Quais os exames são solicitados de ante mão, para prosseguir para a cirurgia de retirada do mioma?

3 respostas
Quais os exames são solicitados de ante mão, para prosseguir para a cirurgia de retirada do mioma?
Deve realizar exames pré-operatórios laboratoriais básicos e adequados para cada paciente de acordo com idade e algum problema de saúde. Em relação aos exames de imagem a ultrassonografia transvaginal muitas vezes é bem satisfatória, principalmente se a indicação da cirurgia for a retirada do útero (histerectomia). Quando a indicação é a preservação do útero e retirada apenas dos miomas (miomectomia) muitas vezes é necessário a realização de uma ressonância magnética para melhor avaliação dos miomas e de sua localização.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A presença de miomas pode aumentar o risco de infertilidade, aborto, dor e sangramento uterino anormal, que muitas vezes pode levar a anemia. Diante dessa variedade de quadro clínico, os tipos de cirurgia variam desde a retirada de mioma (miomectomia) até a retirada do útero (histerectomia). Nesse sentido, os exames pré operatórios para miomectomia, incluem os exames de sangue e urina, além do raio X de tórax, eletrocardiograma e risco cirúrgico. Se houver a presença de múltiplos miomas com o útero bastante aumentado de tamanho, a ultra-sonografia pode não ser suficiente para uma avaliação precisa dos miomas. Nesses casos, a ressonância magnética da pelve, é a técnica de escolha para fornecer um mapeamento detalhado da localização e relações anatômicas dos miomas. Além disso, deve ser solicitado o exame de vídeo-histeroscopia (técnica para visualização da cavidade do útero com uso de câmera), principalmente nas mulheres com queixa de infertilidade e sangramento irregular uterino.
Olá, para a cirurgia do mioma o mais importante é avaliar a localização e o tamanho dos nódulos. O exame de ultrassonografia pélvica e transvaginal em geral conseguem fornecer essas informações, porém em alguns casos, é necessária a realização de ressonância magnética.
Outros exames preoperatorios, como hemograma, coagulograma, ureia, creatinina, eletrocardiograma, entre outros, podem ser necessários de acordo com a idade e outras doenças da paciente. Por isso é fundamental que o médico realize uma boa história clinica da paciente antes do procedimento.

Especialistas

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Nina Machabanski

Nina Machabanski

Ginecologista

Sumaré

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.