por um Psiquiatra, e o tratamento deve ser conduzido multidisciplinarmente por Psiquiatra e Psicólogo em caso de necessidade de medicação (Ansiolíticos e/ou antidepressivos em ambos os casos) ou apenas por um Psicólogo quando não há necessidade de tratamento medicamentoso.
Olá! Acredito que, mais importante do que diferenciar os dois transtornos, é entender que ambos trazem bastante sofrimento para quem os tem. Embora um diagnóstico possa trazer uma certa compreensão a respeito da pessoa, cada indivíduo tem um jeito de lidar com suas próprias dificuldades. A psicoterapia com um psicólogo pode auxiliar a encontrar formas de lidar com esse sofrimento de acordo com os recursos específicos de cada pessoa. Espero ter ajudado!
Ambas as terminologias têm pouco uso para aqueles que não são profissionais da saúde mental, e o diagnóstico correto deve ser feito cautelosamente através de uma avaliação psicológica. Para qualquer um dos casos a psicoterapia será de grande auxílio e o terapeuta auxiliará a melhor lidar com suas especificidades.
Olá, existem muitas similaridades, ambos apresentam medo de serem criticados ou rejeitados, evitam exposição e se sentem inadequados socialmente. Entretanto o DSM traz como diferenciação que no transtorno de personalidade as situações sociais evitadas tendem a não ser tão específicas. Enquanto o fobico social nao quer falar na frente das pessoas por exemplo, a pessoa que tem transtorno evita qualquer tipo de contato. Entretanto há controvérsias. Acredito que para ser um transtorno de personalidade a pessoa tenha que apresentar crenças mais rígidas e arraigadas e o prognóstico é pior. Na prática é dificil diferenciar de primeira. Além disso a pessoa pode apresentar as duas condiçoes.
Olá! Tudo bem?
O transtorno da personalidade evitativa (TPE) e o transtorno de ansiedade social (Fobia Social) têm mais similaridades do que diferenças. De acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), esses diagnósticos "podem representar conceitos alternativos das mesmas condições ou de condições similares".
A maior diferença entre os dois diagnósticos se dá pela gravidade e abrangência dos sintomas. Sendo um transtorno de personalidade, o TPE está associado a padrões mais rígidos e inflexíveis de comportamento. Indivíduos com esse diagnóstico tendem a apresentar um padrão de esquiva mais amplo do que aqueles percebidos na Fobia Social.
O diagnóstico nesses casos pode ser feito por um psicólogo especialista ou psiquiatra.
Espero ter ajudado! Abraço!
O Transtorno de personalidade evitativa é mais enraizado na personalidade do indivíduo, rígido, e inflexível, no qual a pessoa se considera muito inferior, tem um medo muito grande de ser ridicularizado e evita uma variedade grande de situações sociais.

Já a Fobia Social, que é um transtorno de ansiedade, existe esse medo de se expor, por receio do julgamento e críticas dos outros, eles estão muito preocupados com que as pessoas percebam sua ansiedade e os julguem por isso. Eles acreditam que ser ansioso diminui o seu valor como pessoa e tendem a ter uma baixa confiança. Apesar de evitar situações sociais, eles fazem isso apenas por medo e não por falta de vontade de se socializar, pois esse desejo existe.

Caso não tratado, a fobia social pode acabar evoluindo para um transtorno de personalidade evitativa, por isso é importante procurar um psicólogo o quanto antes!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! A Fobia social se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema. Muitas vezes esse mal psicológico é confundido com timidez e as pessoas afetadas adotam uma postura de conformidade, supondo que se trata de uma característica pessoal com a qual devem conviver permanentemente. O transtorno de personalidade evitativa leva a pessoa a sentir-se retraída em eventos sociais e profissionais. Elas tendem ao isolamento, temendo críticas, desaprovação ou ser alvo de atenções. Por não suportar situações em que podem ser o foco, recusam oportunidades, como uma promoção no trabalho, mesmo sendo altamente capazes para o novo cargo. Infelizmente, a insegurança, timidez e baixa autoestima para essas pessoas vão além do padrão de normalidade, levando ao sofrimento e intenso desgaste, que desencadeia prejuízos nos diferentes setores de sua vida, e em sua saúde. Esses transtornos tem mais semelhanças que diferenças. O importante é procurar ajuda de um Psicólogo e Psiquiatra para um diagnóstico cuidadoso. Fica posto o convite! Abraço!
Olá! A fobia social trata-se de um transtorno de ansiedade e o outro trata-se de um transtorno de personalidade. Existem particularidades em comum mas também diferenças, para compreensão deste diagnóstico diferencial deve-se buscar por um psicólogo clínico e médico psiquiatra.
Olá! O Transtorno de Personalidade evitativa é uma forma mais severa da fobia social. A Fobia social tende a acontecer em ambientes sociais, já o transtorno de personalidade se refere a um padrão difuso que acontece em vários contextos.

