quais os exames que se fazem a uma pessoa com ataces de panico?

12 respostas
quais os exames que se fazem a uma pessoa com ataces de panico?
Olá, exames específicos não tem. Se faz uma avaliação com um psicólogo e com um psiquiatra se estiverem muito agudos. Se vc relatar algo mais específico físico, pode se proceder a fazer alguma avaliação neurológica. A síndrome ou ataques de pânicos são crises muito aguda de medo, pânico provenientes de distúrbios psíquicos. Pôde-se pedir um hemograma completo também e medir o nível de cortisol, que mediria um
pouco o stress.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! É frequente a busca por atendimento com médico cardiologista por pessoas que sofrem de ataque de pânico, se você já passou por cardiologista e não foi identificado nem nenhum problema cardíaco o ideal é buscar uma avaliação psicológica para verificar o nível da ansiedade e fazer tratamento psicológico, o profissional irá avaliar se encaminhará para avaliação psiquiátrica.
Olá !! Normalmente, não é necessário fazer exames, o questionamento do médico psiquiatra ou psicólogo na primeira consulta junto ao paciente, quanto aos sintomas e descrição da crise, lhes dará base para o diagnóstico e tratamento. Caso constato uma crise muita aguda, é indicado que o paciente, também, faça uma consulta com cardiologista. A síndrome do pânico é uma patologia que necessita de intervenção psicoterápica para controle das emoções, autoconhecimento para aprendizado na prevenção de futuras crises. Espero tê-lo ajudado.
Não existem exames específicos para avaliar uma crise de pânico, o acompanhamento é feito com os profissionais que são o psicólogo e psiquiatra que irá fazer uma avaliação diante das queixas e sintomas apresentando em atendimento.
Ataques de pânico são produzidos por um nível de ansiedade indaquedado. Não há exames para diagnosticar a ansiedade, logo, não há exames para diagnosticar ataques de pânico. O diagnóstico é clínico. Com frequência, na presença dos sintomas (taquicardia, dificuldade para respirar, tontura, sudorese excessiva, etc), as pessoas pensam estar tendo um ataque cardíaco e procuram um cardiologista. O próprio médico pode perceber e encaminhar o paciente para psicólogo e psiquitra para iniciar o tratamento adequado.
O exame é realizado através das entrevistas preliminares. Depois de feito um diagnóstico inicial, detectando as causas das crises de pânico recomendamos o tratamento adequado. Geralmente a pessoa está deprimida, com altos níveis de ansiedade com um fator desencadeante. Terapia semanal alivia muito os sintomas.
Primeiramente o paciente passa pela clínica para descartar possíveis patologias. Uma fez feito check-up e constatado um possível transtorno de ansiedade, é indicado a psicoterapia e em casos mais severos o acompanhamento com um psiquiatra. O paciente vai passar por um processo de avaliação, onde será realizado uma análise funcional sobre o problema identificando os agentes estressores que disparam o mecanismo de luta e fuga que dão origem a crise de ansiedade. Uma vez identificados os fatores precipitantes, predisponentes e mantenedores ansiogênicos, elaboramos um plano terapêutico e iniciamos o tratamento.

Concordo com a Dra. Magali, pois em todos os casos que atendi com Síndrome de Pânico, o cliente estava aguentando situações de estresse e muita ansiedade. Acaba ficando deprimido, sem perceber uma saída. E ai surge a Síndrome de Pânico, que é um alerta para a pessoa começar a se perceber melhor e consultar um psicólogo. E, para minimizar as sensações apavorantes da Síndrome, seria bom também consultar um psiquiatra para dar a medicação necessária.
Essa medicação é por tempo limitado, para ajudar também na psicoterapia.
Quero adiantar que a pessoa deve ser constante na psicoterapia, pois a melhora vem aos poucos.
Não existem exames específicos, mas o psicólogo, através da descrição dos sintomas e conhecimento dos eventos causadores de pânico podem auxiliar no diagnóstico e tratamento para o controle dos sintomas. Além do psicólogo, pode ser necessário a intervenção psiquiátrica, nos casos mais extremos, onde é necessário medicar.
Olá,
apesar do paciente sentir alguns sintomas físicos quando está em crise de pânico, eles não são detectados em exames médicos. Quem pode auxiliá la no diagnóstico e orientar para um tratamento adequado são o psicólogo e o psiquiatra.
Olá! É comum a pessoa procurar um médico quando desenvolve sintomas de uma crise de pânico, por acreditar que está tendo um ataque do coração ou algo similar. Daí o médico explica seu quadro e o direciona para um psicólogo e um psiquiatra para tratamento. O psicólogo vai investigar as causas, através de entrevistas e testes psicológicos para avaliar a aplicar os métodos necessários para estabilizar e cessar as variáveis que estimulam os sintomas.
Boa tarde
Uma vez diagnosticado que a pessoa apresenta ataques de pânico, não é necessário mais nenhum exame. Será necessário sim, um tratamento psicoterápico para que a pessoa possa entender melhor o que originou essa condição e como supera-la.
Boa sorte

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.