Quais medicamentos são utilizados para tratar TOC?
8
respostas
Quais medicamentos são utilizados para tratar TOC?
Os medicamentos mais utilizados para tratar TOC são os inibidores seletivos da serotonina - fluoxetina , paroxetina, escitalopran, fluvoxamina, sertralina, citalopran.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Além dessas medicações , como explicitou o Dr. Diretor, vale lembrar que o tratamento do TOC é mais efetivo quando a atenção psiquiátrica é acompanhada da intervenção psicológica.
Caso tenha dúvidas a respeito, fico a sua disposição.
Caso tenha dúvidas a respeito, fico a sua disposição.
De acordo com vários ensaios clínicos e pesquisas, sugere-se que as anormalidades nas atividades da serotonina e dos receptores serotoninérgicos do sistema nervoso central estão fortemente relacionados ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou seja, a desregulação da serotonina no organismo está envolvida na origem das obsessões e compulsões. Medicamentos chamados de inibidores da recaptação da serotonina são os mais indicados e fazem parte desse grupo a fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram, escitalopram e fluvoxamina, sendo necessária a prescrição médica. Recomendo o tratamento com o psiquiatra, bem como a psicoterapia, por considerar consistentes as evidências dos fatores de ordem psicológica, sendo a terapia cognitiva comportamental a mais utilizada, pois possibilita uma reconstrução dos aprendizados errôneos e distorções cognitivas desenvolvidas pelo TOC.
O TOC é um transtorno que se adquire na infância e as vezes é difícil encontrar um medicamento que seja mais apropriado; precisa que o psiquiatra individue o mais adequado à pessoa entre os que se tem disponíveis na farmacêutica. E´muito importante agregar a psicoterapia para ser ajudada a mergulhar nas suas lembranças infantis para individuar a causa mais provável que originou o transtorno; sozinha e só com os remédios não vai ter grandes resultados.
Drº Dirceu trouxe resposta a sua pergunta, e os colegas trouxeram muito bem falas acerca da necessidade de associar fármaco com psicoterapia. Como no TOC o indivíduo não consegue digerir adequadamente as experiências vividas na fronteira de contato, ele introjeta valores, crenças, atitudes, modos de agir, sentir e avaliar, que fica dentro como um “corpo estranho”, impedindo este de criar ou descobrir sua própria identidade. O papel da psicoterapia nesse caso é trilhar no ritmo do paciente o caminho de descoberta dos seus anseios e desejos, buscar a construção de um projeto de vida próprio, baseado em suas necessidades. Na gestalt-terapia a criatividade é fundamental para o ajustamento criativo, ele nos mantém em contato com o nosso poder; poder ser, agir, transformar; poder se arriscar diante da possibilidade de fracasso e transpõe limites.
Olá. Recomendo procurar um psicólogo para fazer o acompanhamento de seu caso, juntamente com seu psiquiatra. Abraço.
O melhor profissional para te indicar e receitar medicação para o TOC, é o médico psiquiatra. Ele vai avaliar o caso e recomendar qual o melhor remédio para a pessoa conforme seus sintomas.
O recurso medicamentoso junto com a psicoterapia, é o ideal para o tratamento do TOC.
Sugiro TCC (terapia Cognitiva Comportamental), nesse caso.
O recurso medicamentoso junto com a psicoterapia, é o ideal para o tratamento do TOC.
Sugiro TCC (terapia Cognitiva Comportamental), nesse caso.
Olá, associar o tratamento medicamentoso a psicoterapia a chance de sucesso é maior. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é diferenciada de outros transtornos psiquiátricos ?:
- O que é o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva?
- Quais as diferenças e semelhanças entre o Transtorno de personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC) e Transtorno Obsessivo-Compulsiva (TOC)?
- O que deve ser feito para que haja uma melhora do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?
- Quais são as características do Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva?
- Olá. Sofro com depressão desde os 12 anos e pensamentos suicidas já tendo tentado várias vezes o suicídio. Ter pensamentos sexuais em relação ao meu anterior relacionamento mesmo tendo sido o primeiro e tendo eu sido humilhado e rejeitado. E ficar extramamente irritado quando penso nela sendo que eu…
- Olá, como conseguir laudo caracterizado deficiência intelectual para concurso público? Preciso encontrar algum profissional. Abraços!
- Não consigo comer alguns alimentos por causa de sua textura e/ou cheiro, como a nata do leite, uvas muito macias. Quando era criança, não conseguia engolir carne de gado, por ser tão fibrosa. Mastigava e cuspia. Depois, fui desenvolvendo a habilidade, mas ainda hoje, aos 22, não consigo comer tranquilamente.…
- Óla, eu tenho a tendencia de organizar tudo por cores, data,ordem alfabetica, e por vezes, a roupa está arumada e eu desarumo e arumo novamente, se na segunda feira me visto de branco, a semana toda, tendo a vestir tudo branco, estou sempre a guardar frascos,caixinhas,sacos de presentes. tenho problemas…
- Morro de medo de ser uma narcisista vulnerável. Tenho TOC e é uma das obsessões, mesmo q eu não possa pedir reafirmação é algo q pode ser diagnosticado então não consigo aceitar a dúvida. Identifico muitos traços em mim e me sinto muito desesperada e culpada. Existe a possibilidade de ser narcisista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.