Quais os primeiros exames para diagnosticar alzheimer e que especialista devo ir?

5 respostas
Quais os primeiros exames para diagnosticar alzheimer e que especialista devo ir?
O primeiro profissional a ser procurado é um neurologista que além de entrevista solicitará alguns exames para avaliação do caso e diagnóstico. Um dos exames comumente solicitado e de grande importância
para esclarecimento do quadro é a Avaliação Neuropsicológica, realizada por psicólogos especializados na área, que focará a investigação da memória e outras funções cognitivas do paciente com suspeita de Demência de Alzheimer.

O diagnostico do Alzheimer em seu in´cio é bastante complicado, principalmente por haver algumas queixas iniciais do paciente de esquecimento que geralmente são ignoradas e/ou identificadas pelos parentes como algo comum da idade.
Mesmo com os sintomas mais ampliados, não se podem descartar outras hipóteses diagnósticas que causem os mesmos sintomas.
Exames de sangue que dosem hormônios ou algum processo infeccioso podem descartar problemas com o fígado ou tireoide por exemplo, e para descartar a possibilidade de hemorragias, isquemias ou mesmo tumores cerebrais geralmente a tomografia ou ressonância resolvem.
Descartadas essa hipóteses, exames Neuropsicológicos, poderão aproximar mais da possibilidade do Alzheimer, que ainda assim só será absoluto com o desenvolvimento dos sintomas mais avançados.
Cabe ainda ressaltar que tão importante quanto o diagnostico preciso, é o tratamento clínico e psicológico dos sintomas.
Os familiares também precisarão ser assistidos psicologicamente!
A Doença de Alzheimer causa alterações comportamentais, como perda de memória, por exemplo, e alterações no cérebro. Assim, os profissionais habilitados para fazer o diagnóstico são o neurologista e o neuropsicólogo.

No início da doença é mais comum o diagnóstico de um quadro de demência leve e não do Alzheimer propriamente dito. Mas, o acompanhamento profissional desde o início faz muita diferença na progressão da doença neurodegenerativa, seja Alzheimer ou outro tipo de doença, e faz mais diferença ainda na qualidade de vida do paciente.

Espero ter te ajudado.
Atencisamente
Rosimeire
Caso seja uma pessoa idosa, o próprio geriatra irá indicar um Neurologista para avaliar melhor o caso, geralmente os neurologistas solicitam exames específicos, além de solicitarem uma avaliação neuropsicológica, esta avaliação consiste na aplicação de uma bateria de testes específicos para investigar a memória, atenção, capacidades espaciais e visuoconstrutivas, além de aspectos emocionais e comportamentais ( depressão, ansiedade, personalidade, e etc).

Att;
Denise
Um neurologista, ou geriatra ou psiquiatra que seja. Experientes em NEUROPSIQUATRIA GERIATRICA, area de maior especificidade sobre o tema.
Digo isso porque entre essas 3 especialidades medicas profissionais que sao conhecedores do assunto, e profissionais que não sao.
O diagnostico é relativamente simples, mas requer conhecimento altamente especializado no tema.
No caso da Geriatria, oriento procurar profissionais com titulo de especialista pela pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ou aqueles que tem titulacao por Residencia Medica em Geriatria credenciada pelo MEC.