Quais exames podem comprovar Hiperventilação ? E que doenças podem causar esse sintoma ?

5 respostas
Quais exames podem comprovar Hiperventilação ? E que doenças podem causar esse sintoma ?
Dr. Diegomaier Nunes Neri
Generalista, Médico clínico geral, Endocrinologista
São Paulo

Entendo sua preocupação com a hiperventilação. Geralmente, a hiperventilação é diagnosticada clinicamente através da observação dos sintomas e da história clínica do paciente. Exames de sangue, como gasometria arterial, podem mostrar alterações nos níveis de oxigênio e dióxido de carbono, confirmando o quadro.

Várias doenças e condições podem causar hiperventilação, incluindo ansiedade, ataques de pânico, doenças pulmonares, anemia, entre outras.

Compreendo bem o caso e estou aqui para ajudar. É sempre recomendado buscar um clínico geral ou generalista para avaliar detalhadamente os sintomas. Eles podem indicar exames mais específicos ou encaminhá-lo a um especialista, se necessário. Lembro que, hoje, com a tecnologia, também é possível realizar consultas via telemedicina, facilitando seu acesso ao médico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta generalista - R$ 280
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Hiperventilação é um sintoma que pode estar presente em uma variedade de condições médicas, inclusive parte de quadros ansiosos, principalemente nos momentos de crise. Para entender melhor os sintomas que vem junto da hiperventilação, os momentos em que ocorre e se há algum estressor relacionado é necessária uma avaliação médica ou psiquiatrica para definir o diagnóstico.
Dra. Elisa Duarte
Generalista
Campos Novos
Boa Tarde! A Hiperventilação pode ocorrer em diversos quadros, inclusive nos momentos de crise dos quadros ansiosos ou da síndrome do pânico. É importante perceber quais sintomas acompanham a hiperventilação e em que momentos ela ocorre para que seja possível uma investigação mais aprofundada e individual do seu caso. Me coloco à disposição caso sinta a necessidade de conversar sobre e entender um pouco melhor o que pode estar acontecendo!
Olá! Hiperventilação é um sintoma caracterizado pelo aumento da frequência da respiratória (taquipneia) ou pela dificuldade de respirar (dispneia), esse aumento pode ser calculado através do exame físico. Diversas doenças podem ter sinais/sintomas de hiperventilação como: doenças pulmonares, doenças cardíacas, transtornos ansiosos. Já a Síndrome da Hiperventilação está ligada a estresse agudo emocional e é caracterizado por sensação de asfixia, palpitação, dor torácica, entre outros. Alguns dos exames que podem ser realizados para diagnostico diferencial desse sintoma são: oximetria de pulso, eletrocardiograma, radiografia de tórax, porém ficam a critério da história clínica e exame físico realizados por um médico.
A hiperventilação é o ato de respirar de forma mais rápida que o normal, isto pode ser causado por diversas doenças desde episódios de crises de pânico a doenças pulmonares.
A necessidade de um exame complementar dependerá da provável causa da hiperventilação.
Cuide-se!

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Fernando  Bomtempo

Fernando Bomtempo

Psicanalista

Goiânia

Tiago Protta Gigli

Tiago Protta Gigli

Psicólogo

Sorocaba

Iasmin Eloise Souza Silva

Iasmin Eloise Souza Silva

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.