Quais profissões uma pessoa com inteligência normal ou média pode aprender? Um estudo americano diz

16 respostas
Quais profissões uma pessoa com inteligência normal ou média pode aprender? Um estudo americano diz que para profissões com advogado, engenheiro, médico é preciso um QI de 130 .. isso é verdade?
Boa tarde,

pessoas com inteligência média podem aprender qualquer profissão e ser experts em qualquer área de formação. Inclusive se destacar nessas áreas. O QI elevado não é requisito ou garantia de sucesso.

Não conheço o estudo que você citou e não consegui encontrar nada em uma busca que realizei agora, se quiser me envie o estudo para poder falar mais especificamente dele.

Fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Espero que você esteja bem!

O QI é apenas um dos muitos fatores que podem influenciar o sucesso em uma profissão. Embora algumas áreas, como a advocacia, engenharia e medicina, possam exigir habilidades específicas e um certo grau de aptidão cognitiva, é importante entender que a inteligência é diversificada e se manifesta de diferentes maneiras. Nenhuma profissão vai exigir que você comprove o seu QI.

É fundamental reconhecer que cada indivíduo tem uma combinação única de talentos, habilidades e interesses. As pessoas podem se destacar e encontrar sucesso em diversas áreas, independentemente do seu nível de QI. A dedicação, a paixão pelo aprendizado e o esforço contínuo são fatores igualmente importantes para o sucesso em qualquer profissão.

Se você está buscando uma carreira, considere suas paixões, interesses e habilidades. Explorar diferentes opções e buscar desenvolver as habilidades necessárias para o campo escolhido é o caminho para alcançar seus objetivos profissionais. Lembre-se de que o valor de uma pessoa vai além do QI e é moldado por uma variedade de qualidades e características.

