Quais os principais características do transtorno do espectro autista?

5 respostas
Quais os principais características do transtorno do espectro autista?
Completando a resposta da colega, sugiro ainda que busque ainda avaliação/ acompanhamento médico especializado, ou seja, com um neuropediatra ou psiquiatra infantil. Pois, apesar dos traços e sintomas clínicos que possam ser observados e até logo mediados por demais especialistas (terapeutas: psi, fono, T.O. pedagogo e psicopedagogos) o diagnóstico é médico.
A clínica observacional é ampla e os sinais que os pacientes possam apresentar são diversos e definem o quadro e grau de severidade do problema relacionado aos transtornos do espetro do autismo (TEA).
Espero poder ter ajudado.
"Afine a sua saúde. Cuide da sua comunicação. Consulte um fonoaudiólogo."

O transtorno do Espectro Autistico pode ser avaliado segundo a 3 critérios básicos: desenvolvimento da linguagem, habilidades de sociabilização e comportamentos motores. Dentro destas vertentes são avaliados comportamentos que podem demonstrar a graduação de que o paciente apresenta. O TEA é um transtorno que atrapalha o desenvolvimento global da pessoa. E para que a avaliação seja realizada de forma assertiva e encaminhando o paciente para os atendimentos multiprofissionais especializados a avaliação neuropsicologica em conjunto a avaliação do neuropediatra ou psiquiatra infantil.
Crianças com transtorno do espectro autista demonstram sinais no primeiros meses. Os transtornos do espectro autista apresentam uma ampla gama de severidade e dificuldades. Há uma grande heterogeneidade na apresentação fenotípica, tanto com relação à configuração e severidade dos sintomas comportamentais. O diagnóstico do autismo é clínico, feito por observação do comportamento e entrevistas com os pais ou responsáveis. Dessa forma, sugiro que você procure um psicoterapeuta e converse com o pediatra, fale o que tem observado em relação ao desenvolvimento do seu/da sua filho/a, suas dúvidas, medos e preocupações. Abraços!
A Neuropsicológa e a pessoa mais indicada ,para fazer um rastreio, avaliação, e dar as orientações necessárias para te ajudar em relação as sua duvidas .Quanto mais cedo buscar você estará ajudando teu filho e vocês a saber lidar com as dificuldades encontradas.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferente síndromes marcadas por três características fundamentais,que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólico, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA) porque apresentar muito diferença umas das outras, numa gradação que vai da leves á mais grave.
Tipos:
Autismo clássico o grau de comportamento pode variar de muito.De maneira geral,os portadores são voltados para si mesmo,não estabelecem contato visual com as pessoas nem com ambiente;conseguem falar,mas não usam fala com ferramenta de comunicação.
Autismo de alto os portadores apresentam as mesmas dificuldade dos outros autistas,mas numa medida reduzida.
Distúrbio global do desenvolvimento (DGD) os portadores tem dificuldade de comunicação e de interação social.