Quais são as comorbidades do Transtorno de Personalidade Borderline ?

12 respostas
Quais são as comorbidades do Transtorno de Personalidade Borderline ?
Instabilidade emocional, impulsividade, em alguns casos agressividade, hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, insatisfação e instabilidade na autoimagem, em alguns casos a distorção da realidade. As pessoas com esse diagnóstico sofrem de ansiedade e sentem medo constantemente.

Pode haver casos de ansiedade e depressão associados , bem como transtorno afetivo bipolar ou outros quadros de transtornos de personalidade. É necessário uma avaliação longitudinal por profissionais para entender as singularidades de cada caso.
Olá, Diria que viver nos limites, entre amor e ódio por exemplo, dificuldade em representar sentimentos e emoções, entre outros.
O diagnóstico é muito individual .
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 180
Olá, as comorbidades do Transtorno de Personalidade Borderline são diferentes dos seus sintomas. Os sintomas variam entre: relacionamentos instáveis e conflituosos, instabilidade emocional, alterações bruscas dos sentimentos, medo constante de abandono e rejeição, tentativas de suicídio, dificuldades de lidar com frustrações etc. As comorbidades podem ser depressão, ansiedade, bulimia etc. A comorbidade surge a depender das características da pessoa e do ambiente no qual ela vive, convive e interage. Comorbidades são como portas abertas para outros adoecimentos, como depressão, ansiedade etc.
Comorbidades comuns do borderline: deficit de atenção, transtornos alimentares, hiperatividade, abuso de substâncias, episódios de ansiedade e depressão. É necessário um disgnóstico cauteloso que evidencie o transtorno de personalidade pois, no caso de borderline, é comum ser confundido popularmente como transtorno mental. Por isso é importante ir a um especialista para ter a orientação correta. Abraço.
As principais comorbidades associadas ao transtorno borderline incluem episódios de depressão, ansiedade (como, por exemplo, síndrome do pânico), transtorno bipolar, transtornos alimentares, TDAH e transtorno por abuso de substâncias. No que diz respeito à sua funcionalidade, pessoas com transtorno borderline frequentemente vivem com um intenso medo de serem rejeitadas ou abandonadas. Esse medo as mantém em constante estado de alerta, temendo ficar sozinhas. Para seu diagnóstico é importante buscar um especialista que possa fazer essa avaliação de maneira coesa.
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), caracteriza-se por instabilidade emocional, medo intenso de abandono, relacionamentos interpessoais instáveis, comportamentos impulsivos, depressão, ansiedade, e um senso de identidade frágil. Pessoas com TPB podem experimentar mudanças bruscas de humor, sentimentos de vazio, e comportamentos auto lesivos. Ressaltando, que um diagnóstico preciso é crucial para identificar essas comorbidades.
Olá como você está?
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) frequentemente coexiste com diversas outras condições de saúde mental. Algumas das comorbidades mais comuns incluem:

