Quais os comportamentos mal adaptativos e indesejáveis de uma pessoa com o Transtorno da Personalida

6 respostas
Quais os comportamentos mal adaptativos e indesejáveis de uma pessoa com o Transtorno da Personalidade Borderline (TPB)?
O Transtorno de Personalidade Borderline é frequentemente caracterizado por um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nas emoções.

Essa instabilidade quase sempre se manifesta por intensidade emotiva, mudanças drásticas de humor e sentimento crônico de angústia e vazio, acompanhados de um medo intenso de abandono que pode levar a comportamentos impulsivos, como a busca de atenção constante e a idealização/desvalorização de pessoas significativas. Essa oscilação é quase sempre uma tentativa de proteger-se de experiências de perda. A intensidade e instabilidade emocional pode ser vista como uma resposta às experiências iniciais de vida que envolveram cuidado inadequado ou ineficiente, onde a capacidade de amparo e segurança não foi suficientemente oferecida.

É comum a dificuldade em manter relações estáveis, que são vivenciadas quase sempre com um funcionamento que oscila entre dependência ou afastamento extremos. Isso pode ser interpretado como uma luta interna entre o desejo de conexão e o medo de ser ferido. Já os atos impulsivos como abuso de substâncias, gastos excessivos ou autolesões quase sempre são uma tentativa possível para o indivíduo, de lidar com o sofrimento emocional intenso. Esses comportamentos podem atuar como uma forma de auto regulação provisória e alívio para seu mundo interno caótico, indicando a necessidade de um espaço seguro e de cuidado.

Muitas pessoas com esse diagnóstico relatam uma sensação persistente de vazio ou uma falta de sentido em suas vidas. Isso quase sempre está ligado a uma experiência de desenvolvimento onde o "eu" não foi suficientemente constituído, apoiado e validado, resultando em dificuldades em formar uma identidade coesa.

Olá! Esse transtorno de personalidade é caracterizado por uma instabilidade emocional, que podem envolver uma certa dificuldade em relações e dificuldade de lidar com sentimentos. Alguns comportamentos que podem ser identificados são o medo do abandono, mudanças de humor frequentes e excessivas, impulsividade, compulsões, autolesões e um sentimento muito intenso de vazio. Porém, é de extrema importância que esse diagnóstico seja construído de forma bastante cuidadosa, por serem sintomas e características parecidas com outros transtornos, como a bipolaridade, depressão, ansiedade, entre outros. Por isso, recomendo tanto um acompanhamento psicoterapêutico quanto psiquiátrico caso você se identifique com o quadro, para que seja possível obter a melhor medicação e também um melhor entendimento de si.
Olá. O paciente borderline está na borda entre a neurose e a psicose que são estruturas distintas dentro da psicanálise, os comportamentos mais observados são: humor inconstante, impulsividade, sentimentos bons ou ruins intensos, tendências compulsivas e á autoagressão, esses últimos por vezes surgem como tentativas de fugas dos excessos emocionais. Mas não é possível definir alguém apenas pelo conjunto de sintomas de um transtorno, é muito importante levar em consideração as subjetividades do caso, diante disso, é necessário buscar um psicólogo/ psicanalista para desenvolver um trabalho de escuta sensível, acolhimento e investigação com o indivíduo. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Esse transtorno é caracterizado por apresentar uma instabilidade emocional, nas relações interpessoais , nas emoções e autoimagem. Pode apresentar impulsividade, compulsões, medo de ser abandonado, mudança drástica de humor, dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, sentimento de vazio e angústia.
É importante uma avaliação minuciosa com o psiquiatra e concomitante acompanhamento psicológico.
Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) podem apresentar comportamentos mal adaptativos e indesejáveis, como impulsividade, instabilidade emocional intensa, relações interpessoais caóticas e medo excessivo de abandono. Outros comportamentos incluem explosões de raiva, automutilação, ameaças de suicídio e esforços extremos para evitar a rejeição, reais ou imaginadas. Essas atitudes podem dificultar os relacionamentos e o funcionamento social e ocupacional da pessoa. Se precisar de ajuda, conte comigo! Espero poder ter ajudado!
Olá! A pessoa com esse transtorno apresenta uma baixa tolerância a frustração, dificuldade em impor limites e lidar com críticas e medo muito grande do abandono. Algumas pessoas tem outros sintomas, sendo necessário o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Espero ter ajudado, estou a disposição.