Quais são as características do TAB e o que são TAB tipo I e tipo II?
1
respostas
Quais são as características do TAB e o que são TAB tipo I e tipo II?
O transtorno afetivo bipolar (TAB) se caracteriza pela presença de episódios de mania ou hipomania. A mania, em Psiquiatria, é um quadro de um humor intensamente polarizado, geralmente na forma de uma alegria excessiva e desproporcional (por vezes, é irritação), juntamente com um grupo de sintomas como pensamento/fala acelerada, excesso de autoconfiança ao ponto de cometer atos temerários (por exemplo, compras excessivas ou promiscuidade sexual), tendência a fazer várias atividades simultaneamente ou em rápida sucessão (muitas vezes sem terminar uma atividade, antes de começar outra), diminuição da necessidade de sono (com horas de sono muito abaixo do normal da pessoa, ela já se sente descansada), aumento do desejo sexual, otimismo excessivo e desproporcional. A hipomania, basicamente, é uma mania mais leve (menor duração, quantidade e/ou intensidade dos sintomas). Os episódios de mania, na maioria dos casos, são antecedidos ou sucedidos por episódios de depressão, geralmente mais longos que os de mania, podendo haver períodos maiores ou menores de normalidade (tecnicamente chamados de "eutimia"), entre os episódios. Jamais se deve confiar num autodiagnóstico, pois as palavras que nomeiam os sintomas servem também para nomear comportamentos normais ou presentes em outros quadros, tais como, por exemplo, transtorno de déficit de atenção-hiperatividade,transtorno de personalidade borderline. Deve-se sempre procurar um psiquiatra, quando se desconfia de TAB.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho transtorno afetivo bipolar posso ter uma vida normal?
- Existe algum teste para detectar se a pessoa é bipolar?
- Como é a transição entre mania e depressão no Transtorno Bipolar?
- O que deve fazer quando um portador de bipolaridade não tem a retaguarda da família?
- Se o portador de transtorno bipolar não aceita que possui a doença, é viável que seja medicado sem o acompanhamento psiquiátrico?
- Todos os pacientes bipolares precisam de psicoterapia? Ou pode acontecer de o portador ser tratado apenas com medicamentos?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- O que acontece se uma pessoa não trata o transtorno bipolar?
- Quem tem o transtorno afetivo bipolar pode ter demência?
- Como é feito o diagnóstico do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 924 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.