Quais os benefícios da terapia ABA para adultos autistas?

5 respostas
Quais os benefícios da terapia ABA para adultos autistas?
Olá! A terapia ABA tem como principal objetivo modificar o comportamento do autista, independente se ser adulto ou criança, visando alcançar determinadas rotinas e padrões. Considero importante avaliar o quanto será vantajoso para o caso essa forma de manejo. Espero ter ajudado, estou á disposição!

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é eficaz para adultos autistas ao promover habilidades de vida diária, sociais e profissionais. ABA utiliza princípios de reforço positivo para ensinar comportamentos adaptativos, promovendo maior independência. Com a plasticidade cerebral ainda presente na fase adulta, essa abordagem facilita a modificação comportamental, resultando em melhorias significativas na qualidade de vida.
A terapia ABA é padrão ouro para tratamento do autismo, porém em adultos com TEA nível de suporte 1 a DBT - Terapia comportamental dialética tem se mostrado altamente efetiva pois trata a desregulação emocional e a tolerância ao mal estar bem como pensamentos e ideação suicida que podem acontecer nesse público.
Algumas das formas como a terapia ABA vai auxiliar o paciente, é fazendo com que ele consiga entender e se adaptar melhor as situações, por ser uma terapia muito utilizada no TEA (Transtorno do Expectro Autista), ela vai ajudar a mudar comportamentos, estimulos e respostas que muitas vezes geram aversões ao paciente.
Por exemplo, vamos supor que o paciente tenha aversão a barulhos específicos, a terapia ABA pode auxiliar para que ele encontre formas para lidar com esses barulhos de forma que não gerem um desconforto tão grande.
Esse é apenas um exemplo, mas existem diversas formas que a terapia ABA pode ajudar.
Olá!
A Terapia ABA (Análise Comportamental Aplicada) para adultos autistas oferece benefícios significativos, como o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, maior autonomia em atividades diárias, controle de comportamentos desafiadores, e aquisição de competências profissionais.
Além disso, melhora a qualidade de vida para facilitar a adaptação aos ambientes sociais e profissionais, promovendo maior independência e bem-estar.

Mais informações, fico à disposição!