Quais os parametros atuais pela psiquiatria para quem é diagnosticado com transtorno de bipolaridade,

5 respostas
Quais os parametros atuais pela psiquiatria para quem é diagnosticado com transtorno de bipolaridade, seu tratamento e medicação. O paciente deve ir acompanhado a consulta? Todas as atitudes do pac. são sempre norteadas por essa doença? O pac. pode viver sozinho? Grata
São 4 perguntas, vou responde-las na ordem que você fez.
1- A base para o tratamento são medicamentos chamados estabilizadores de humor, os quais são capazes tratar e previnir episódios maníacos e tratar e prevenir episódios depressivos. Exemplos inclúem lítio, ácido valpróico, carbamazepina, lamotrigina, além de vários antipsicóticos (risperidona, quetiapina, olanzapina, haloperidol, aripiprazol, etc). É comum ter de usar medicamentos de outras famílias como antidepressivos e benzodiazepínicos (calmantes) e é comum ter de usar combinação de 2 ou 3 medicamentos nas fases agudas da doença. Já a psicoterapia tem um papel complementar importante.
2- Em muitos casos, não só no transtorno bipolar, é importante envolver a família no tratamento e podem ser uma fonte rica de informações.
3- Não, as ações da passoa não sáo norteada pela doença quando ela esta com tratamento adequado.
4- Pode morar sozinja desde q faça acompanhamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além do tratamento medicamentoso e acompanhamento com o Psiquiatra, recomendo também a Psicoterapia.

Assim através do autoconhecimento pode adquirir o equilíbrio pisco emocional para uma vida mais harmoniosa.

Abraços
O tratamento se dá com estabilizadores de humor, seleção de medicamentos com efeito antisuicida, psicoterapia com objetivos que mudam de acordo com a situação do paciente; deve-se evitar uso de antidepressivos e levar sempre um acompanhante às consultas por motivos diagnósticos e de segurança; por este mesmo motivo o paciente pode viver sozinho de acordo com seu caso mas deve ter algum tipo de supervisão regular; as ações de toda pessoa decorrem de diversos fatores e em muitos casos o transtorno bipolar pode ser algo decisivo, mas não único
A terapêutica atual para o transtorno bipolar engloba o uso, principalmente, dos estabilizadores do humor e antipsicóticos atípicos, a fim de evitar episódios depressivos ou maníacos/hipomaníacos, para que o paciente tenha uma qualidade de vida normal.
O lítio ainda é considerado o padrão ouro na aplicação da manutenção, a fim de evitar ciclagens, apesar do cuidado que deve ter na sua administração. A carbamazepina, embora eficaz, dificilmente é utilizada pois apresenta perfil farmacocinético de ampla interação medicamentosa e, em geral, utiliza-se mais de um fármaco para o controle adequa. O ácido valproico é aprovado pela FDA, ao contrário do Topiramato, geralmente utilizado como adjuvante. A oxcarbazepina não tem indicação FDA. A lamotrigina é utilizada principalmente nos episódios depressivos, pois os antidepressivos estão proscritos pelos protocolos.
Olanzapina, Quetiapina, Risperidona e Aripiprazol são os antipsicóticos mais utilizados, geralmente associados a estabilizadores.
Olá. Entender que embora as emoções e sensações possuam uma correspondência neuroquímica e por isso a medicação faz-se necessário, estar atento a subjetividade dessas emoções e sensações, é importantíssimo para que o tratamento seja completo. Alcançando um autoconhecimento amadurecido, poderá vir a estar em condições de fazer cada vez menos uso de medicação e prevenir as crises. Não desconsidere a indicação. Portanto, também busque por ajuda psicoterapêutica.
Espero ter podido ajudar.
Abraço fraterno.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.