Quais exames o psiquiatra deve passar pro paciente com depressão?

5 respostas
Quais exames o psiquiatra deve passar pro paciente com depressão?
Não existe nenhum exame que faça o diagnóstico de depressão.
Os exames complementares auxiliam no diagnóstico diferencial, ou seja, para excluir outras possíveis causas de sintomas depressivos. Como exemplo, um paciente com hipotireoidismo pode apresentar sintomas semelhantes a um episódio depressivo.
Esses exames são individualizados a cada caso.
Espero ter ajudado.
Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnostico de depressão é feito através dos sintomas que o paciente revela na consulta psicológica. Se são comportamentos circunstanciais ou recorrentes, isto é, se é apenas uma reação de tristeza diante de situações estressantes e de perdas, ou se é um comportamento que perdura em várias fases da vida. No primeiro caso, uma psicoterapia bem orientada leva o paciente a reaver sua autoestima e sua motivação para a vida. No segundo caso é preciso, além da psicoterapia, fazer uma consulta com o psiquiatra para avaliar essas variações constantes de humor. Talvez o paciente necessite de medicação para poder conter esses episódios.
Olá! Tudo bem?
O diagnóstico de Depressão é clínico, baseado em entrevistas, escalas e observação do comportamento. Portanto, nenhum exame é necessário ou obrigatório. Todavia, alguns quadros depressivos são secundários a quadros como Demências ou Hipotireoidismo. Por isso, em caso de suspeita de etiologias como essas, o médico pode pedir algum exame de sangue para dosagem hormonal e exame de neuroimagem. Se não existem suspeitas como essas, nenhum exame é necessário.
Atenciosamente,
Victor.
Olá, bem vindo(a). O diagnóstico de depressão é realizado através de avaliação clínica, ou seja, da observação de sintomas e história de vida descritos pelo próprio paciente. Por isso, é tão importante o acompanhamento psicológico/psicanalítico que pode proporcionar um melhor entendimento de si em decorrência de tais sintomas. Em alguns casos é necessário intervenção médica/psiquiátrica. espero ter contribuído.
Olá. Aqui no Brasil ainda estamos muito atrasados em relação aos exames para detectar a depressão e outros transtornos da mente. Na verdade há sim exames de imagem que auxiliam não só no diagnóstico mas também na assertividade da medicação, mas ele é novo no Brasil, a grande maioria dos convênios não cobrem pois são de valor elevado e muitos Psiquiatras e Psicólogos não conhecem, apesar de ser comum em outros países. Contudo a depressão pode ser diagnosticada com uma boa anamnese de um profissional experiente

Especialistas

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Vanessa Ramona Santos

Vanessa Ramona Santos

Psicólogo

Recife

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.