Quais atividades físicas (musculação, natação etc etc) que auxiliam no tratamento do soro+?

2 respostas
Quais atividades físicas (musculação, natação etc etc) que auxiliam no tratamento do soro+?
O que auxilia no tratamento do vírus é o uso continuo dos Antirretrovirais (ARVs), mas para aumentar não só a expectativa de vida como sua qualidade, uma vida saudável deve ser adotada.
O vírus circulando no sangue causa, alem da destruição das células de defesa, uma inflamação constante que leva a outras complicações a longo prazo como insuficiência renal e perda de massa muscular, mas os ARVs também facilitam complicações como diabetes, dislipidemias, lipodistrofias (alterações da distribuição do tecido adiposo), este último, mais comum nos ARVs antigos que nos
utilizados atualmente)
O ideal é a somatória de sono reparador + equilíbrio mental + alimentação saudável e rica em proteínas + atividade física com objetivos progressivos de ganho de massa muscular 3 x por semana por 50 minutos e cardio respiratórias pelo menos 2 X por semana por pelo menos 30 minutos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Praticamente todo exercício físico é indicado, à exceção dos que podem causar machucados mais facilmente e possuem muito contato, como esportes de luta, futebol, hockey, etc.
Os exercícios mais indicados em todo o mundo são o treino de força (musculação), exercícios aeróbios (corrida, natação, ciclismo, treinamento funcional, etc.) e o exercício intervalado/intermitente de alta intensidade (HIIT). Eles melhoram diversos problemas de saúde comuns em pessoas com HIV: Por exemplo, melhora a glicemia, o colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares, aumenta a força, a massa muscular e a óssea, melhora a distribuição da gordura, aumenta a capacidade cardiorrespiratória (há menos falta de fôlego e cansaço no dia a dia), melhora sono, previne a depressão e leva a uma qualidade de vida muito maior. Recomenda-se realizar exercícios aeróbios ou HIIT de 3 a 4 vezes por semana, de 30 a 60 minutos; e musculação de 2 a 3 vezes por semana (Fontes: ACSM, 2009; O'BRIEN, K. K. et al., 2016).

Especialistas

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Infectologista

São Paulo

Breno Matos

Breno Matos

Infectologista

Fortaleza

Drielly Castilho Gitti

Drielly Castilho Gitti

Infectologista

São Paulo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Infectologista, Intensivista

Frederico Westphalen

Thaluama Saccochi Cardin

Thaluama Saccochi Cardin

Infectologista pediátrico

São Paulo

Manuel Renato R. Palacios

Manuel Renato R. Palacios

Infectologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6024 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.