Quais os primeiros exames para diagnosticar alzheimer e que especialista devo ir?

5 respostas
Quais os primeiros exames para diagnosticar alzheimer e que especialista devo ir?
O primeiro profissional a ser procurado é um neurologista que além de entrevista solicitará alguns exames para avaliação do caso e diagnóstico. Um dos exames comumente solicitado e de grande importância
para esclarecimento do quadro é a Avaliação Neuropsicológica, realizada por psicólogos especializados na área, que focará a investigação da memória e outras funções cognitivas do paciente com suspeita de Demência de Alzheimer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnostico do Alzheimer em seu in´cio é bastante complicado, principalmente por haver algumas queixas iniciais do paciente de esquecimento que geralmente são ignoradas e/ou identificadas pelos parentes como algo comum da idade.
Mesmo com os sintomas mais ampliados, não se podem descartar outras hipóteses diagnósticas que causem os mesmos sintomas.
Exames de sangue que dosem hormônios ou algum processo infeccioso podem descartar problemas com o fígado ou tireoide por exemplo, e para descartar a possibilidade de hemorragias, isquemias ou mesmo tumores cerebrais geralmente a tomografia ou ressonância resolvem.
Descartadas essa hipóteses, exames Neuropsicológicos, poderão aproximar mais da possibilidade do Alzheimer, que ainda assim só será absoluto com o desenvolvimento dos sintomas mais avançados.
Cabe ainda ressaltar que tão importante quanto o diagnostico preciso, é o tratamento clínico e psicológico dos sintomas.
Os familiares também precisarão ser assistidos psicologicamente!
A Doença de Alzheimer causa alterações comportamentais, como perda de memória, por exemplo, e alterações no cérebro. Assim, os profissionais habilitados para fazer o diagnóstico são o neurologista e o neuropsicólogo.

No início da doença é mais comum o diagnóstico de um quadro de demência leve e não do Alzheimer propriamente dito. Mas, o acompanhamento profissional desde o início faz muita diferença na progressão da doença neurodegenerativa, seja Alzheimer ou outro tipo de doença, e faz mais diferença ainda na qualidade de vida do paciente.

Espero ter te ajudado.
Atencisamente
Rosimeire
Caso seja uma pessoa idosa, o próprio geriatra irá indicar um Neurologista para avaliar melhor o caso, geralmente os neurologistas solicitam exames específicos, além de solicitarem uma avaliação neuropsicológica, esta avaliação consiste na aplicação de uma bateria de testes específicos para investigar a memória, atenção, capacidades espaciais e visuoconstrutivas, além de aspectos emocionais e comportamentais ( depressão, ansiedade, personalidade, e etc).

Att;
Denise
Um neurologista, ou geriatra ou psiquiatra que seja. Experientes em NEUROPSIQUATRIA GERIATRICA, area de maior especificidade sobre o tema.
Digo isso porque entre essas 3 especialidades medicas profissionais que sao conhecedores do assunto, e profissionais que não sao.
O diagnostico é relativamente simples, mas requer conhecimento altamente especializado no tema.
No caso da Geriatria, oriento procurar profissionais com titulo de especialista pela pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ou aqueles que tem titulacao por Residencia Medica em Geriatria credenciada pelo MEC.

Especialistas

Anelise Gama Marangoni

Anelise Gama Marangoni

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Carla Ruiz Martin

Carla Ruiz Martin

Psicólogo

São Paulo

Raquel Delazari

Raquel Delazari

Terapeuta ocupacional

Santo André

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Terapeuta ocupacional

São Paulo

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 194 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.