Quais atividades eu posso fazer para melhorar a minha saúde mental?

6 respostas
Quais atividades eu posso fazer para melhorar a minha saúde mental?
Eu inverteria a pergunta. Se a algum desarranjo da saude mental, verifique as atividades em que você se insere. Claro que pode não se tratar somente disso, mas essas escolhas podem estar acarretando algo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Atividade física, atividade criativa, hobbies, estudos, leitura, o próprio trabalho pode ser uma atividade que contribua para uma melhora da saúde mental, ainda que, contraditoriamente, ele também possa ser a causa da piora. É importante investigar quais dessas atividades funcionam para você, pois isso é algo individual. Um abraço!
Olá, cabe a você pensar nas atividades que te animam e trazem um efeito importante para sua saúde mental! Não existe um padrão para se adquirir a chamada saúde mental. Cada pessoa deve buscar os recursos e apoios que julga necessário, nos diferentes momentos da vida, para manejar os desafios e alcançar seus objetivos. O que você tem feito, o que pode estar te ajudando e/ou te prejudicando nessa busca?
Olá! Atividades físicas, hobbies, lazeres, momentos com as pessoas das quais você gosta podem ser boas opções, considero importante avaliar também necessidade de iniciar um processo terapêutico. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Psicoterapia é uma delas. Atividade física regular ajuda muito em casos de depressão e de mudança de estilo de vida. Atividades que você goste e te deem prazer, hobbies, etc. Fique bem e estou a disposição.
Eu diria que muitas atividades podem fazer bem para a sua saúde mental, mas é importante considerar que para cada pessoa existe um caminho Algumas pessoas se sentem bem quando estão trabalhando, outras se sentem mais saudáveis quando tiram férias. Algumas, se sentem mais saudáveis quando estão limpando e organizando uma casa, outras se sentem bem praticando um esporte, outras ainda, em um caminho onde possa ter experiências relacionadas à espiritualidade, ao sagrado ou religioso. Algumas, cuidando do jardim, outras caminhando pela praia, viajando, ouvindo música, enfim, existem muitas possibilidades. Eu gostaria de destacar especialmente a arte como um caminho que possibilita a saúde mental. Você não precisa ser artista ou estudar arte para se expressar. Ouvir música, ler, escrever, dançar, desenhar, pintar, colar, rabiscar, interpretar, entre outras, são coisas que fazemos naturalmente quando crianças e depois, por uma série de repressões, muitos de nós paramos de fazer. O importante não é a atividade em si, mas o significado que ela tem em nossas vidas e como ela pode nos transformar na direção de um bem estar. No entando, é notório o aumento do número de pessoas com depressão, ansiedade, pânico, além de relatos de compulsões, dependência emocional, sentimento de solidão, incapacidade de relacionar-se com o outro, perda da identidade, etc. ou seja, em situações que provocam muita dor e sofrimento. Nestes casos, pode ser que as atividades que proporcionem saúde mental sozinhas não sejam suficientes e que precisem de reforços com profissionais especializados, como médicos psiquiatras, psicólogos ou psicanalistas. Destaco a Arteterapia, um dos serviços que realizo em meu consultório, como um recurso terapêutico muito potente para a saúde mental.

Especialistas

Maria Vitória Tuma de Oliveira

Maria Vitória Tuma de Oliveira

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Marla Lima De Almeida

Marla Lima De Almeida

Psicólogo

Porto Velho

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.