Quais os sintomas mais comuns de alguém que apresenta crises de ansiedade ?

39 respostas
Quais os sintomas mais comuns de alguém que apresenta crises de ansiedade ?
 Daniel D'avila
Psicólogo
Niterói
Oi!! As crises de ansiedade (que também pode ser chamada de Ataque de Pânico - que é diferente de Síndrome do Pânico) apresentam normalmente palpitação/taquicardia (coração bate muito mais rápido e parece que vai sair pela boca); falta de ar/dificuldade pra "puxar o ar"; sudorese suor nas mãos, nos pés, na testa, nas axilas...o local é bastante relativo, nada muito específico) e tremor. Esses são os mais comuns, existindo outros sintomas fisiológicos possíveis.

Acredito que vc ou alguém importante pra vc esteja sentindo algo que possa ser e vc veio tirar essa dúvida... se for realmente isso, parabéns pela atitude!! Mesmo! E além disso, sugiro o quanto antes buscar uma ajuda profissional, busque um psicólogo que possa ajudar vc ou a essa pessoa querida. Vai fazer um bem imensurável interromper essas crises!!!

Espero ter ajudado!! Um grande abraço! =)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Confirmo quanto meu colega a cima falou sobre as crise de ansiedade que podem ser chamadas de crise ou ataque de panico. Quando a pessoa é acometida dessa crise perde o controle emocional e se bloqueia, o medo toma conta e a pessoa se torna incapaz de manter autocontrole, se desestrutura. Pode ser medo de estar dentro do ônibus, lugar fechado, ou sair de casa, ou não saber estar em lugares muitos cheio de pessoas etc etc. Espero poder ajudado, boa cura.
A ansiedade é uma emoção, que até podemos considerá-la normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.
Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar. Mas esse sofrimento com ajuda de um profissional, pode ser minimizado.

Sintomas de Ansiedade
A ansiedade e seus transtornos podem causar sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham o dia a dia de diversas formas.

