Quais os sintomas de uma pessoa que possui retardo mental?

4 respostas
Quais os sintomas de uma pessoa que possui retardo mental?
Segundo a Classificação Internacional de Doenças, a CID 10, o Retardo Mental Moderado( F711)_ inclui o : "comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância, ou tratamento." O Teste de Q1 desta pessoa resulta na faixa dos 35 pontos (diferentemente da normal, que seriam 85. Abaixo de 70 encaixa-se no retardo). Estes dados nos levam a pensar que uma pessoa acomedida por esta patologia não vai desempenhar suas atividades diárias com normalidade.Caracteriza-se por aprender, falar ou sentar-se com alguma lentidão no seu processo de desenvolvimento, mas com o suporte adequado poderá viver com alguma independência.Vale o procurar seu especialista de confiança! Boa sorte!
!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando a colega, para ser considerado RM (retardo mental), a pessoa deve preencher critérios de QI (coeficiente intelectual) 70 (pelo DSM) ou abaixo (max. 2 desvios - padrão abaixo da média). Tal QI pode ser obtido através de um teste padronizado de inteligência. Além do QI, é necessário preencher outros critérios, como ter um baixo funcionamento adaptativo em pelo menos duas áreas: comunicação, auto- cuidado, independência, aspectos da vida diária, aprendizado, habilidades sociais... Tal características devem ser observadas antes dos dezoito anos de idade. Há casos, em que a pessoa vai mal em testes de inteligência e nem por isso tenha RM, pois tem habilidades da vida diária e outras habilidades preservadas. Pode ser outra situação como por exemplo, TO (transtorno opositor- o que ocorre muito nos Ambulatórios de Psiquiatria). Por isso, é importante observar e avaliar bem todos os critérios.

Espero ter contribuído.

Att,

Marlene Galdino.
Importante destacar que o diagnóstico de Deficiência Intelectual ou Retardo Mental é importantíssimo para diferenciar outros transtornos do Neurodesenvolvimento como Autismo , Transtornos específicos de Aprendizagem e de Comunicação, por exemplo. Pode manifestar-se sozinho ou acompanhado.
Os aspectos de desenvolvimento típico para a idade não acompanham o que seria considerado um crescimento padrão, podendo apresentar sofrimento da pessoa ou familiares. Necessário identificar falsos retardos, como deficiências visual e auditiva, entre outros aspectos organicos.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juliette Karlene Castro Leite

Juliette Karlene Castro Leite

Psicólogo

Fortaleza

Gabriel Afonso Ferreira Sapucahy

Gabriel Afonso Ferreira Sapucahy

Psiquiatra

Montes Claros

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.