Quais os alimentos que podem ajudar a baixar o nível de ácido úrico no organismo?

5 respostas
Quais os alimentos que podem ajudar a baixar o nível de ácido úrico no organismo?
Oi, tudo bem com você?

Para abaixar o nível de ácido úrico é importante EVITAR frutos do mar, derivados do leite, óleo em excesso, frituras, bebidas alcoólicas, embutidos (linguiça, salsicha, salame, bacon, etc), molhos e temperos prontos.
PREFERIR leite e derivados desnatados, carnes magras, alimentos assados e grelhados, frutas e verduras e temperos frescos (salsinha, cebolinha, manjericão).

Frutas, verduras e legumes. Evitar carnes, peixes e frutos do mar, frango, laticínios. Excesso de proteína. Em geral, os alimentos que são escolhidos como fonte de proteína, são os de origem animal, que também são ricos em gordura saturada, o que piora a inflamação no organismo.
Olá! Alimentos presentes no padrão alimentar de uma dieta antiinflamatória. Priorize frutas, vegetais, temperos naturais e alimentos minimamente processados. Abç.
Água: Beber bastante água ajuda a diluir o ácido úrico e estimula sua excreção pelos rins. Tente consumir pelo menos 8 copos de água por dia.

Cerejas: As cerejas, especialmente as cerejas ácidas, são conhecidas por terem propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico.

Frutas cítricas: Limões, laranjas e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, que pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico no organismo.

Vegetais de folhas verdes: Vegetais como espinafre, couve, acelga e brócolis são ricos em fibras e baixos em purinas, o que pode ajudar a reduzir o ácido úrico.

Grãos integrais: Alimentos como arroz integral, aveia e cevada são ricos em fibras e podem ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico.

Gorduras saudáveis: Ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes como salmão, sardinha e atum podem ter propriedades anti-inflamatórias e ajudar a reduzir o ácido úrico.

Laticínios com baixo teor de gordura: Leite, iogurte e queijos com baixo teor de gordura são fontes de proteínas e cálcio e podem ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico.
Olá tudo bem?
Tenho sugestões para você de alimentos (os que deve dar preferência e os se evitar) em dietas para tratamento de pacientes portadores da doença Gota (ácido úrico elevado), mas lembre-se, é muito importante agendar uma consulta com um nutricionista para a prescrição de uma dieta aderente às suas necessidades individuais, levando em consideração seu histórico, preferências alimentares, doenças pré existentes e assim por diante.
Prefira: leite desnatado, queijo branco, ricota, feijão, arroz;
tome bastante água por dia para ajudar a aumentar a excreção de ácido úrico e reduzir possibilidade de cálculo renal;
alimentos ricos em ácido fólico: laranja, banana, abacate, couve, folha de beterraba e pão integral reduzem a excreção de ácido úrico.

Evite: Carnes: vitela, bacon, cabrito, carneiro, embutido e porco;
Miúdos: fígado, língua, coração, rim;
Peixes e frutos do mar: sardinha, salmão e truta;cavala, bacalhau, arenque, anchova, mexilhão e ovas de peixe;
Aves: galeto, galinha e peru;
Frutos do mar: mexilhão e marisco;
Temperos: caldo de carne em tabletes; extrato de carne, assim como bebidas alcoólicas.

Porém, como afirmei no início desta respostas, as informações aqui contidas não substituem um tratamento nutricional.
Abraços.