Sintomas psicológicos da ansiedade
• Constante tensão ou nervosismo
• Sensação de que algo ruim vai acontecer
• Problemas de concentração
• Medo constante
• Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
• Preocupação exagerada em comparação com a realidade
• Problemas para dormir
• Irritabilidade
• Agitação dos braços e pernas.
Sintomas físicos da ansiedade
• Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
• Respiração ofegante ou falta de ar
• Aumento do suor
• Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
• Sensação de fraqueza ou cansaço
• Boca seca
• Mãos e pés frios ou suados
• Náusea
• Tensão muscular
• Dor de barriga ou diarreia.
Ataques de pânico
Os ataques de pânico são uma reação comum aos transtornos de ansiedade, principalmente na síndrome do pânico. Suas principais características são:
• Sensação de nervosismo e pânico incontroláveis
• Sensação de morte
• Aumento da respiração
• Aumento da frequência cardíaca
• Tonturas e vertigens
• Problemas gastrointestinais.
A ansiedade é o primeiro sinal para agravamentos maiores como as citadas pelos profissionais acima, dentre elas a síndrome do pânico, agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada. Sintomas comuns são os pensamentos acelerados ou excessivos que pode ser apresentado para si mesma na pessoa, sem compreender o motivo desses pensamentos demasiados, negatividade diante de situações que nem sequer ocorreram ainda, distúrbio do sono, compulsões e sintomas que devem ser consultados a um psicólogo em consonância dependendo do caso com um psiquiatra.
 Miriam Britto
Psicólogo
Maceió
A ansiedade pode variar entre uma pessoa e outra comportamentalmente de sintomas leves ate seu aumento, deixando este desconforto em gravidade.Dentre os sintomas tais como: Palpitações, descontrole sobre os pensamentos, co sensação de desmaio,respiração ofegante ou falta de ar,tremores nas mãos ou em outras partes do corpo, medo, náusea,alteração no sono,etc. Podendo desencadear transtorno do pânico apresentando ataques recorrentes de ansiedade grave como medo de ficar sozinho,lugares públicos,tonturas e vertigens, na maioria dos sintomas acima citados seguido de um medo persistente de ter outro ataque.
 Frederico Bernardo de Oliveira Muller
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Há uma grande confusão feita em torno de sua pergunta.
Sendo bem objetivo, não se pode afirmar quais sintomas fisiológicos podem estar presentes numa crise de ansiedade. Ela pode causar muito mal estar na vida da pessoa, psicológico mesmo, sem qualquer um deles, e há alguns comuns que aprecem mais estatisticamente como a falta de ar, entre outros, mas isso não determina que eles vão aparecer.
A ansiedade em si, é comum a todo ser humano, inerente a vida. Algumas pessoas por problemas de ordem psíquica, apresentam as crises, outras só um aperto no peito, isso varia muito, mas todos são sinais de que se precisa dizer algo que não da pra falar.
Se a pessoa estiver sentindo que a ansiedade está atrapalhando a dinâmica da vida, tendo crises com sintomas fisiológicos ou não, é preciso procurar atendimento.
Mas muita atenção, procurar ajuda profissional, e em hipótese alguma buscar resolver direto com remédio, muito menos se automedicar.
Em caso de crise com sintomas fisiológicos, siga os seguintes passos e tenha certeza de estar fazendo a coisa certa:
Se tiver certeza de que o(s) sintoma(s), ou acrise tenham sido de origem psíquica, procure já um alguém da área clínica. Um bom profissional vai identificar e diagnosticar bem escutando você, e pode constatar ou não a necessidade de suporte medicamentoso. Isso é muito importante para um prognóstico igualmente bom!
Se você não sabe se o sintoma pode ter origem fisiológica, primeiro busque ser examinado por um médico para descartar a hipótese de ser algum mal dessa natureza. E , se confirmar a origem psíquica, busque primeiro atendimento clínico, na grande maioria dos casos não ha a necessidade de remédio. O tratamento medicamentoso feito sem tratamento clínico pode causar outros sintomas, ter inúmeros efeitos colaterais, e ate agravar o quadro,. Além disso, não existe remédio específico para ansiedade, o que se ministra são na grande maioria antidepressivos e/ou benzodiazepínicos (anticonvulsivos). E soluções erradas, igualmente comuns, como a poli medicação para conter os efeitos colaterais da droga usada como ansiolítico somando diferentes drogas é muito deletério, prejudica o tratamento e é altamente contra-indicado.
Na ansiedade há contenção e estreitamento de aspectos fisiológicos.
- palpitações ou ritmo cardíaco acelerado;
 suor;
 tremores;
 sensações de falta de ar;
 sensações de asfixia;
 dor ou desconforto no peito;
 náusea ou mal estar abdominal;
 sentir-se tonto, desequilibrado, desmaiando;
 desrealização (sentimentos de irrealidade)
 despersonalização (sentir-se destacado de si mesmo)
 Helen Barbosa Santos
Psicólogo
Nova Iguaçu
Se está te trazendo prejuízo e sofrimento, recomendo psicoterapia. Durante o processo terapêutico, você poderá identificar as causas das crises, o que é fundamental para melhorar a sua qualidade de vida.
 Mirely Vasconcelos
Psicólogo
Recife
A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, mas em excesso pode caracterizar um distúrbio.
Assim, quando sentimentos medos extremos em situações simples do nosso cotidiano, quando nos percebemos deixando de realizar algo por medo de dar errado, ou nos observamos com sintomas físicos que interferem na nossa rotina como dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, tremores nas mãos ou outras partes do corpo, sensação de fraqueza ou cansaço, boca seca, mãos e pés frios ou suados, náuseas ou tensão muscular, estamos experimentando as características de um distúrbios de ansiedade.
Os sintomas psíquicos e físicos podem trazer prejuízos emocionais. Sendo este o caso, recomendo acompanhamento profissional para compreender as causas e mudar o quadro em busca de uma melhor qualidade de vida.
Olá! Existe uma lista de sintomas físicos e psicológicos sobre crise de ansiedade e vou compartilhar com você para que tenha melhor entendimento sobre este desconforto que prejudica demais o bem estar. Começo com as sensações físicas: aceleração do batimento cardíaco, como também dores no peito; sensação de falta de ar; sudorese, boca seca; tremores no corpo ou apenas nas mãos; náusea; tensão muscular e dores de barriga ou diarreia. Os sintomas psicológicos são: aumento de tensão, nervosismo ou irritabilidade; dificuldade de concentração; sentir medo com frequência; pensamento de que pode acontecer algo ruim; esquecimento; dificuldade para dormir; preocupação exagerada. Esses são os mais comuns sintomas de ansiedade e precisam de atenção. Para diminuir e extinguir essas crises é necessário um acompanhamento psicológico, pois em terapia você irá descobrir os gatilhos para estar neste estado e também aprenderá técnicas para lidar com o momento de crise. Espero ter lhe ajudado. Abraço.


