Quais são as causas da urolitíase?

3 respostas
Quais são as causas da urolitíase?
Olá!
Existem varias causas possíveis, desde causas genéticas até simplesmente alimentação.
Para saber a causa e receber um tratamento específico para ela é necessário avaliação com nefrologista e realização de estudo metabólico na urina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia,
importante investigar a provavel causa, seja genetica, metabolica ou nutricional para poder prevenir nova formação de calculo e novas crises de dor. Não procure o especialista apenas quando sentir dor, PREVINA-SE.
A urolitíase, também conhecida como cálculos renais ou pedras nos rins, pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo:

Concentração de substâncias na urina: Quando a urina está concentrada com uma alta quantidade de substâncias como cálcio, oxalato, ácido úrico ou fosfato, há maior probabilidade de formação de cálculos renais.

Dieta inadequada: Uma alimentação rica em proteínas, sódio e açúcares pode contribuir para a formação de pedras nos rins. Além disso, dietas pobres em líquidos e fibras também podem aumentar o risco.

Fatores genéticos: Algumas pessoas possuem uma predisposição genética para a formação de cálculos renais. Histórico familiar de urolitíase aumenta o risco.

Condições médicas subjacentes: Certas condições médicas podem aumentar o risco de desenvolver cálculos renais. Isso inclui doença renal crônica, hiperparatireoidismo, gota, infecções urinárias recorrentes e distúrbios metabólicos, como a acidose tubular renal.

Baixo volume de urina: Quando a produção de urina é reduzida devido à desidratação, sudorese excessiva ou certos medicamentos, a concentração de substâncias na urina aumenta, o que favorece a formação de cálculos.

Anomalias do trato urinário: Algumas anormalidades estruturais do trato urinário, presentes desde o nascimento ou adquiridas, podem predispor à formação de cálculos renais. Isso inclui estreitamentos, obstruções ou refluxo anormal da urina.

É importante ressaltar que a formação de cálculos renais pode ser multifatorial e variar de pessoa para pessoa. Se você está enfrentando problemas relacionados à urolitíase, é recomendado procurar um médico para uma avaliação completa, identificação das causas subjacentes específicas no seu caso e para receber orientações adequadas de tratamento e prevenção.

Especialistas

Adriana Maturana

Adriana Maturana

Pediatra

Rio de Janeiro

Elide Cristina Suntack Fragoso

Elide Cristina Suntack Fragoso

Nefrologista pediátrico, Pediatra

Tubarão

Carlos Alberto Di Migueli

Carlos Alberto Di Migueli

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Nilo Eduardo Delboni Nunes

Nilo Eduardo Delboni Nunes

Nefrologista

Serra

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Urolitíase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.