Quais os comportamentos mal adaptativos e indesejáveis de uma pessoa com o Transtorno da Personalida

6 respostas
Quais os comportamentos mal adaptativos e indesejáveis de uma pessoa com o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
O Transtorno de Personalidade Borderline é frequentemente caracterizado por um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nas emoções.

Essa instabilidade quase sempre se manifesta por intensidade emotiva, mudanças drásticas de humor e sentimento crônico de angústia e vazio, acompanhados de um medo intenso de abandono que pode levar a comportamentos impulsivos, como a busca de atenção constante e a idealização/desvalorização de pessoas significativas. Essa oscilação é quase sempre uma tentativa de proteger-se de experiências de perda. A intensidade e instabilidade emocional pode ser vista como uma resposta às experiências iniciais de vida que envolveram cuidado inadequado ou ineficiente, onde a capacidade de amparo e segurança não foi suficientemente oferecida.

É comum a dificuldade em manter relações estáveis, que são vivenciadas quase sempre com um funcionamento que oscila entre dependência ou afastamento extremos. Isso pode ser interpretado como uma luta interna entre o desejo de conexão e o medo de ser ferido. Já os atos impulsivos como abuso de substâncias, gastos excessivos ou autolesões quase sempre são uma tentativa possível para o indivíduo, de lidar com o sofrimento emocional intenso. Esses comportamentos podem atuar como uma forma de auto regulação provisória e alívio para seu mundo interno caótico, indicando a necessidade de um espaço seguro e de cuidado.

Muitas pessoas com esse diagnóstico relatam uma sensação persistente de vazio ou uma falta de sentido em suas vidas. Isso quase sempre está ligado a uma experiência de desenvolvimento onde o "eu" não foi suficientemente constituído, apoiado e validado, resultando em dificuldades em formar uma identidade coesa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Esse transtorno de personalidade é caracterizado por uma instabilidade emocional, que podem envolver uma certa dificuldade em relações e dificuldade de lidar com sentimentos. Alguns comportamentos que podem ser identificados são o medo do abandono, mudanças de humor frequentes e excessivas, impulsividade, compulsões, autolesões e um sentimento muito intenso de vazio. Porém, é de extrema importância que esse diagnóstico seja construído de forma bastante cuidadosa, por serem sintomas e características parecidas com outros transtornos, como a bipolaridade, depressão, ansiedade, entre outros. Por isso, recomendo tanto um acompanhamento psicoterapêutico quanto psiquiátrico caso você se identifique com o quadro, para que seja possível obter a melhor medicação e também um melhor entendimento de si.
Olá. O paciente borderline está na borda entre a neurose e a psicose que são estruturas distintas dentro da psicanálise, os comportamentos mais observados são: humor inconstante, impulsividade, sentimentos bons ou ruins intensos, tendências compulsivas e á autoagressão, esses últimos por vezes surgem como tentativas de fugas dos excessos emocionais. Mas não é possível definir alguém apenas pelo conjunto de sintomas de um transtorno, é muito importante levar em consideração as subjetividades do caso, diante disso, é necessário buscar um psicólogo/ psicanalista para desenvolver um trabalho de escuta sensível, acolhimento e investigação com o indivíduo. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Esse transtorno é caracterizado por apresentar uma instabilidade emocional, nas relações interpessoais , nas emoções e autoimagem. Pode apresentar impulsividade, compulsões, medo de ser abandonado, mudança drástica de humor, dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, sentimento de vazio e angústia.
É importante uma avaliação minuciosa com o psiquiatra e concomitante acompanhamento psicológico.
Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) podem apresentar comportamentos mal adaptativos e indesejáveis, como impulsividade, instabilidade emocional intensa, relações interpessoais caóticas e medo excessivo de abandono. Outros comportamentos incluem explosões de raiva, automutilação, ameaças de suicídio e esforços extremos para evitar a rejeição, reais ou imaginadas. Essas atitudes podem dificultar os relacionamentos e o funcionamento social e ocupacional da pessoa. Se precisar de ajuda, conte comigo! Espero poder ter ajudado!
Olá! A pessoa com esse transtorno apresenta uma baixa tolerância a frustração, dificuldade em impor limites e lidar com críticas e medo muito grande do abandono. Algumas pessoas tem outros sintomas, sendo necessário o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Espero ter ajudado, estou a disposição.

Especialistas

Inês Falcão Nogueira de Oliveira

Inês Falcão Nogueira de Oliveira

Psicólogo

Fortaleza

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Danielle Moura de Carvalho

Danielle Moura de Carvalho

Psicólogo

Fortaleza

João Carlos Artismo

João Carlos Artismo

Psicólogo

Criciúma

Túlio Morais de Oliveira

Túlio Morais de Oliveira

Psicólogo

Morrinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.