Quais exercícios permitidos/indicados e quais os "proibidos" no caso de estar diagnosticada com impactofemoroacetabular

3 respostas
Quais exercícios permitidos/indicados e quais os "proibidos" no caso de estar diagnosticada com impactofemoroacetabular tipo "Came"?
O impacto femoro-acetabular decorre do conflito entre deformidades ósseas do fêmur proximal e o acetábulo, e esse conflito ósseo pode provocar lesões da cartilagem articular, dando início ao processo de artrose.
A depender do local e do tamanho das alterações, o movimento que mais produz esse conflito ósseo é o agachamento à 90 graus de flexão do quadril, devendo o paciente evitar exercícios que envolvam essa posição. Além disso, atividades que envolvam chute, corrida e salto também são capazes de produzir lesões articulares, especialmente em pacientes que já possuem essa deformidade.
Exercícios na água, nestes casos, são uma excelente opção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O impacto fêmuro acetabular é o “impingement”, que ocorre entre a transição entre o colo e a cabeça do fêmur e a borda do acetábulo.
Ela ocorre quando existe proeminências ósseas na transição entre o colo e a cabeça do fêmur, que seria o tipo “Came”, ou por excesso de cobertura pelo acetábulo, que seria o tipo “Pincer”. Pode haver ambas as alterações, no caso do tipo Misto.
Ambas as alterações geram lesões que se iniciam na periferia da articulação, e evoluem para lesões de cartilagem articulares.
Dependendo da gravidade desta deformidade e das lesões já geradas, qualquer exercício que exerça carga sobre a articulação do quadril pode ser prejudicial, como os movimentos de flexão do quadril, seja num agachamento, numa “posição de guarda” de Jiu jitsu geram este “impingement”, e também todos os exercícios com impacto, como a corrida.
Dessa forma, tudo depende da gravidade da lesão, mas atividades com menos impacto e que não haja flexão do quadril são preferenciais.
Olá.
Você tem um conflito entre o fêmur e a bacia (acetábulo), o qual pode provocar lesões nas estruturas (labrum e cartilagem) do seu quadril. Para minimizar esse conflito, você não pode fazer movimentos do quadril que tenham grandes amplitudes.
Sendo assim, faça exercícios "curtinhos", mas não faça nada de exija grande amplitude de movimentos, como Yoga, esportes de quadra, futebol, golfe, etc.
Atenciosamente,

Marcelo G. Cavalheiro
Especialista em Artroscopia de Quadril

Especialistas

Carine Holanda

Carine Holanda

Fisioterapeuta

Fortaleza

Fernando Horta

Fernando Horta

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Lincoln Menezes de Azevedo

Lincoln Menezes de Azevedo

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Luiz Ricardo Botton

Luiz Ricardo Botton

Ortopedista - traumatologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Lesões Do Quadril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.