Vou mencionar aqui os critérios diagnósticos para cada um dos transtornos:

Fobia social:
Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras).
O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).
As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade e são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.
O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural.
O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.
O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Transtorno de personalidade evitativa:

Um padrão difuso de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:
Evita atividades profissionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de crítica, desaprovação ou rejeição.
Não se dispõe a envolver-se com pessoas, a menos que tenha certeza de que será recebido de forma positiva.
Mostra-se reservado em relacionamentos íntimos devido a medo de passar vergonha ou de ser ridicularizado.
Preocupa-se com críticas ou rejeição em situações sociais.
Inibe-se em situações interpessoais novas em razão de sentimentos de inadequação.
Vê a si mesmo como socialmente incapaz, sem atrativos pessoais ou inferior aos outros.
Reluta de forma incomum em assumir riscos pessoais ou se envolver em quaisquer novas atividades, pois estas podem ser constrangedoras.

O diagnóstico correto é feito por psicólogo ou psiquiatra
Olá boa tarde!
Seria importante uma avaliação com um médico psiquiatra e um psicólogo, pois existem tanto diferenças como coisas em comum nos dois casos, a fobia social é um transtorno de ansiedade, que pode ser mais pontual do que um transtorno de personalidade, onde há uma complexidade maior que afeta a vida da pessoa de forma mais geral. Busque ajuda profissional para um acompanhamento mais adequado e que possa ficar bem. Me coloco a sua disposição. Até mais!
Tanto a fobia social quanto o transtorno de personalidade evitativa envolvem ansiedade e medo em situações sociais, mas existem diferenças importantes entre as duas condições.

A fobia social é caracterizada por medo e ansiedade excessivos em situações sociais ou de desempenho, como falar em público, ir a festas ou conhecer pessoas novas. Essa fobia pode afetar a vida social e profissional da pessoa, limitando suas oportunidades e causando sofrimento significativo. A fobia social é considerada um transtorno de ansiedade e é tratada com terapia cognitivo-comportamental (TCC) e, em alguns casos, medicamentos.

O transtorno de personalidade evitativa, por outro lado, é um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão de timidez excessiva, sensibilidade ao julgamento dos outros e evitação de situações sociais. Pessoas com transtorno de personalidade evitativa podem ter dificuldade em fazer amigos, manter relacionamentos ou falar em público. O transtorno de personalidade evitativa é mais difícil de tratar do que a fobia social, mas a terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades sociais e a melhorar a autoestima.

Para determinar qual condição é a correta, é importante que a pessoa consulte um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais podem avaliar a pessoa em relação aos critérios diagnósticos para cada condição e fornecer um diagnóstico preciso. É importante lembrar que a fobia social e o transtorno de personalidade evitativa são condições tratáveis e que o tratamento pode melhorar significativamente a qualidade de vida da pessoa.
A fobia social e o transtorno de personalidade evitativa têm algumas semelhanças, mas também apresentam diferenças distintas. Ambas as condições estão relacionadas à ansiedade social e ao medo de situações sociais, mas são classificadas de forma diferente no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Intensidade do medo e ansiedade: Na fobia social, a pessoa experimenta um medo intenso e persistente de ser humilhada, constrangida ou avaliada negativamente em situações sociais ou de desempenho específicas. O foco principal é o medo do julgamento dos outros. No transtorno de personalidade evitativa, o medo e a ansiedade social são mais abrangentes, afetando muitas áreas da vida da pessoa. Existe uma preocupação generalizada em ser rejeitado, evitando, assim, qualquer tipo de interação social. Extensão do impacto: A fobia social pode se manifestar em situações específicas, como falar em público, encontrar novas pessoas ou participar de eventos sociais. No entanto, fora dessas situações específicas, a pessoa pode ter funcionamento social relativamente normal. Já o transtorno de personalidade evitativa envolve uma evitação generalizada de interações sociais e um padrão persistente de inibição social em várias áreas da vida, como no trabalho, na escola e nos relacionamentos. Características de personalidade: O transtorno de personalidade evitativa é caracterizado por um padrão estável e duradouro de evitação social, sensibilidade ao julgamento e baixa autoestima. A evitação social é um aspecto central do transtorno e pode levar à retração social e à restrição nas atividades cotidianas. Na fobia social, o medo intenso é mais específico para determinadas situações sociais e pode não se manifestar de forma generalizada em outros aspectos da vida. Início e curso: A fobia social geralmente tem início na adolescência e tende a ser mais circunscrita a certas situações sociais. Já o transtorno de personalidade evitativa tem um início mais precoce, geralmente na infância ou adolescência, e persiste ao longo da vida adulta, afetando diversas áreas da vida social. É importante lembrar que apenas profissionais de saúde mental qualificados podem fazer um diagnóstico preciso com base na avaliação clínica completa. Se você está preocupado com ansiedade social ou evitação social significativa, recomenda-se buscar o auxílio de um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação adequada e obter orientações específicas sobre tratamento.
A fobia social e o transtorno de personalidade evitativa são condições que envolvem medo e ansiedade em situações sociais, mas apresentam diferenças distintas. Na fobia social, o medo é desencadeado por situações específicas, como falar em público ou interagir com desconhecidos, enquanto no transtorno de personalidade evitativa, o medo é generalizado em relação a várias situações sociais.

