Quais estratégias eficazes para auxiliar na manutenção do peso perdido a longo prazo?

11 respostas
Quais estratégias eficazes para auxiliar na manutenção do peso perdido a longo prazo?
O grande segredo é justamente não ter um segredo. Para manutenção da perda o mais importante é a mudança dos hábitos de vida. Mudança na qualidade alimentar e inserção de alguma atividade física na sua rotina. Duvide muito de estratégias muito restritivas, em geral após alguns dias existe uma fadiga e com isso o engajamento diminui muito ou mesmo acaba. É importantíssimo o seguimento nutricional por um especialista na área. Em situações de obesidade procure um especialista na área para fazer uma avaliação, seja um endocrinologista ou mesmo um cirurgião bariátrico para lhe orientar.

Olá! Para evitar o reganho de peso, a pessoa deve buscar acompanhamento nutricional e uma psicoterapia com um psicólogo especialista. As atividades físicas deverão ser frequentes e acompanhadas por um educador físico. A equacão para evitar o ganho de peso é simples: O gasto calórico deverá ser igual ou um pouco maior do que o consumo, por isso a nutricionista é de fundamental importância, para garantir que você consuma alimentos balanceados e ricos em nutrientes, na quantidade adequada; o educador físico para garantir o gasto calórico sem o risco de sofrer lesões e a psicóloga especialista para trabalhar os estados emocionais que este processo exige, pois é altamente angustiante e ansiógeno. Boa sorte!
Mudança de estilo de vida e manutenção dos cuidados com você. Aprender que comer direito refazer atividade física são para sempre. Estabelecer metas para cuidar de você e prever os obstáculos possíveis e o que fazer frente a esses obstáculos.
Não existe mágica... a gastroplastia ( cirugia da obesidade) é só uma ferramenta para impulsionar a sua mudança de estilo de vida.... escolha dos alimentos corretos, atividade física regular e acompanhamento com equipe multidisciplinar treinada são a chave. E o principal..... FOCO!!!
Estudos em Obesidade indicam que a manutenção de hábitos e de estilo de vida saudáveis tais como reeducação alimentar, atividade física com regularidade além de uma boa qualidade de sono, administração de estresse e de situações potencializadoras de ansiedade podem estar atuando em conjunto no sentido de prevenir a obesidade.
É importante ainda avaliar que, caso exista uma recorrência desse estado durante a vida, associado a periodos de emagrecimento importantes, o chamado efeito sanfona, faz-se importante procurar um profissional especializado em Saúde Mental e comportamental a fim de avaliar as possíveis causas da recorrência desse estado e a relação com algum transtorno mental ou comportamental. Atualmente vários estudos associam técnicas de terapia cognitivo comportamental com tratamentos de obesidade relacionadas à compulsão alimentar periódicas.
Existem estratégias nutricionais para tapear alguns impulsos constantes com certos alimentos de acordo com teu estilo de vida. A manutenção de dieta de acordo com teu perfil (se há distúrbios metabolico-hormonais..) seria uma estratégia de manutenção, associada ao controle das comorbidades, melhora do bem estar (sono, stress), ajustar atividade física correta de acordo com teu tipo físico, disponibilidade e objetivos. Abraço.
Dica boba e rápida mas muito importante:
Um processo natural da mente é a autopreservação, isso é uma questão de sobrevivência e perpetuação da espécie. Por tanto tudo o que é "perdido" o cérebro tende a "reencontrar", isso também é explicado através da neurologia e da atenção seletiva. Desse modo, mesmo que cognitivamente, evite falar sobre perca de peso, nomeie por exemplo como "eliminação" de peso. Logicamente essa percepção é subjetiva.
O inconsciente é estruturado como uma linguagem - J. Lacan
A melhor estratégia é você mudar seus hábitos de dentro pra fora, para isso acontecer é preciso fazer uma limpeza emocional. Sou especialista em tratamento emocionais através da hipnose. Esse procedimento é extremamente eficaz por tratar a causa e não os sintomas. A obesidade é o sintoma de algo não não está funcionando bem emocionalmente.
Boa noite!
Algumas sugestões aqui foram importantes como mapear hábitos que sejam ruins e bons e escolher somente os que te trazem reais benefícios.
Manter sempre atenção total ao seu orçamento corporal em atividades nas seguintes áreas: alimentação, exercício, exposição ao sol, lazer, sono e meditação mindfulness.
Busque constantemente auto conhecimento, pois em qualquer área que seja, se conhecer bem te preservará quando a força de vontade acabar.
Um abraço
Pra todo problema complexo existe uma solução simples e completamente equivocada.
Problemas complexos , soluções complexas, equipe multidisciplinar, tratamento com pessoas habilitadas.

Posso tentar te ajudar por telemedicina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Olá!! Ter equilíbrio e constância alimentar são estratégias que vão te ajudar bastante. Constância em comer alimentos saudável e a mesma quantidade ao longo dos dias, e equilíbrio em saber que podemos comer de tudo, sem que exista privações severas que possam levar a compulsão. Um acompanhamento a longo prazo com um nutricionista pode te auxiliar por ele te ensinar a comer bem e sempre com novas estratégias!