Quais os outros sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC0 além da dúvida?

4 respostas
Quais os outros sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC0 além da dúvida?
Boa Tarde!
O transtorno obsessivo-compulsivo é dividido em dois tipos de comportamento:
Obsessão: caracterizada pela presença de pensamentos negativos recorrentes e involuntários.
Compulsão: caracterizada pelos rituais que se repetem com frequência, a fim de aliviar a ansiedade causada pelos pensamento obsessivos. Tais tarefas, que são repetidas compulsivamente, podem chegar a atrapalhar diretamente a vida de quem sofre com o transtorno obsessivo-compulsivo e de pessoas próximas;
Existem casos em que o TOC é identificado como subclínico. Ou seja, embora os rituais se repitam, eles não atrapalham a vida da pessoa. Além disso, o transtorno obsessivo compulsivo precisa ser avaliado de acordo com os sintomas apresentados.

Além da dúvida, o Transtorno Obsessivo Compulsivo tem como características as Obsessões e Compulsões que, embora frequentemente a pessoa reconheça, não consegue evitar. Como exemplo de Obsessões cito a preocupação com contaminação, preocupação com invasão, com e alinhamento de objetos. Como exemplo de Compulsões, a contagem repetida de objetos ou ações, a organização metódica de objetos como roupas, talheres, material escolar ou escritório, a verificação repetida de uma ação como chavear a porta, desligar o fogão, lavar ou limpar algo repetidamente para evitar contaminação. Fico à disposição.
Além da dúvida constante, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) apresenta outros sintomas, divididos em obsessões e compulsões:

1. Obsessões:

Medo de contaminação: Preocupações intensas com sujeira, germes ou substâncias tóxicas, mesmo quando não há risco real.

Pensamentos indesejados: Ideias agressivas, violentas ou sexualmente inapropriadas que causam ansiedade e desconforto.

Preocupação com simetria: Necessidade de que objetos estejam organizados de maneira exata ou "perfeita".

Medo de causar danos: Medo irracional de machucar alguém, seja acidentalmente ou de outra forma, mesmo sem intenção.

Superstições excessivas: Crenças exageradas em números ou rituais de boa sorte, onde a pessoa sente que algo ruim pode acontecer se não seguir certos padrões.

2. Compulsões:

Lavagem repetitiva: Lavar as mãos, tomar banho ou limpar objetos de forma excessiva devido ao medo de contaminação.

Verificação constante: Checar repetidamente portas, janelas, aparelhos elétricos ou documentos, por medo de que algo ruim aconteça se não forem verificados.

Contagem: Realizar tarefas contando em silêncio ou repetidamente, seguindo um número "seguro" ou "correto".

Repetição de ações: Fazer a mesma ação várias vezes, como acender e apagar luzes ou entrar e sair de um local.

Arrumação excessiva: Colocar objetos em uma ordem específica de maneira obsessiva e sentir desconforto quando algo está fora do lugar.

Esses sintomas geram grande sofrimento para a pessoa e consomem muito tempo, interferindo na vida cotidiana. O ciclo de obsessões e compulsões se perpetua, pois a pessoa sente alívio temporário ao realizar as compulsões, mas logo as obsessões retornam.

Fico a disposição!
Olá. O TOC geralmente faz com que o indivíduo adote rituais que são regras rígidas na tentativa de evitar que os pensamentos que causam culpa, angústia virem realidade, muitas das vezes o indivíduo desenvolve mais de um TOC, por vezes um tipo de TOC para cada pensamento. Vale lembrar que tudo isso são tentativas de tentar evitar o sofrimento causado pelos pensamentos obsessivos. Espero ter ajudado, estou á disposição!