Quais os alimentos que podem ajudar no controle da ansiedade?

9 respostas
Quais os alimentos que podem ajudar no controle da ansiedade?
Acrescentando ao que os colegas disseram, algo importante quando se trata de alimentação é você estar 100% presente e atento no seu momento de alimentação, comendo com atenção ao alimento, devagar, lembrando de respirar, de degustar, sem aquela pressa de comer rápido que a ansiedade pode fazer você ter. Além disso, busque comer alimentos leves, praticar exercícios, e buscar acompanhamento psicoterapêutico, pois um profissional de psicologia poderá te ajudar muito com as melhores formas de lidar com os sintomas da sua ansiedade. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
De acordo com estudo clínico realizado por Andrade e colaboradores (2018), alimentos ricos em triptofano (queijo, banana, castanha de caju, carne de frango, ervilha), ômega 3 (salmão, sementes de linhaça e chia, nozes, atum), magnésio (banana prata, amendoim, amêndoas) e vitaminas do complexo B (carnes, leite, ovos, sementes de girassol, abacate, fígado) contribuem para a melhora dos sintomas de ansiedade. Contudo, é importante procurar um nutricionista a fim de obter orientações nutricionais compatíveis com as necessidades de cada organismo.
Olá!
Alimentos que contribuem para a diminuição da ansiedade seriam legumes, verduras e frutas do complexo B, vitamina D, E e K, por exemplo.
Alimentos que devem ser evitados seriam o café, mate, guaraná, chá escuro e refrigerantes, pois eles potencializam os sintomas da ansiedade estimulando o sistema nervoso. O excesso de sal refinado agrava a hipertensão e o excesso de doces e açúcares provocam pique energético seguido de efeito contrário, como sonolência e desânimo. Consulte um nutricionista para um acompanhamento nutricional.

Olá!
Recomendo para você a psicoterapia que é a terapia praticada por um psicólogo. Você provavelmente deixará de ser uma pessoa ansiosa e poderá se alimentar com mais liberdade de escolha.
Estou à disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
7 alimentos que combatem a ansiedade,
Frutas cítricas. ...
Leite, ovos e derivados magros. ...
Carboidratos. ...
Banana. ...
Carnes e peixes. ...
Chocolate. ...
Espinafre.

Além de tudo isso é indicado uma psicoterapia que busque a causa dessa ansiedade, ressignificando isso você irá começar reagir melhor nas situações em que antes você tinha crises.
Olá, entendo que há alimentos que contribuem no controle da ansiedade, o profissional nutricionista é o mais indicado para responder. Porém, sabe-se que a ansiedade não está ligada a alimentação, sendo multifatorial. Quanto a questão psicológica, pode estar ligado a pensamentos, emoções e sentimentos ligados a questões ambientais e pessoais. Cada caso é um caso, e deve ser compreendido no seu contexto, assim, uma avaliação psicológica ajudaria a compreender melhor a sua ansiedade em especial. Busque apoio. Espero ter ajudado!
Olá, importante o cuidado com o organismo na escolha de alimentos que podem contribuir com a ansiedade.

Complemento que além desse cuidado, é importante o uso de técnicas adequadas para identificação e intervenção daquilo que está causando a ansiedade.

O Brasil é o país que tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo, cerca de 9% dos brasileiros segundo a OMS.

É comum os problemas de sono, dificuldade em se concentrar, há uma preocupação excessiva e um excesso de passado e futuro ocorrido no pensamento daquele que sofre.

O cuidado é que esses sintomas podem levar a depressão e, o remédio sozinho não dá conta de resolver essas questões emocionais. Por esse motivo recomendação é buscar orientação de um profissional da Psicologia.
Difícil atravessar as pressões do dia a dia sem se sentir nervoso, agitado ou ansioso.Sem que possamos escolher, a vida nos coloca diante de situações extremamente conflitantes, que são o '"start" para a ansiedade. Como lidar com ela?Como administrar esta emoção? Há alguns alimentos que diminuem a ansiedade para incluirmos na dieta?
Com certeza existem alimentos que podem contribuir para diminuir a ansiedade e que devem ser pela indicação de um nutricionista e o acompanhamento de uma psicoterapia é fundamental e ainda apresenta mais oportunidades para lidar com os transtornos do paciente ajudando-o a identificar com mais precisão o que está causando a ansiedade.Portanto não deixe de buscar ajuda, espero ter colaborado com sua dúvida.
Alimentação é muito importante para ajudar no controle da ansiedade e para o nosso bem estar de forma geral. E na minha opinião, o ideal seria que você procurasse um nutricionista ou nutrólogo para que pudesse ser orientado por um profissional da área nesse sentido. Além disso, ter "momentos" de ansiedade é normal, todos nós temos. A ansiedade passa a ser reconhecida como patológica quando exagerada, interferindo negativamente na sua qualidade de vida ou no seu desempenho diário. Se você sentir algo nesse sentido, procure um profissional. Espero ter contribuído, e qualquer dúvida estamos à disposição. Abraços!

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.