Quais fontes de ferro e cálcio que não sejam de origem animal tem boas concentrações?

5 respostas
Quais fontes de ferro e cálcio que não sejam de origem animal tem boas concentrações?
Olá muito boa sua pergunta… geralmente as pessoas esquecem que temos as fontes de ferro e cálcio e vegetais como leguminosas, oleaginosas exemplos: ferro leguminosas como feijão lentilha grão-de-bico de bico e o cálcio uma excelente fonte eh o gergelim inclusive o tahine.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Os vegetais verdes escuros como: brócolis, couve, agrião, couve, espinafre, e as leguminosas: feijões, grão de bico, lentilha, são excelentes fontes de ferro e cálcio nos vegetais. As sementes: linhaça e gergelim, e as castanha, também contem ferro porem em menores concentrações.
Olá, fonte de ferro, feijão, grão, de bico, lentilha e outras leguminosas cálcio, nos folhosos verde escuro, também nas sementes, gergelim, semente de abóbora.
Olá! Fontes vegetais de ferro: leguminosas, como feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas são ricos em ferro. Combiná-los com alimentos ricos em vitamina C, como algumas frutas, pode aumentar a absorção de ferro. Vegetais de folhas verde-escuras: espinafre, couve, agrião, rúcula e acelga que também podem ser combinados com alimentos ricos em vitamina C para melhorar a absorção. Grãos integrais: quinoa, aveia, arroz integral e cevada (muitos produtos de grãos integrais são fortificados com ferro). Sementes de abóbora, de gergelim, de girassol e nozes, como amêndoas e castanhas de caju, são boas fontes de ferro. Já as fontes vegetais de cálcio: vegetais de folhas verde-escuras: brócolis, couve, espinafre, agrião e rúcula. No entanto, a absorção de cálcio desses alimentos pode ser afetada por outros compostos presentes neles, como o ácido oxálico no espinafre... ainda assim, eles podem contribuir para a ingestão geral de cálcio. Tofu, leite de soja fortificado e outros produtos à base de soja podem ser boas fontes tbm. É importante verificar se são fortificados com cálcio. Bebidas vegetais fortificadas: de amêndoa, leite de aveia, leite de arroz e outros leites vegetais fortificados podem fornecer cálcio. E sementes de gergelim e chia são fontes de cálcio. Adicione-as a smoothies, iogurtes ou polvilhe sobre saladas. Abraços!
Olá!
As leguminosas como soja, feijões, ervilhas, grão de bico e lentilha podem ser utilizadas. Ainda, vegetais folhosos escuros como couve, escarola, rúcula, agrião e almeirão, além de legumes como o brócolis, a vagem, aspargos, quiabo podem expressar quantidades significativas destes nutrientes. Ainda, as oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas) também são bem-vindas.
Contudo, existem algumas recomendações nutricionais importantes para otimizar a absorção destes nutrientes advindos dos vegetais. Ainda, no Brasil, alimentos farináceos derivados do trigo são enriquecidos com ferro e ácido fólico (b9).
Espero que tenha ajudado. @gabrielgsilva.nutri

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.