 Flávia Fleury
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá,
As crises de ansiedade são caracterizadas por vários sintomas, mas a pessoa pode apreentar apenas alguns, não necessariamente todos eles. Ex: aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese, vertigem, tremores, medo exagerado, pensamentos catastróficos e negativos de que o pior vai acontecer, preocupação excessiva com o futuro, ruminaçâo do pensamento, irritabilidade, comportamentos de evitação dos lugares e situações que associou com as crises de ansiedade, temor de enlouquecer, de morrer ou de passar vexame diante dos outros, entre outros sintomas.
A terapia cognitiva comportamental e intervenções de mindfulness são tratamentos específicos e muito eficazes para essas crises.
Os sintomas mais comuns das crises de ansiedade são falta de ar, taquicardia, boca seca, sudorese, medo de que algo ruim irá acontecer, pernas bambas, enfraquecimento dos membros inferiores, tremores, vertigens, entre outros.
Mais ou pés frios, parece que “o coração vai sair pela boca”, dores no peito, respiração ofegante, batimento cardíaco acelerado, suor excessivo, etc A ansiedade não é nenhum mal, porém quando foge ao nosso controle, atrapalha no dia a dia, não é somente ansiedade, mas um transtorno de ansiedade. A falta de controle em diversas situações que exigimos além da conta. Procure um psicólogo especialista em Transtornos de Ansiedade em sua região. Para um tratamento breve e focal, a dica é a terapia cognitivo-comportamental.
 Jorge Luís R. da Silva
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
A ansiedade é uma emoção normal ao ser humano, e surge comumente ao enfrentarmos situações estressantes. Porém, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença (CID 10 F41.1), fazendo com que sintamos preocupação e medo extremo diante de situações simples da rotina.
Esses são alguns sintomas provocados pelo alto nivekl de ansiedade=
A) Sintomas psicológicos da ansiedade.
Constante tensão ou nervosismo
Sensação de que algo ruim vai acontecer
Problemas de concentração
Medo constante
Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
Preocupação exagerada em comparação com a realidade
Dificuldade para pegar no sono.
Irritabilidade.
B) Sintomas físicos da ansiedade
Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
Respiração ofegante ou falta de ar
Aumento do suor
Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
Sensação de fraqueza ou cansaço
Boca seca
Mãos e pés frios ou suados
Náusea
Tensão muscular
Dor de barriga ou diarreia.
A Ansiedade pode ser o gatilho inicial para crises de panico.
Observando alguns desses sintomas, é aconselhavel procurar um Psicólogo.

