Quais os Tratamentos medicamentosos para Osteopenia ?

2 respostas
Quais os Tratamentos medicamentosos para Osteopenia ?
Dra. Maria Fernanda Zacarin
Reumatologista, Especialista em clínica médica
Campinas
O tratamento para Osteopenia se divide em medicamentoso e não medicamentoso.

A osteopenia (T-score entre -1,0 e -2,5 na densitometria óssea) nem sempre requer medicação, mas deve ser abordada com medidas não farmacológicas e, em alguns casos, com uso de medicações, dependendo do risco de fraturas, segue abaixo um esquema descritivo:

1. Medidas Não Farmacológicas (Base do Tratamento)
a) Cálcio: recomendação de 1.000–1.200 mg/dia (via dieta ou suplementação). Fontes principais: leites e derivados (com ou sem lactose), vegetais verde-escuros, sardinha, suplementos (se necessário).

b) Vitamina D, com recomendação: Manter níveis séricos entre 30 e 60 ng/mL, com suplementação baseada nos níveis séricos.

c) Atividade Física: exercícios de impacto (caminhada rápida, corrida, dança) e treino de resistência (musculação) ajudam a aumentar a densidade óssea. Evitar sedentarismo.

d) Prevenção de Quedas: correção de déficits visuais - como miopia, catarata, uso de calçados adequados, adaptação do ambiente doméstico, remoção de tapetes ou obstáculos para andar.

2. Quanto a avaliação de tratamento de fraturas, utilizamos a ferramenta de Avaliação de Risco de Fraturas (FRAX®), que é uma ferramenta da OMS que estima o risco de fratura em 10 anos (principalmente quadril e fraturas maiores). Se o FRAX® ou outros fatores de risco justificarem, as opções incluem: Bifosfonatos orais ou injetáveis (Alendronato, Risedronado, Ácido zoledrônico), Moduladores Seletivos do Receptor de Estrogênio, Denosumabe, Anabólicos (Romosozumabe ou Teriparatida, em casos selecionados)

3. Monitoramento (fundamental!): repetir Densitometria cada 2–5 anos (dependendo do risco), realização de radiografia de coluna torácica e lombar, além de avaliar adesão ao cálcio/vitamina D e estilo de vida.

Ou seja, a osteopenia nem sempre requer remédios, mas deve ser manejada com otimização de cálcio, vitamina D e exercícios. O FRAX® define a necessidade de medicação, mas a conduta será sempre individualizada para o perfil do paciente. É fundamental o seguimento com um Reumatologista para adequação e individualização do tratamento.

Espero que tenha esclarecido suas dúvidas!

Referências utilizadas: Diretrizes da ISCD (2023), NOF (National Osteoporosis Foundation), UpToDate.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Danielly  Dantas Pimentel
Reumatologista, Especialista em clínica médica
João Pessoa
A osteopenia é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea, mas que ainda não atinge os critérios de osteoporose. Em geral, o tratamento da osteopenia foca em prevenir a progressão para osteoporose e reduzir o risco de fraturas.
Pode ser realizado a suplementação de cálcio através da alimentação(leite e derivados) ou por meio de medicamentos (carbonato de calcio ou calcitriol),além de vitamina d (colecalciferol). Também é recomendado atividade física.
Consulte o seu medico reumatologista para melhor tratamento.

Especialistas

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Altair Cabral

Altair Cabral

Generalista

Areal

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Simone Vilela Borges

Simone Vilela Borges

Geriatra

Palmas

Glênio Marchezan Gutjahr

Glênio Marchezan Gutjahr

Reumatologista

Chapecó

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 159 perguntas sobre Osteoporose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.