Transtornos de Ansiedade: Muitas pessoas com TPB também apresentam transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, fobias ou transtorno de pânico.
Transtornos Depressivos: A depressão maior e o transtorno depressivo persistente são comuns em indivíduos com TPB, refletindo a instabilidade emocional característica do transtorno.
Transtornos de Uso de Substâncias: O uso abusivo de álcool e drogas é frequente, muitas vezes como uma forma de lidar com a dor emocional.
Transtornos Alimentares: Há uma associação significativa entre TPB e transtornos alimentares, como anorexia e bulimia.
Transtornos de Personalidade: Além do TPB, pessoas podem ter características de outros transtornos de personalidade, como o Transtorno de Personalidade Antissocial ou o Transtorno de Personalidade Narcisista.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Muitas pessoas com TPB têm um histórico de trauma, e o TEPT pode coocorrer.
Transtornos Bipolares: Há uma sobreposição entre os sintomas do TPB e os episódios de humor do transtorno bipolar, embora os padrões de instabilidade sejam diferentes.
Essas comorbidades podem complicar o diagnóstico e o tratamento do TPB, exigindo uma abordagem integrada e multidisciplinar para o manejo dos sintomas e suporte ao paciente.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi
Olá, tudo bem?
Claro! Vou explicar de forma bem simples.
Pessoas com o Transtorno de Personalidade Borderline ficam muito felizes e, de repente, muito tristes ou bravas, sem uma razão aparente. Elas têm emoções muito fortes e costumam agir por impulso. Junto com o transtorno podem aparecer algumas condições (comorbidades), como:
1. Depressão: Sentir-se muito triste por muito tempo, perdendo a vontade de fazer o que gostava e o prazer de viver.
2. Ansiedade: Sentir-se muito preocupado ou nervoso, como se estivesse sempre esperando que algo ruim aconteça.
3. TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático): Lembranças muito ruins do passado que voltam de repente e deixam a pessoa muito assustada ou triste.
4. Transtornos Alimentares: Comer demais ou muito pouco, tentando lidar com suas emoções fortes (anorexia / bulimia).
5. Abuso de Substâncias: Usar álcool ou drogas para tentar se sentir melhor.
6. Transtornos de Comportamento: Dificuldade para seguir regras e se dar bem com os outros. Emoções fortes e mudança brusca de humor contribuem.
E não se esqueça, o diagnóstico de um transtorno só deve ser dado por um profissional da saúde, como médico psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia pode ajudar muito. Espero ter te ajudado. Sou Patricia Teubner, psicóloga e trabalho com a Psicanálise, presencial e online. Venha conhecer mais sobre o meu trabalho: @patriciateubner_ (Instagram / YouTube / Site)
Obrigado pela pergunta. Sabemos da dificuldade em lidar com esse transtorno.
Na perspectiva da psicologia junguiana, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é visto como um reflexo de conflitos profundos entre o ego e o inconsciente. As comorbidades associadas, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, abuso de substâncias, comportamentos auto-lesivos e transtornos dissociativos, são interpretadas como expressões simbólicas de uma psique fragmentada em busca de integração. A instabilidade nas relações interpessoais reflete projeções intensas e a dificuldade de equilibrar os polos opostos da personalidade.

O tratamento na abordagem junguiana foca na integração desses conteúdos inconscientes através de métodos como a análise dos sonhos, que permite a exploração de símbolos e arquétipos, e o processo de amplificação, que ajuda a conectar experiências pessoais com mitos e imagens universais. A imaginação ativa é utilizada para dialogar diretamente com as figuras internas, facilitando a integração de aspectos dissociados da psique. Além disso, a relação terapêutica é central, funcionando como um espaço seguro para o paciente projetar e trabalhar as dinâmicas internas. Essas abordagens visam promover o processo de individuação, construindo uma identidade mais coesa e equilibrada.
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é frequentemente associado a uma série de comorbidades. As mais comuns incluem:
Transtornos do Humor; Transtornos de Ansiedade; Transtornos de Uso de Substâncias; Transtornos Alimentares; Transtorno de Personalidade Antissocial; Transtorno de Personalidade Narcisista; Transtorno de Personalidade Esquizotípica; Transtornos Relacionados ao Trauma: Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode estar presente, especialmente se a pessoa com TPB teve experiências traumáticas significativas.
Essas comorbidades podem complicar o diagnóstico e o tratamento do TPB, tornando essencial uma abordagem abrangente e integrada para a gestão dos sintomas e a promoção da recuperação.
Fico à disposição. Um abraço!
Podem ser muitos os sintomas de quem sofre do transtorno de personalidade borderline e se apresentam de forma singular. No geral , são sintomas de constante ansiedade, instabilidade emocional, dificuldade de relacionamento interpessoal, crise existencial, tendência a depressão, agressividade. Buscar processo terapêutico ajuda a reduzir os efeitos destes sintomas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!