Boa tarde.
Os pacientes podem apresentar ansiedade e preocupações excessivas sobre algumas atividades ou alguns eventos .
Dificuldade em controlar as preocupações, que ocorrem por mais dias do que não por ≥ 6 meses. As preocupações também devem ser associadas a ≥ 3 dos seguintes: Agitação ou sensação de nervosismo ou tensão .
Cansaço fácil, dificuldade de concentração, Irritabilidade ,tensão muscular, alterações do sono são sintomas que devem ser observados . Recomendo procurar um Psicólogo , cada diagnostico e desenvolvido de forma individual, cada pessoa pode manifestar de forma diferente.
Dra. Patricia Atanes
Psicólogo, Psicanalista
São Bernardo do Campo
As Crises de ansiedade caracterizam-se por vários sintomas, porém não necessariamente todos são apresentados. Ex: aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese, vertigem, tremores, medo exagerado e nem sempre real, pensamentos catastróficos e negativos de sempre algo ruim vai acontecer, preocupação excessiva com o futuro, ruminação de pensamento, irritabilidade, isolamento, dificuldade para respirar entre outros. A psicoterapia é indicada para um diagnóstico efetivo e também tratamento adequado.
Olá! Tudo bem?
Acho que os colegas conseguiram apontar bem os principais sintomas. Complementando, é muito importante distinguir em quais ocasiões esses sintomas ocorrem: se é uma crise inesperada, na presença de algum estímulo específico ou em alguma situação social. Saliento também que crise de ansiedade é um termo genérico, por isso a importância de se caracterizar o contexto de ocorrência dos sintomas para o diagnóstico correto.
Um cordial abraço,
Victor.
 Felipe Robaina
Psicólogo
Mandaguari
São vários sintomas desse transtorno que é cada vez mais comum na sociedade, porém os sintomas seja físico, psicologico ou como chamo de distorções cognitivas variam de pessoa para pessoa, sintomas como sudorese, taquicardia, tremores e agitação estão presente em alguns sintomas físicos, os sintomas psicológicos também variam, como pensamento acelerado, medos irracionais, crise de pânico, compulsão por compras e estresse.
 Angélica Dal Puppo Schwertner
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Existem diversos sintomas que podem aparecer diante de uma crise de ansiedade. Quando esses sintomas causam sofrimento o recomendado é buscar um profissional de sua escolha para realizar um tratamento.
Olá! Como já foi apontado acima, quando a ansiedade, que é um sentimento comum do ser humano, começa a se transformar em uma crise, ela envolve falta de ar, taquicardia, sudorese, boca seca, pensamentos invasivos, tremores, náusea e/ou vertigens. Para entender a origem dessas crises, é bem importante que faça um acompanhamento psicoterapêutico.
 Fabiane Valentin da Silva
Psicólogo
Curitiba
Olá!

Para um diagnóstico adequado, o ideal é você realizar uma consulta com um especialista, para que, além de saber quais são os principais sintomas de uma crise de ansiedade, você também seja orientado quanto ao tratamento.

Mas os sintomas mais comuns são: inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele; fatigabilidade; dificuldade para se concentrar ou sensações de “branco” na mente; irritabilidade, tensão muscular; perturbação do sono (dificuldade para manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto). Algumas pessoas também relatam taquicardia.

Se você ou alguém que você conhece está tendo crises de ansiedade, busque ajuda profissional.

Espero ter contribuído!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Para o diagnóstico ser, de fato, transtorno de ansiedade, um conjunto de sintomas físicos deve ser experimentado juntamente com os sintomas psicológicos (nervosismo, problemas de concentração, medo constante, preocupação exagerada, irritabilidade e pensamentos descontrolados de caráter negativo, entre outros). Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Danielle de Souza Almeida
Psicólogo
Rio de Janeiro
A ansiedade é um sentimento ligado à emoção de medo, de ameaça. Ela nos ajuda (quando em níveis mais baixos) a nos anteciparmos a algum problema (ex: estudar para não ir mal na prova). Mas em níveis mais elevados traz sintomas desconfortáveis, que variam conforme a intensidade ("só" ansiedade mais alta, até a crise de ansiedade ou o ataque de pânico). Os sintomas mais comuns relatados no DSM, envolvem pensamentos de preocupação excessiva, insônia, coração acelerado, aperto no peito, angústia, etc... mas esses são alguns sintomas. Até porque são diferentes tipos de ansiedade... Então o ideal é você consultar um psicólogo com experiência nessa área para ser feito o diagnóstico e o plano de tratamento. ;)
A ansiedade pode se manisfestar de diversas formas, desde o pico de ansiedade que está mais relacionada a uma sensação de morte, de falta de ar associada a Síndrome do Pânico, até um certo "plato" que é uma sensação constante de ansiedade presente em quem sofre com TOC, portanto, não há como generalizar os sintomas. Se acreditar que sofre com estes sintomas, procure precocemente um Psicólogo para poder te ajudar num processo de diagnóstico e recursos de enfrentamento deste processo. Lembre-se, para qualquer adoecimento, sempre importante procurar ajuda precoce.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
Olá! Além dos sintomas descritos pelos meus colegas acima, tente se orientar para além dessa apresentação. O diagnóstico, em sendo o caso, não pode reduzir toda a qualidade de recursos que você possui para lidar com a situação. Assim, tente procurar terapia para lidar melhor, de maneira mais criativa o que o vem apresentando.
Dra. Sarita Rocha
Psicólogo
Londrina
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CRISE DE ANSIEDADE?
A crise de ansiedade é como um curto-circuito corporal e mental, que gera uma descarga de adrenalina e noradrenalina no organismo, e acaba causando os sintomas físicos – e mais intensos – da crise.

