Quais os benefícios da atividade física no tratamento da depressão?

13 respostas
Quais os benefícios da atividade física no tratamento da depressão?
Existem evidências de que a atividade física pode ser útil como adjunto, no tratamento da depressão. Ela deve ser devidamente programada por pessoas capacitadas, pois só funciona a partir de frequências mais elevadas e exercícios moderados (ou seja, não adianta "passear" na rua).

Os benefícios da atividade física em geral são inúmeros incluindo saúde cardiovascular, articular, prevenção de quedas, fortalecimento muscular prevenindo lesões, etc. Na depressão, o esporte ou qualquer atividade física promovem a liberação de diversos neurotransmissores e hormônios, principalmente serotonina, dopamina e endorfina. Acredita-se que a liberação de endorfinas com o exercício físico promova um estado de euforia natural aliviando, assim, os sintomas da depressão. Além disso, a perda de peso e o aumento de massa magra proporcionam uma melhoria estética com consequente melhora da auto-estima. Espero ter ajudado!
Olá! O exercício físico é super importante no tratamento de depressão. Essa recomendação se deve ao fato de que, durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão: a endorfina, popularmente conhecida como “hormônio da alegria”, por promover sensação de bem-estar, euforia e alívio das dores, e a dopamina, que apresenta efeito analgésico e tranquilizante. Ambos apresentam influência direta sobre o humor e as emoções. Dependendo do caso, o acompanhamento por psicóloga(o) e psiquiatra também se fazem necessário. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Boa tarde! Atualmente existem muitos estudos que comprovam que a atividade física beneficia o ser humano integralmente. O movimento físico, corporal e mental é importante para a manutenção da saúde e da vida. Lendo sua pergunta, pensei que não existe uma depressão, mas, sim depressões. Ou seja, depressão é um nome muito amplo e vago ao mesmo tempo. Esse nome não informa muito sobre a pessoa que sente, pensa e se expressa de uma determinada maneira que é única também. Existem pessoas que conseguem investir e manter uma atividade física regularmente. Existem pessoas que descrevem dificuldades muito importantes que tomam a energia corporal de uma forma tão intensa, que não conseguem se por em movimento.
Olá... Considero importante a atividade física associado ao tratamento com psicólogo e psiquiatra.
A atividade física ajuda na liberação de hormonios considerados da "alegria", existe um processo quimico neste movimento, sobre tudo, a atividade física precisa ser agradavel para o individuo que sofre.
É importante descobrir uma atividade confortavél e que libere prazer.
A busca do prazer em um momento deprimido não é tão fácil encontrar, por conta disto, o processo terapeutico é um forte aliado na escolha da atividade.
A terapia cognitiva comportamental é extremamente eficaz nos erros de pensamentos adivindos da depressão.
Gratidão!
Ao iniciar uma atividade física, a pessoa pode estar promovendo um movimento que pode proporcionar diversas sensações no corpo. Sair do sedentarismo e praticar algum coisa pode envolver algum esforço, mas conforme o avanço da prática alguns resultados como bem-estar e sentir os efeitos da endorfina, aparecem em pouco tempo. Com o tempo, isso pode trazer outros benefícios diversos como: elevação da autoestima, melhora na disposição geral, alimentação mais equilibrada, alívio de tensões musculares, etc.
Essa pergunta é muito importante! Sabemos, baseado em evidências, que a depressão pode acontecer devido alterações na bioquímica cerebral e também questões internas e subjetivas. Por isso, essas alterações podem ser desencadeadas por fatores orgânicos, psíquicos e sociais. O benefício vem da liberação de hormônios essenciais tratamento da depressão, a endorfina, dopamina e serotonina, que são liberados justamente durante os exercícios físicos! Aumentando o nível destes hormônios, há melhor regulação no humor e nas emoções, juntamente com melhor disposição de maneira geral: aumento de energia, motivação e bem-estar. Isto significa então que há diminuição no nível de emoções e sentimentos negativos, como tristeza, raiva e frustração, assim como preocupações e ideias de desesperança. Mas fique atento! Para que você sinta esse bem-estar, deve ser acompanhado por profissionais de saúde mental e física, que te orientem, na terapia e nas atividades físicas. Lembre-se que o hábito de exercitar-se é benéfico para sua saúde física e mental! :)
Olá! Além da promoção física que o seu corpo contempla, há chances de uma maior interação social da pessoa em depressão com outras pessoas, isso pode fortalecer a sua rede de apoio social também.
Bom dia. Excelente questão e vai ao encontro de uma das indicações que geralmente se dão aos pacientes com um quadro de depressão. Além de aumentar os níveis de hormônios importantes para a sensação de bem-estar, como serotonina e dopamina, um exercício abre outras portas para o paciente. Um esporte em grupo, por exemplo, amplia a rede de apoio, incentivando a socialização com outras pessoas, troca de experiências e afeto. Já um exercício que pode auxiliar e não é tão desgastante, seria uma caminhada próxima de onde se vive, em um parque ou no lugar de preferência. Sair de casa, se movimentar e notar a riqueza do mundo ao redor permite o implemento de novas perspectivas sobre a vida, ajudando a sair da posição principalmente pessimista em relação ao mundo. Espero ter ajudado. Fico à disposição para outras questões. Abraço!
Ola! Considero os exercícios de suma importância como coadjuvante no tratamento da depressão. Além de estimular os neurotransmissores, a liberação de serotonina, endorfina, dopamina e os hormônios, a pessoa pode vivenciar momentos sociais integrativos, podendo ver a vida de um outro lugar, experienciar o mundo externo. Tendo em mente que, também é necessário o profissional psiquiatra, que realizará a parte medicamentosa e o psicólogo para a escuta subjetiva.
A atividade física ajuda na produção de hormônios que proporcionam bem estar e o alívio de tensões.
Manter o corpo em movimento contribui para a melhora na disposição, ajuda a pessoa a manter a rotina o que é ótimo no tratamento dos sintomas causados pela depressão.
Observo meus clientes melhorando a cada dia e a regularidade nos exercícios físicos é um aliado no tratamento.
O movimento de fora, acalma o movimento de dentro. Por isso discordo com a opinião do médico de que não basta "passear". Você pode sim incluir na sua rotina caminhadas 3 ou 4 vezes por semana, sem grande intensidade. Saia, caminhe, olhe em volta, veja pessoas, árvores, ouça os pássaros. Se você quer caminhar, caminhe, se quer andar de bicicleta, ande. O movimento de fora, acalma o movimento de dentro. Abraço e boa sorte.
Em certos graus da depressão algumas moléculas tem uma diminuição da sua produção no organismo, como a dopamina, serotonina... Que são neurotransmissores que proporcionam sensações de prazer, bem-estar... Com isso alguns hábitos como a atividade física regular proporcionará o aumento dessa produção e consequentemente trará benefícios no tratamento deste quadro clínico.