Um forte abraço!
Olá! Não sei em qual site ou fonte de informação você viu isso, mas é importante dizer que QI não mede sucesso na profissão, ok? O teste de QI nos dias de hoje há diversos questionamentos e colocações que estão sendo discutidas na literatura, sendo como algo que questiona até sua validade nos dias de hoje. O QI por si só não responde nenhuma demanda e dúvida acerca do que você é ou não, pelo contrário, é um critério que nasceu em meio a uma época com guerras e que mediam potenciais baseados em qualificações de cada indivíduo, o que para hoje em dia, não significa nada em diversos contextos do dia a dia. Logo, se você buscar uma resposta a respeito do seu QI, você irá encontrar... mas de maneira nenhuma reflete em uma capacidade ou incapacidade sua, é algo muito determinista e que tem que ser repassado e investigado com extremo cuidado. Abraços!
Sinceramente, não acredito muito nas métricas de QI de uma pessoa. Vale lembrar que o importante é avaliar o todo, emoção, razão, inteligência, ou seja, a inteligência emocional!
Já vi muitas pessoas com QI alto com dificuldades na evolução da profissão, enquanto outros, com QI na média se destacarem, justamente pela capacidade de trabalhar em equipe e se envolver com o outro!
Espero ter ajudado!
Acho que se essa sua pergunta for respondida de forma objetiva e matemática, a gente perde a oportunidade de ver toda a sua subjetividade... antes de eu ser mais um número nos classificados e estatisticas, eu sou um ser humano, com desejos e missões... você tem a sua própria digital, e é ao conhecê-la que você encontrará o que realmente vai potencializar suas habilidades e se tornar um profissional que você deseja e uma pessoa mais plena.
Acredito que o bom desenvolvimento numa profissão requer habilidades que vão além do QI, existem outras formas de avaliar a escolha de uma profissão como o tipo de inteligência que você possui. Além disso, para ser feliz em sua profissão há de sentir uma identificação com ela em algum nível. Me parece que você está em dúvida quanto a uma escolha. Este pode ser um momento de muita pressão e eu sugiro o acompanhamento com um profissional qualificado para que você possa se conhecer melhor e entender as razões da escolha de sua profissão. Estou aqui se quiser iniciar um processo de psicoterapia e ficarei feliz em ajudá-lo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Aprendizagem tem haver com desejo em aprender e interesse pela profissão. Afina, o que adianta possuir um QI avançado e nenhum interesse pela atividade laboral?
A orientação vocacional é muito importante para ser assertivo quanto a escolha, contudo, se você ainda não percebe sua capacidade em ser tão inteligente quanto deseja, é necessário um caminho terapêutico, trabalho em análise.
Aguardo seu contato.
Com disposição e interesse pode aprender qualquer profissão. Potencialidade se desenvolve!
As medidas de QI não devem ser diretrizes para a escolha de uma profissão. São tantos os fatores envolvidos. Um pessoa que se encontra dentro da média pode aprender qualquer profissão.
A medida de QI é um cálculo em que consideramos vários pontos, como a compreensão verbal e a organização percentual.
Em uma avaliação neuropsicologica você pode descobrir quais áreas tem mais facilidade e em quais tem mais dificuldade. E em um trabalho de orientação vocacional pode descobrir em quais profissões você teria mais facilidade e prazer em trabalhar. Nem sempre é sobre QI, é também habilidade e motivação.
Uma pessoa com inteligência média medida por um teste de QI pode aprender qualquer profissão que ela desejar. O teste de QI mede apenas um tipo específico de "inteligência", mas para termos sucesso na profissão, precisamos de vários tipos de inteligência. Um médico, por exemplo, precisa gostar muito de estudar e decorar quantidades enormes de informação, mas também conseguir lidar com muita pressão, lidar com pessoas, ter compaixão, saber ouvir, ter mão firme se quiser ser cirurgião, conseguir trabalhar 80 horas por semana, etc. Isso não é medido no teste de QI, certo?
Escolha sua profissão de acordo com seu desejo e talentos naturais, e tudo vai dar certo. Você vai passar a maior parte do seu dia trabalhando, então precisa ser algo que você goste de fazer, que esteja alinhado com seus valores e habilidades.
Desconheço estudos que façam relação entre QI e a capacidade de uma pessoa aprender uma profissão. O QI é uma forma de medir habilidades cognitivas, mas para aprender uma profissão outras habilidades são necessárias. Acredito que exista relação, muito mais de interesse e facilidade, do que capacidade de aprender.
Olá, a grande maioria das pessoas tem um QI dentro da média, uma minoria possui altas habilidades ou superdotação. E o QI não é taxativo para desempenho profissional, claro que pessoas com QI limítrofe terão maiores dificuldades em relação ao aprendizado, ou a interpretação de possibilidades de resolução de problemas e quem tem maior QI pode se destacar em alguns aspectos. O importante é saber que a maior parte das pessoas tem uma inteligência dentro da média e isso não as impede de desempenhar um profissão como advogado ou médico. Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem? o QI, enquanto constructo medido pelo teste não é elemento suficiente pra determinar sobre o sucesso profissional ou não. Você já parou pra pensar que, todos nós que estamos aqui respondendo sua questão, um dia também não soubemos muitas coisas? Seguir uma profissão depende de muitas coisas: tempo de estudo, rede de apoio, superar desafios, escolher uma profissão que se adeque ao que você quer na vida e muita dedicação. Em todo caso, estou à disposição (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa tarde,
Um teste de QI não pode predizer quem é você ou o que será capaz de fazer. Um bom médico ou advogado não depende só de QI. Existem outras habilidades cognitivas ou mesmo socioemocionais que são muito mais importantes em uma profissão. Sem contar que nosso cérebro pode aprender em qualquer época basta treinamento e exercício.
Você pode ser o que desejar, basta empenho, disciplina e uma estratégia.
Boa sorte.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Não há uma regra que determine que apenas pessoas com QI de 130 ou superior possam ser advogados, engenheiros ou médicos. O QI é tão somente um indicador de capacidade cognitiva geral e não deve ser considerado o único critério para escolher uma profissão ou carreira. A inteligência, habilidades específicas, interesse, dedicação e educação são importantes fatores que contribuem para o sucesso em qualquer carreira. E a TCC auxilia a treinar tais habilidades com estratégias eficazes e comprovadas.
O mais importante é escolher uma profissão que se alinhe com seus interesses, valores e habilidades,.
Oi. Essa é uma questão interessante! Embora alguns campos, como advocacia, engenharia e medicina, possam parecer exigir um QI muito alto devido à complexidade das tarefas, muitas outras profissões valorizam uma combinação diferente de habilidades. Por exemplo, imagine ser um chef de cozinha: é preciso criatividade, habilidades práticas e até mesmo um pouco de ciência culinária, mas não necessariamente um QI super alto. E em áreas como vendas ou serviços ao cliente, a capacidade de se comunicar efetivamente e entender as necessidades das pessoas pode ser mais importante do que o QI em si.
No entanto, é verdade que em algumas profissões, um QI mais alto pode oferecer uma vantagem, especialmente em campos altamente analíticos ou que exigem pensamento abstrato complexo. Mas isso não significa que apenas pessoas com um QI excepcional podem ter sucesso. O sucesso em qualquer carreira geralmente envolve uma combinação de talento natural, habilidades desenvolvidas e muito trabalho...
Então, se alguém tem um QI "normal" ou médio, ainda há uma infinidade de opções de carreira disponíveis. O importante é encontrar algo que você goste e que se alinhe com suas habilidades e interesses. E, claro, sempre há espaço para aprender e crescer, independentemente do campo escolhido.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.