Talvez uma das melhores definições para as múltiplas sensações em uma crise de ansiedade seja a comparação com um cenário de guerra, onde, mesmo que o inimigo não esteja presente, as ameaças à vida são reais e constantes, e o corpo sente que precisa se manter alerta e reagir de imediato.

Alguns sintomas mais comuns de crises de ansiedade são:

palpitação ou desconforto no peito;

aceleração da pulsação e respiração;

sensação de falta de ar,

sufocamento ou desmaio;

suor;

tremores;

formigamentos;

náuseas;

calafrios;

medo de perder o autocontrole, enlouquecer ou mesmo de morrer.

As manifestações de sintomas de crises de ansiedade podem acontecer inadvertidamente e sem um gatilho aparente. Às vezes, o simples fato de estar em algum lugar movimentado, fechado ou alto pode desencadear uma crise.
Olá! Os sintomas mais comuns são percebidos primeiramente através do corpo, quando não falamos sobre o que sentimentos e guardamos nossas emoções, o corpo acaba falando, então os principais sinais de uma ansiedade patológica são: falta de ar, dor no peito, formigamento, tremores, tensão muscular, dores de cabeça, taquicardia, compulsão alimentar, falta de apetite. Elevados níveis de estresse e preocupação são vistos nesse sentido. É preciso descobrir em quais contextos você anda tendo esses sentimentos para que possamos a melhorar isso na sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Falta de ar, tensão muscular, pensamentos acelerados, tremores e taquicardia.
Os sintomas mais comuns de ansiedade incluem preocupação excessiva, nervosismo, falta de ar, taquicardia, tremores, irritabilidade e problemas de sono. Se esses sintomas causarem sofrimento, é aconselhável buscar a ajuda de um profissional de saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Adriana de Araújo
Psicólogo
São Paulo
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! É muito comum que as pessoas que enfrentam crises de ansiedade experimentem uma variedade de sintomas, tanto físicos quanto emocionais. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Sintomas Físicos:
Batimentos cardíacos acelerados ou palpitações.
Respiração rápida ou falta de ar.
Sensação de aperto no peito.
Tonturas.
Tremores ou sensação de fraqueza.
Sudorese excessiva.
Dor de cabeça.
Dor no estômago, náusea ou desconforto abdominal.
Problemas gastrointestinais, como diarreia ou constipação.

Sintomas Emocionais:
Sentimentos de medo intenso.
Sensação de estar fora de controle.
Preocupação excessiva.
Pensamentos recorrentes.
Dificuldade em relaxar.
Irritabilidade ou impaciência.
Dificuldade em concentrar-se ou em manter a atenção.
Entre muitos outros sintomas físicos e emocionais.

Se você está experimentando alguns desses sintomas com frequência, ou conhece quem esteja passando por isso, e estes sintomas estão impactando a qualidade de vida, é importante buscar apoio profissional.
A terapia pode ser um recurso valioso para lhe ajudar a entender e lidar com sua ansiedade de maneira saudável. Estou aqui para oferecer um espaço seguro e acolhedor para um tratamento qualificado para melhoria da ansiedade. Não hesite em entrar em contato comigo ou com outro profissional de saúde mental para agendar uma consulta e dar o primeiro passo em direção ao seu bem-estar emocional. Estou à disposição! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo
Olá, como você está?
É normal se sentir ansioso(a) em alguns momentos, como as vésperas de uma prova ou entrevista de emprego, antes de uma apresentação importante no trabalho é ou faculdade. Antes de uma viagem ou evento importante. Antes de fazer algo novo pela primeira vez ou esperar por uma notícia. Sabe aquele frio na barriga!?