Para determinar o diagnóstico correto, é importante consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles farão uma avaliação minuciosa dos sintomas, histórico pessoal e familiar, além de considerar critérios diagnósticos específicos.

Com base nessas informações, o profissional poderá fazer uma análise clínica e estabelecer um diagnóstico adequado. Cada condição requer abordagens terapêuticas diferentes, como terapia cognitivo-comportamental, terapia de exposição ou terapia de grupo.

Não hesite em buscar ajuda profissional, pois eles estão capacitados para fornecer o suporte necessário, esclarecer suas dúvidas e ajudar a encontrar o caminho adequado para lidar com os desafios relacionados à fobia social ou transtorno de personalidade evitativa.
olá
A fobia social é mais pontual pode te acompanhar por anos e ser muito sofrida no sentido da pessoa ter vergonha de ir a locais ou mesmo encontrar pessoas novas que não conhece as vezes dependendo do nivel sendo até paralisante.
No transtorno de personalidade evitava tende a ser um quadro mais inflexível duradouro e com mais dificuldade de manejo a Terapia do Esquema é uma das intervenções mais indicadas para tratamento de transtornos mais rígidos, juntamente com o psiquiatra no processo medicamentoso, faça uma avaliação não tenha medo de pedir ajuda. Abraço.
Ambos a fobia social e o transtorno de personalidade evitativa envolvem um medo intenso e persistente de situações sociais, mas há diferenças entre os dois. Na fobia social, o medo é especificamente relacionado a situações sociais específicas, como falar em público ou interagir em grupos. Esses medos podem levar a evitação dessas situações ou a enfrentá-las com grande ansiedade. Por outro lado, no transtorno de personalidade evitativa, o medo é mais generalizado e permeia vários aspectos da vida social. Pessoas com esse transtorno tendem a evitar não apenas situações sociais específicas, mas também relacionamentos interpessoais mais amplos devido ao medo de serem julgadas, rejeitadas ou criticadas.

Determinar o diagnóstico correto precisa ser feito com um profissional qualificado, pois há sobreposição entre os sintomas e ambos os transtornos podem coexistir em uma mesma pessoa. A avaliação de um psicólogo é essencial para diferenciar entre os dois. Um psicólogo qualificado pode conduzir uma avaliação completa.

É importante procurar ajuda profissional para que o diagnóstico seja feito com precisão e para que um plano de tratamento adequado possa ser desenvolvido. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente recomendada para ambos os transtornos e pode ajudar a pessoa a desenvolver estratégias para lidar com o medo social e melhorar o funcionamento social e emocional.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
A fobia social e o transtorno de personalidade evitativa têm algumas semelhanças, mas também diferenças importantes. A fobia social envolve um medo intenso de situações sociais ou de ser julgado pelos outros, geralmente causando ansiedade significativa nessas situações. Já o transtorno de personalidade evitativa é uma condição mais profunda e persistente, onde há um padrão de evitação social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à crítica negativa, que permeiam várias áreas da vida. A TCC pode ajudar a identificar e trabalhar com os pensamentos e comportamentos específicos de cada condição. Agendar uma consulta é o primeiro passo para obter um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 270