Quais os alimentos que contém purina, de origem animal ou vegetal.

2 respostas
Quais os alimentos que contém purina, de origem animal ou vegetal?
Olá, tudo bem? Coloco aqui valores de uma tabela com alimentos com teor alto, moderado e baixo de purinas. O importante é lembrar sempre do equilíbrio e realmente preferir o consumo de alimentos com baixo índice. Muitas vezes mesmo com a dieta adequada, a gota vem. Então sempre bom fazer acompanhamento e medicação certinhos pra evitar novas crises.
Alimentos com um conteúdo elevado de
purinas: Condimentos como caldos de carne e de galinha, extrato de carne, molhos à base de carne, vísceras (coração, rim e fígado), miolos, moela, presunto (embutidos), arenque,
anchovas, mexilhão, sardinha, manjuba, cavala, ovas de
peixe e levedura de cerveja./

Alimentos com um conteúdo moderado de
purinas : Carnes e pescados, mariscos, verduras, aspargos, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, favas, cogumelo e
champignon, espinafre e couve-flor. /

Alimentos com um conteúdo insignificante de purinas Cereais, pão branco, biscoitos doces ou salgados, pastel, frutas (frescas ou secas), verduras (exceto as citadas acima), hortaliças, azeitona, leite e derivados, ovos, chocolate, café, chá, azeite, óleos, margarina, manteiga, refrigerante, conservas, sal, açúcar, edulcorantes e vinagre.

Espero ter ajudado!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Imagino que a pergunta tenha sido motivada pelo interesse no manejo da Gota, doença inflamatória articular com potencial deformante causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações. O ácido úrico tem sua origem do metabolismo das purinas que são encontradas sobretudo em alimentos como a carne vermelha, embutidos (presunto, salsichas, etc), vísceras (fígado, coração, etc) e frutos do mar. A boa notícia é que nem todo alimento que contenha purina irá aumentar sobremaneira os níveis no sangue de ácido úrico já que isso depende bastante de como a purina será disponibilizada pelo alimento no nosso organismo. Vários trabalhos médicos mostram que o ácido úrico contido em leguminosas e frutas geralmente não colaboram muito para a hiperuricemia (níveis de ácido úrico no sangue). Além disso, dietas muito restrititvas são impalatáveis e muito difíceis de serem mantidas pelos pacientes e, mesmo que sejam mantidas, colaboram para uma redução máxima de 1-2mg/dl nos níveis de ácido úrico. Isso pode não mudar muito a necessidade de uso de medicamentos em um paciente com níveis séricos muito elevados de ácido úrico (ex. 10-12mg/dl) tendo em vista que o tratamento da gota é baseado em metas de níveis máximos de ácido úrico no sangue (ex. presença ou não de tofos gotosos). Não se pode esquecer que não só os alimentos ricos em purinas colaboram para o acúmulo sérico e articular de ácido úrico. As bebidas alcóolicas contribuem (e muito!) nesse sentido já que podem ser ricas em purinas (cervejas) e podem reduzir ou bloquear a eliminação do excesso do ácido úrico conforme o seu teor alcóolico. Tomara que tenha ajudado. Fraterno abraço!

Especialistas

Ruan Nelson

Ruan Nelson

Reumatologista

Paulo Afonso

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Laura De Paula Machado

Laura De Paula Machado

Homeopata

Belo Horizonte

Larissa Maria Oliveira Gonzaga

Larissa Maria Oliveira Gonzaga

Reumatologista

Montes Claros

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Matheus Lima Nunes Santos

Matheus Lima Nunes Santos

Médico clínico geral

Jundiaí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 521 perguntas sobre Gota
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.