O principal sinal de alerta é a desproporção dessa emoção em relação a realidade, gerando pensamentos constantes e persistentes sobre possíveis perigos ou problemas.

Também pode-se destacar a presença de sintomas físicos, como: batimentos cardíacos acelerados, sudorese excessiva, tremores ou agitação, sensação de falta de ar, tontura ou vertigem, tensão muscular, problemas gastrointestinais, como náuseas ou diarreia.

A ansiedade também pode afetar a qualidade do sono, gerando distúrbios, como por exemplo, a insônia ou até mesmo a dificuldade de ter um sono reparador.

Impacta também a capacidade de concentração e atenção, devido aos pensamentos constantes e preocupações excessivas. Além disso, pode aumentar a irritabilidade e frustração, sem motivo explícito.

Vale ressaltar que a ansiedade não é uma doença, na verdade é um sintoma. Este sintoma pode ser situacional ou relacionado a algum transtorno.

Não hesite em procurar ajuda, caso considere necessário. Fico à disposição!
As crises de ansiedade podem se manifestar de diversas formas, tanto em nível físico quanto emocional. Os sintomas mais comuns incluem sensação de medo intenso ou apreensão, acompanhados de reações fisiológicas como aceleração do coração, falta de ar, suor excessivo, tremores, e sensação de "nó na garganta". Muitas pessoas também experimentam uma sensação de desconforto abdominal, como náuseas ou diarreia, e uma sensação geral de inquietação. Além disso, a pessoa pode se sentir tensa, com dificuldade de relaxar ou de manter a concentração, e pode até ter pensamentos acelerados, tornando difícil se concentrar ou tomar decisões.

Em situações mais intensas, pode ocorrer um medo avassalador de perder o controle ou até de morrer, o que intensifica ainda mais o desconforto. Os sintomas emocionais frequentemente incluem uma sensação de desesperança, irritabilidade ou tristeza, e pode haver um distanciamento social devido ao medo de que as crises ocorram em público.

A psicoterapia pode ser extremamente útil no tratamento das crises de ansiedade, pois oferece um espaço para entender as raízes desse medo constante e trabalhar para reduzir a frequência e a intensidade das crises. Através da psicoterapia, a pessoa pode aprender a identificar os gatilhos das crises, desenvolver habilidades para lidar com as emoções e recuperar o controle sobre sua vida emocional, diminuindo o impacto da ansiedade no cotidiano.
 Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Obrigado pela pergunta! As crises de ansiedade costumam causar sintomas físicos e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão: aumento do ritmo cardíaco, falta de ar, tremores, suor excessivo, sensação de aperto no peito, tontura, sensação de desmaio, e um medo intenso de que algo ruim aconteça. Esses sintomas podem ser tão intensos que se assemelham a um ataque cardíaco. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é eficaz para ajudar a identificar e modificar pensamentos distorcidos que desencadeiam esses sintomas. A Hipnose Clínica também pode ser utilizada para tratar a raiz emocional das crises. Se os sintomas persistirem, é importante consultar um profissional médico. Fico à disposição para dúvidas ou acompanhamento terapêutico.
As crises de ansiedade (ou ataques de pânico) são episódios de intensa sensação de medo, desconforto e nervosismo que podem ocorrer de forma inesperada. Embora cada pessoa possa experimentar esses episódios de maneira um pouco diferente, os sintomas mais comuns de uma crise de ansiedade incluem tanto sintomas físicos quanto emocionais.

Aqui estão alguns dos sintomas mais frequentes durante uma crise de ansiedade:

Sintomas Físicos:
Frequência cardíaca acelerada (taquicardia) – O coração bate mais rápido do que o normal, o que pode causar sensação de que "o coração vai sair pela boca".
Falta de ar ou sensação de sufocamento – A pessoa pode sentir dificuldade para respirar, como se não conseguisse puxar ar suficiente.
Tremores – As mãos ou o corpo podem tremer, o que é um reflexo da resposta ao estresse.
Tontura ou sensação de desmaio – Pode ocorrer uma sensação de que a pessoa vai desmaiar ou cair.
Sensação de calafrios ou calor excessivo – Mudanças na temperatura corporal, fazendo a pessoa se sentir muito quente ou com calafrios.
Suor excessivo – A transpiração aumenta, muitas vezes sem explicação, mesmo que a pessoa não esteja fazendo esforço físico.
Dor no peito – Muitas pessoas relatam uma sensação de pressão no peito, o que pode ser confundido com um problema cardíaco, embora seja uma reação do corpo ao estresse.
Náusea ou dor abdominal – A ansiedade pode afetar o sistema digestivo, levando a náuseas ou até diarreia.
Formigamento ou dormência – Sensações de formigamento ou dormência podem ocorrer em partes do corpo, especialmente nas mãos, pés ou rosto.
Sensação de desrealização ou despersonalização – A pessoa pode sentir que o ambiente ao seu redor não é real, ou que está "fora de si", observando-se como se fosse outra pessoa.
Sintomas Emocionais:
Medo intenso ou sensação de que algo terrível vai acontecer – A pessoa pode sentir um medo avassalador, sem motivo aparente, acreditando que algo muito ruim está prestes a acontecer (como um desastre ou até mesmo a morte).
Perda de controle – Sentir que vai perder o controle de si mesma ou da situação, ou até ter uma sensação de "ficar louca".
Preocupação excessiva – Durante ou após a crise, a pessoa pode ficar excessivamente preocupada com a possibilidade de ter outra crise.
Sentimento de desesperança ou angústia – A pessoa pode sentir que não vai conseguir lidar com a situação ou que não há saída para o que está acontecendo.
Dificuldade de concentração – Durante uma crise de ansiedade, pode ser difícil focar ou pensar claramente, já que a mente está dominada pelo medo e pela tensão.
Sintomas Comportamentais:
Evitação – Para evitar as crises, algumas pessoas começam a evitar certos lugares ou situações onde acham que a ansiedade pode surgir, o que pode afetar negativamente sua vida social, profissional e pessoal.
Comportamento de fuga – A pessoa pode tentar escapar rapidamente da situação em que está, por exemplo, saindo de um local ou afastando-se de uma atividade que esteja gerando ansiedade.
Quando as crises de ansiedade se tornam frequentes ou intensas, isso pode ser um sinal de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou Transtorno de Pânico. Nesse caso, é recomendável procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para diagnóstico adequado e tratamento, que pode envolver terapia cognitivo-comportamental, medicação ou uma combinação de ambas.
Como lidar com uma crise de ansiedade:
Se você ou alguém estiver passando por uma crise de ansiedade, algumas estratégias para lidar com ela incluem:

Respiração controlada: Respire profundamente, contando até 4 enquanto inspira, segure por 4 segundos e expire contando até 6. Isso ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Focar no presente: Tente se concentrar no que está ao seu redor, tocando objetos ou olhando para algo específico.
Autocompaixão: Lembre-se de que as crises de ansiedade são temporárias e que você está seguro.
Buscar apoio: Falar com alguém em quem confia ou procurar ajuda profissional pode ser fundamental para lidar com as crises de maneira mais eficaz.
É importante tratar essas crises com o devido cuidado, já que, se não tratadas, podem se intensificar e prejudicar a qualidade de vida.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Os sintomas de crises de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns incluem:
Sintomas Físicos
Palpitações cardíacas: Sensação de batimentos cardíacos acelerados ou irregulares.
Falta de ar: Dificuldade para respirar ou sensação de sufocamento.
Tremores: Tremores nas mãos ou em outras partes do corpo.
Sudorese excessiva: Suor frio, mesmo em situações que não exigem esforço físico.
Tontura: Sensação de desmaio ou vertigem.
Náusea e vômitos: Desconforto gastrointestinal, que pode incluir enjoo.
Tensão muscular: Músculos rígidos, especialmente na mandíbula e nos ombros.
Sensação de calor ou calafrios: Mudanças súbitas na temperatura corporal.
Sintomas Psicológicos
Medo intenso: Sensação avassaladora de medo ou pânico, muitas vezes sem uma causa aparente.
Preocupação excessiva: Pensamentos persistentes sobre o que pode dar errado.
Dificuldade de concentração: Mente em branco ou incapacidade de focar em tarefas simples.
Despersonalização: Sensação de estar desconectado de si mesmo ou da realidade.
Sintomas Comportamentais
Comportamento evitativo: Tendência a evitar situações que possam desencadear a ansiedade, como sair de casa ou interagir socialmente.
Agitação: Incapacidade de relaxar, frequentemente se movendo ou balançando as pernas.
Esses sintomas podem surgir subitamente e variar em intensidade. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses sintomas com frequência, é importante buscar apoio profissional para um diagnóstico adequado e tratamento.
Se precisar de mais informações ou orientações sobre como lidar com a ansiedade, estou à disposição para ajudar!
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? A ansiedade, quando se manifesta em crise, pode afetar tanto o corpo quanto a mente, criando um turbilhão de sensações que parecem sair do controle. O cérebro entra em um estado de alerta intenso, como se estivesse se preparando para enfrentar um perigo, mesmo quando não há uma ameaça real. Isso pode gerar uma série de sintomas que variam de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns incluem:

Fisicamente, o coração pode disparar, a respiração fica curta ou ofegante, há sensação de aperto no peito, tontura e até dormência nas mãos ou no rosto. Algumas pessoas sentem tremores, suor excessivo e ondas de calor ou frio. O estômago também pode reagir, trazendo náusea, dor ou desconforto gastrointestinal.

No lado emocional, a mente pode ser inundada por pensamentos acelerados, medo intenso (às vezes sem uma causa clara), sensação de desespero ou de que algo ruim vai acontecer. Muitas pessoas descrevem uma angústia profunda, uma sensação de perda de controle e, em alguns casos, até um medo de morrer ou enlouquecer.

Neurocientificamente falando, isso acontece porque o sistema nervoso está ativando a resposta de "luta ou fuga", liberando hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina. Mas, como o perigo não é real, o corpo fica preso nesse estado de hiperativação sem encontrar uma saída, o que intensifica os sintomas.

O que muitas pessoas não sabem é que a crise de ansiedade, por mais assustadora que pareça, tem um pico e depois começa a diminuir. Técnicas de regulação emocional podem ajudar a acelerar esse processo, como respiração diafragmática e grounding (exercícios que ajudam a ancorar a mente no presente). Mas, para entender as causas desse padrão e aprender a quebrá-lo de forma mais duradoura, o acompanhamento terapêutico pode ser um grande aliado. Caso precise, estou à disposição!
 Julia Rhenius
Psicólogo
Florianópolis
Os sintomas mais comuns de alguém que apresenta crises de ansiedade incluem:
Sintomas fisiológicos: Taquicardia, sudorese, tremores, dificuldade de respirar, sensação de sufocamento, tontura, dores no peito, formigamento e tensão muscular.
Sintomas psicológicos: Medo de perder o controle, de enlouquecer ou de morrer, sensação de despersonalização (sentir-se desconectado de si mesmo) ou desrealização (sentir-se desconectado da realidade).
Sintomas comportamentais: Evitação de situações que possam desencadear ansiedade, inquietação e dificuldade de concentrar-se.
Esses sintomas podem variar em intensidade e duração, mas geralmente causam desconforto significativo e prejuízo nas atividades diárias. Se você estiver experienciando crises de ansiedade, não hesite em buscar ajuda profissional!
Os sintomas mais comuns de crises de ansiedade incluem: taquicardia, falta de ar, sensação de sufocamento, tremores, sudorese excessiva, tontura, náuseas, sensação de desmaio, sensação de morte iminente, e pensamentos acelerados ou catastróficos. Além disso, a pessoa pode sentir uma forte necessidade de fugir da situação ou se isolar.
 Alessandra Gomes Krouwel
Psicólogo, Psicanalista
Campinas
Os sintomas comuns da ansiedade são: sudorese, náuseas, tremores no corpo, palpitação e/ou tensão muscular.
Caso estes sintomas estejam afetando o seu bem estar e não tenham uma nenhuma origem orgânica, eles podem ser sinais de ansiedade.

Especialistas

Armindo Ferraz

Armindo Ferraz

Psicólogo

São Paulo

Steve Fernandes

Steve Fernandes

Psicólogo

São Paulo

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Erik Costa Oliveira

Erik Costa Oliveira

Fisioterapeuta

Eirunepé

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 404 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.