quais os sintomas TDHA em uma pessoa adulta?
9
respostas
quais os sintomas TDHA em uma pessoa adulta?
O espectro deste transtorno é amplo. Uma combinação de nuances podem apresentar-se como por exemplo o indivíduo é portador de mais desatenção menos impulsividade, mais hiperatividade e mais hiperatividade, etc. Assim sendo sendo é necessário uma avaliação pelo psiquiatra que poderá ou não pedir avaliação neuropsicológica ( testes) que indicarão a melhor abordagem.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É importante uma avaliação multidisciplinar, existem também formas de aliviar os sintomas. Cogmed é uma delas com maior eficácia.
Em geral, nos adultos, o TDAH manifesta-se mais comumente com sintomas de desatenção, como, não prestar atenção a detalhes e cometer erros por omissão, dificuldade para sustentar a atenção em tarefas, dificuldade para organizar tarefas e atividades (muitas vezes não as conclui), evitar se envolver em tarefas que exijam esforço mental constante, frequentemente perde objetos, distrair-se facilmente. Também podem estar presentes sintomas de hiperatividade (agita mãos e pés e se remexe na cadeira; não consegue ficar sentado por muito tempo; sente-se inquieto; fala em excesso) e de impulsividade (dá respostas precipitadas; tem dificuldade de aguardar sua vez; frequentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios). É importante que seja feita uma avaliação psiquiátrica para o diagnóstico correto.
A estimatimativa de prevalências de TDAH é 5,29% entre crianças e adolescentes e de 2,5% entre adultos. Nos quadros de desatenção em adultos está a desorganização, falta de planejamento para atividades e dificuldades com noção do tempo. Na hiperatividade temos como manifestação entre adultos o desconforto pela inquietude. Na impulsividade as principais manifestações entre adultos são: impaciência e decisões tomadas prematuramente.
O mais comum é desatenção as vezes seguido de impulsividade . O ideal seria consultar um neurologista inicialmente ou neuropsicóloga e passar por avaliações para identificar a melhor forma de lidar com este transtorno.
Após ter ido ao psiquiatra, provavelmente solicitará uma Avaliação Neuropsicologica para investigar aspectos cognitivos para contribuir com o diagnóstico.
At.,
Monica Araújo
Neuropsicologa
At.,
Monica Araújo
Neuropsicologa
Olá, o TDAH tem muitas nuances. Nem todos que apresentam TDAH cumprem os mesmos critérios para tal diagnóstico, é algo muito amplo e variado que precisa de avaliação caso a caso
Olá! Talvez seja interessante buscar atendimento psicológico para que possa entender e ouvir e que você esta sentindo e como têm se percebido sem que necessariamente precise ser enquadrado no que se entende por TDAH.
O TDAH está relacionado à desatenção, inquietação, desordem, entre outros, porém estes sintomas podem, também, estar relacionados à situações pontuais que a terapia te ajudaria a resolver.
O TDAH está relacionado à desatenção, inquietação, desordem, entre outros, porém estes sintomas podem, também, estar relacionados à situações pontuais que a terapia te ajudaria a resolver.
Olá. Alguns sintomas que encontramos em adultos com TDAH são, a falta de foco e atenção, dificuldade de seguir rotinas, frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões, dificuldades para expressar suas ideias, colocar em prática o que está pensando, ansiedade e procrastinação. Por mais difícil que possa parecer que seja lidar com o TDAH na vida adulta, algumas estratégias podem ser úteis, e se bem utilizadas essas dificuldades podem ser manobradas. É possível criar recursos através do processo terapêutico. Um abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
- É normal querer ser muitas coisas e sentir que não é nada? Me sinto sufocada,mudo de opinião mt rápido,tento mudar meu jeito pra de alguma forma sentir que sou algo,de que pelo menos sou uma pessoa bacana,mas sinto que não sou nada,e isso me frusta todos os dias,eu tento fazer múltiplas coisas diferentes,mas…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.