Quais os exmes e testes que o neuropediatra faz para confirmar Deficit de atenção?Ele pode medicar s
5
respostas
Quais os exmes e testes que o neuropediatra faz para confirmar Deficit de atenção?Ele pode medicar se baseando só no informarico paicopedagoguco?
Boa noite. O diagnóstico do TDAH é clínico e tem por base os critérios DSM-5 e CID 10, sendo feito então através da observação do paciente , entrevista com os pais e relatórios dos demais envolvidos no acompanhamento da criança para poder compreender melhor os sintomas , o quanto prejudicam nas atividades diárias , quais ambientes estão presentes etc. O tratamento deve ser feito após estabelecer o diagnóstico, mas ele não é só medicamentoso , precisa haver orientação aos pais, participação da escola, terapia cognitivo-comportamental entre outros
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo sempre que possível uma avaliação neuropsicológica para auxiliar o diagnóstico. Existem alguns testes padrão ouro, que em conjunto com informações escolares e do histórico da criança levantado com os familiares, pode-se auxiliar o médico a fechar um diagnóstico com segurança. A avaliação se utiliza de testes de QI, memória, atenção e funções executivas (No TDAH há prejuízo nessas duas ultimas). Tem duração entre 6 e 10 sessões. O profissional costuma entrar em contato com a escola.
TDAH existe e é muito observado na prática clínica dos profissionais de saúde mental. Avaliar e diagnosticar o TDAH é uma tarefa minuciosa onde deve ser feita por profissionais específicos e muitas vezes em conjunto, cessando assim dúvidas. Profissionais estes como Psicólogos, Neuropsicólogo, Psiquiatra, Neurologista e Fonoaudiólogo. Realizando assim o diagnóstico, encaminhando e orientando para o tratamento correto. É muito importante que seja avaliado por uma equipe multidisciplinar!!
O diagnóstico de TDAH só poderá ser dado pelo profissional médico da área de neurologia/neuropediatra.
Porém, após a avaliação psicopedagógica, através de um relatório detalhado, poderá ser mais um elemento de observação para o médico neurologista.
O acompanhamento multidisciplinar será o diferencial para o avanço da criança, pois através deles a criança será estimulada de forma global o que irá favorecer o crescimento cognitivo, social, maturidade entre outras dificuldades apresentadas.
Lembrando que toda criança tem o seu tempo.
Abraços
Porém, após a avaliação psicopedagógica, através de um relatório detalhado, poderá ser mais um elemento de observação para o médico neurologista.
O acompanhamento multidisciplinar será o diferencial para o avanço da criança, pois através deles a criança será estimulada de forma global o que irá favorecer o crescimento cognitivo, social, maturidade entre outras dificuldades apresentadas.
Lembrando que toda criança tem o seu tempo.
Abraços
Olá! O neuropediatra geralmente faz uma avaliação clínica do paciente, levando em consideração os sintomas apresentados e o histórico médico. Além disso, ele pode, se muito necessário for, solicitar exames complementares, como testes neuropsicológicos, EEG e exames de imagem cerebral para se excluir outros diagnósticos que não sejam o diagnóstico de TDAH. É importante lembrar que cada caso é único e o tratamento é individualizado, podendo incluir medicação, terapia comportamental e acompanhamento multidisciplinar. Quanto à medicação, o neuropediatra baseia-se não apenas no informe psicopedagógico, mas também em sua experiência clínica e nas diretrizes terapêuticas recomendadas para cada caso. Em caso de dúvidas, é sempre importante buscar esclarecimentos com o médico responsável pelo acompanhamento do seu filho. E, se quiser esclarecimentos mais específicos, uma teleconsulta com um neuropediatra pode ser uma ótima opção. Espero ter ajudado! Fico a sua disposição para mais esclarecimentos!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
- É verdade que pessoas com ansiedade tem hiperfoco?
- É normal querer ser muitas coisas e sentir que não é nada? Me sinto sufocada,mudo de opinião mt rápido,tento mudar meu jeito pra de alguma forma sentir que sou algo,de que pelo menos sou uma pessoa bacana,mas sinto que não sou nada,e isso me frusta todos os dias,eu tento fazer múltiplas coisas diferentes,mas…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.