Quais os sintomas de dengue? Quais medicamentos posso receitar para aliviar as dores?

4 respostas
Quais os sintomas de dengue? Quais medicamentos posso receitar para aliviar as dores?
Olá, os sintomas da dengue podem ser febre, dores no corpo, dor de cabeça, cansaço, vômitos, diarreia, mal estar. Medicaçôes são analógicos e hidratação. Recomendo que agende uma consulta médica para avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um dos sintomas bem característicos da dengue é a prostração (cansaço generalizado, fraqueza) e dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos. Você deve evitar uso de ibuprofeno, torsillax e outros anti-inflamatórios não esteroidais.
Se possível, procure um médico, para avaliar se seu caso configura de fato dengue e para acompanhamento de hemograma, plaquetas e hematócrito.
Abraço, dra Renata.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A dengue pode causar uma grande gama de sintomas, como dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, enjoo, diarreia, e vermelhidão e coceira na pele. As medicações que podem ser usadas para controle de dor na Dengue são a Dipirona e o Paracetamol, em dores muito intensas pode fazer uso de medicamentos opioides, como Codeina e Tramadol, mas normalmente analgésicos simples costumam dar conta. Antiinflamatórios, como ibuprofeno, diclofenaco, nimesulidade, e cetoprofeno são contraindicados devido ao risco de piora das plaquetas.
O principal sintoma da dengue é a febre, que pode vir acompanhada de cansaço, dor no corpo, dor de cabeça, dor nos olhos, manchas vermelhas na pele, vômitos e diarreia. É muito importante que busque avaliação médica logo no início dos sintomas, pra avaliação adequada em busca de sinais de alarme que só podem ser identificados com exame físico. A consulta é ainda mais importante se você tiver mais de 65 anos ou tiver alguma doença crônica, como diabetes, problemas cardíacos, etc. Nestes casos, há necessidade de monitoramento com hemograma desde o início até a recuperação do quadro. O mesmo vale para crianças pequenas, idosos, gestantes ou mulheres que tiveram filho recentemente, pois o risco de complicações é maior. O tratamento principal é água e soro de reidratação. Muito. Pode parecer simples, mas é isto que faz toda a diferença para evitar complicações. Para controlar dor e febre, analgésicos como dipirona ou paracetamol. Não use mais nada sem receita médica, pode ser perigoso. Ao menor sinal de sangramento, dor abdominal importante ou tontura, procure um serviço de emergência rapidamente. Como rotina, deve-se retornar para avaliação quando baixa a febre ou 5 dias após o início dos sintomas (é o período de maior risco de complicações).

Especialistas

Temístocles Barbosa de Sousa Neto

Temístocles Barbosa de Sousa Neto

Médico clínico geral

Brasília

Melissa Palmieri

Melissa Palmieri

Especialista em medicina preventiva

São Paulo

José Martins de Souza Neto

José Martins de Souza Neto

Médico clínico geral

Jataí

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Renato Resmini Riemke

Renato Resmini Riemke

Generalista

Pelotas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 203 perguntas sobre Dengue
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.