Quais medicamentos são utilizados para tratar TOC?

8 respostas
Quais medicamentos são utilizados para tratar TOC?
Os medicamentos mais utilizados para tratar TOC são os inibidores seletivos da serotonina - fluoxetina , paroxetina, escitalopran, fluvoxamina, sertralina, citalopran.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Além dessas medicações , como explicitou o Dr. Diretor, vale lembrar que o tratamento do TOC é mais efetivo quando a atenção psiquiátrica é acompanhada da intervenção psicológica.

Caso tenha dúvidas a respeito, fico a sua disposição.
De acordo com vários ensaios clínicos e pesquisas, sugere-se que as anormalidades nas atividades da serotonina e dos receptores serotoninérgicos do sistema nervoso central estão fortemente relacionados ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou seja, a desregulação da serotonina no organismo está envolvida na origem das obsessões e compulsões. Medicamentos chamados de inibidores da recaptação da serotonina são os mais indicados e fazem parte desse grupo a fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram, escitalopram e fluvoxamina, sendo necessária a prescrição médica. Recomendo o tratamento com o psiquiatra, bem como a psicoterapia, por considerar consistentes as evidências dos fatores de ordem psicológica, sendo a terapia cognitiva comportamental a mais utilizada, pois possibilita uma reconstrução dos aprendizados errôneos e distorções cognitivas desenvolvidas pelo TOC.
O TOC é um transtorno que se adquire na infância e as vezes é difícil encontrar um medicamento que seja mais apropriado; precisa que o psiquiatra individue o mais adequado à pessoa entre os que se tem disponíveis na farmacêutica. E´muito importante agregar a psicoterapia para ser ajudada a mergulhar nas suas lembranças infantis para individuar a causa mais provável que originou o transtorno; sozinha e só com os remédios não vai ter grandes resultados.
Drº Dirceu trouxe resposta a sua pergunta, e os colegas trouxeram muito bem falas acerca da necessidade de associar fármaco com psicoterapia. Como no TOC o indivíduo não consegue digerir adequadamente as experiências vividas na fronteira de contato, ele introjeta valores, crenças, atitudes, modos de agir, sentir e avaliar, que fica dentro como um “corpo estranho”, impedindo este de criar ou descobrir sua própria identidade. O papel da psicoterapia nesse caso é trilhar no ritmo do paciente o caminho de descoberta dos seus anseios e desejos, buscar a construção de um projeto de vida próprio, baseado em suas necessidades. Na gestalt-terapia a criatividade é fundamental para o ajustamento criativo, ele nos mantém em contato com o nosso poder; poder ser, agir, transformar; poder se arriscar diante da possibilidade de fracasso e transpõe limites.
Olá. Recomendo procurar um psicólogo para fazer o acompanhamento de seu caso, juntamente com seu psiquiatra. Abraço.
O melhor profissional para te indicar e receitar medicação para o TOC, é o médico psiquiatra. Ele vai avaliar o caso e recomendar qual o melhor remédio para a pessoa conforme seus sintomas.
O recurso medicamentoso junto com a psicoterapia, é o ideal para o tratamento do TOC.
Sugiro TCC (terapia Cognitiva Comportamental), nesse caso.
Olá, associar o tratamento medicamentoso a psicoterapia a chance de sucesso é maior. Espero ter ajudado.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.