Quais são as comorbidades do Transtorno de Personalidade Borderline ?

2 respostas
Quais são as comorbidades do Transtorno de Personalidade Borderline ?
O Transtorno de Personalidade Borderline, como a especificação já diz é um transtorno caracterizados por traços típicos de comportamentos, comumente esses comportamentos afetam o dia a dia do paciente. Chamamos esta classe, de transtornos de personalidade, de eixo 2 (todos ligados a estrutura da pessoa). Os transtornos do eixo 1, os demais transtornos em psiquiatria, podem se associar a transtornos de eixo 2, coexistir, ao que chamamos comorbidades. No caso particular do tipo de Transtorno de Personalidade Borderline é extremamente comum existirem outros transtornos psiquiátricos associados, como por exemplo: depressão, problemas de ansiedade, dependências químicas ou abuso de substâncias, transtorno bipolar do humor, entre outros. Não significa que um(a) paciente Bordeline vá ter todos esses, mas sim que tem risco de ter outros transtornos especialmente se não tratado. É uma condição séria que deve ser acompanhada por especialista na área, com experiência neste ramo, para minimizar as repercussões negativas na vida do(a) paciente.

O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) frequentemente vem acompanhado de outras condições, como depressão, crises de pânico e medos intensos. Além disso, como muitos pacientes com Borderline têm um histórico de traumas, é comum que também desenvolvam Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Os distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, também podem aparecer. O uso de substâncias, como álcool e drogas, é outra comorbidade frequente, muitas vezes usada como uma forma de lidar com sentimentos difíceis. Algumas pessoas com TPB também podem ter episódios de dissociação, onde sentem que estão desconectadas da realidade. Devido a essa complexidade, o diagnóstico e tratamento desse transtorno de personalidade requerem uma abordagem multiprofissional regular. Por tanto, procure profissionais capacitados para auxiliar nesse processo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!