Quais são as comorbidades do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?

2 respostas
Quais são as comorbidades do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
Existem diversas comorbidades frequentemente encontradas em pacientes com diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, as mais comuns são o transtorno de ansiedade generalizada, dependência de substâncias, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia e hipotireoidismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Na minha experiência como psiquiatra, vejo que as principais comorbidades associadas ao Transtorno Bipolar (TAB) incluem uma variedade de condições que podem complicar o manejo do transtorno. Transtornos de Ansiedade, como o de Tr. de Ansiedade Generalizada, Tr. do Pânico e Tr. Obsessivo-Compulsivo (TOC), são comuns e podem tornar o tratamento mais desafiador. O TDAH também aparece com frequência, especialmente em casos de início precoce de Bipolaridade, o que pode sobrepor sintomas como impulsividade e desatenção aos episódios maníacos ou hipomaníacos. Além disso, o uso de substâncias, como álcool e drogas, muitas vezes surge como uma tentativa de aliviar os sintomas, mas pode piorar o quadro clínico e aumentar o risco de episódios. Transtornos alimentares também coexistem com o TAB, influenciando os padrões alimentares e exacerbando as flutuações de peso durante os episódios de humor. Transtornos de personalidade, especialmente o Borderline, são outras comorbidades comuns, e a desregulação emocional característica de ambos os transtornos pode tornar o diagnóstico mais complexo. Condições médicas como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade têm uma prevalência maior entre pessoas com TAB, muitas vezes como resultado de estilos de vida pouco saudáveis durante os episódios de mania ou depressão, ou até questões sistêmicas e inflamatórias. O que é muito comum, também, são as dificuldades cognitivas, como problemas de memória e atenção, que possuem piora progressiva quando não tratado o transtorno ao longo da vida.

Especialistas

Diana R Silva Marinato

Diana R Silva Marinato

Fisioterapeuta, Psicanalista

Linhares

Aline Possamai

Aline Possamai

Fisioterapeuta

Curitiba

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Silvio Santos

Silvio Santos

Fisioterapeuta

Mogi das Cruzes

Paulo Romulo Pereira Barbosa

Paulo Romulo Pereira Barbosa

Fisioterapeuta

Teixeira de Freitas

Sandra Rebouças Macêdo

Sandra Rebouças Macêdo

Fisioterapeuta

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Transtorno afetivo bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.