Quais são as comorbidades de uma criança que teve paralisia cerebral neonatal, além do atraso do des

7 respostas
Quais são as comorbidades de uma criança que teve paralisia cerebral neonatal, além do atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ?
Olá! A paralisia cerebral neonatal pode trazer atrasos motores e cognitivos, por isso, nesses casos é importante buscar um neurologista para que ele possa definir o grau de comprometimento e quais estratégias e tratamentos podem ser adotados para cada paciente específico. Espero ter ajudado, estou á disposição!

A maioria dos casos de paralisia cerebral neonatal (85%) são do tipo espática ou seja tem atividade muscular involuntária. Algumas outras comorbidades como dificuldades: intelectuais (48%), deficiências no sono (30%), visuais (50%), ingestão (20%), Auditivas (16%), comportamental (58%). Inportante o acompanhamento de um neurologista para indicar tratamentos e terapias mais adequados a cada caso. Abraço!
Olá como você está?

Crianças que tiveram paralisia cerebral neonatal podem apresentar várias comorbidades além do atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi
Olá, tudo bem?
Claro! Vou explicar de forma bem simples.
Imagine que o cérebro de um bebê é como um computador que controla todo o corpo. Se esse "computador" tiver um problema antes, durante ou logo após o nascimento, isso pode afetar a forma como o bebê se move e aprende. Esse problema é chamado de paralisia cerebral.
A paralisia pode trazer outras consequências, como:
1. Dificuldade de Aprender: como ler, escrever ou fazer contas.
2. Problemas na Falar: dificuldade para falar claramente ou para entender o que os outros estão dizendo.
3. Sentir-se Triste ou Ansioso (Depressão e Ansiedade): a criança pode fica triste e preocupada ao perceberem que tem mais dificuldades do que outras crianças, não conseguindo lidar bem com isso.
4. Dificuldade para se comportar (Transtornos de Comportamento): como seguir regras ou se dar bem com outras crianças.
5. Dificuldades para dormir bem à noite. Isso pode fazer com que se sintam cansadas e irritadas durante o dia.
Procure um médico neuropediatra, ele poderá realizar o tratamento adequado. A psicoterapia, inicialmente para os pais, pode ajudar muito. Espero ter te ajudado. Sou Patricia Teubner, psicóloga e trabalho com a Psicanálise, presencial e online. Venha conhecer mais sobre o meu trabalho: @patriciateubner_ (Instagram / YouTube / Site)
Obrigado pela pergunta. Será um prazer poder responder. Bom, sabemos que a paralisia cerebral neonatal vai além do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, trazendo uma série de comorbidades que afetam profundamente o processo de individuação e adaptação da criança. Esses desafios incluem distúrbios motores, déficits cognitivos, epilepsia, problemas sensoriais, dificuldades de comunicação, e distúrbios alimentares e respiratórios, além de complicações ortopédicas, urológicas e gastrointestinais. Transtornos emocionais e comportamentais também são frequentes, refletindo as complexas dinâmicas entre corpo e psique. O cuidado multidisciplinar torna-se fundamental para apoiar a criança na integração dessas experiências, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e facilitando a expressão do self dentro de suas particularidades e desafios.

Olá! Ao ler sua pergunta, reflito sobre como a mãe, o pai e os cuidadores vivem o cotidiano ao lado de uma criança com várias comorbidades que demanda cuidados ininterruptos. Se vc tem um filho ou filha nesta condição, em primeiro lugar, receba meu abraço. Atendo famílias com crianças atípicas e sei como é difícil e desgastante tanto física como emocionalmente. Dedique tempo para se cuidar para, assim, poder cuidar de seu filho (a), da melhor maneira que puder. E, se precisar, estou aqui para te ouvir em sessões presenciais ou online.
A paralisia cerebral compreende um espectro de alterações neurológicas permanentes que comprometem a atividade motora e a postura, causando limitações funcionais, decorrentes de lesões não progressivas ocorridas no cérebro fetal ou infantil em desenvolvimento, no período pré, peri ou pós-natal (período que compreende desde a concepção até as primeiras semanas de vida), manifestando-se na primeira infância, usualmente antes dos 18 meses de idade. Essas limitações funcionais dependem do local e da extensão das lesões no cérebro, não havendo necessariamente uma ligação direta entre o repertório neuromotor e o repertório cognitivo.
Os impactos podem ser amenizados se os sintomas forem identificados e tratados desde os primeiros sinais, por isso é fundamental que os pais encaminhem a criança para o atendimento especializado o mais cedo possível.

É importante a participação ativa da família na estimulação do desenvolvimento infantil é primordial. Um cuidado multidisplinar é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 250

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!