Quais as principais diferenças entre trantorno de personalidade borderline e transtorno bipolar?

9 respostas
Quais as principais diferenças entre trantorno de personalidade borderline e transtorno bipolar?
Olá! são transtornos diferentes, que podem tem origens semelhantes. Paz e Bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Célia Naime
Psicólogo
Londrina
O Transtorno de Personalidade Borderline, caracteriza -se por afeto,humor, comportamento e autoimagem muito instáveis, com oscilações de humor como hostilidade em um momento, tristeza e apatia em um momento seguinte,passando de um jeito para outro muito rapidamente,relacionamentos tumultuados, com comportamentos imprevisíveis,podendo expressar raiva intensa quando frustrados.
No transtorno Bipolar,é outro tipo de transtorno: a passagem do estado depressivo para euforia (mania ) é mais nítida e com períodos de duração maior em cada estado. O tratamento é especifico para cada tipo de transtorno assim como o tratamento medicamentoso é diferente.
 Daniele Muniz
Psicólogo
Rio de Janeiro
São transtornos diferentes. O transtorno bipolar é um transtorno de humor, um transtorno do eixo I (transtornos clínicos). O boderline é um transtorno de personalidade, do eixo II (transtornos de personalidade e retardo mental). Quanto a periodicidade e frequência dos sintomas, os colegas já citaram acima. No bipolar, o humor varia dentro de um tempo maior (dias, semanas, meses) e é cíclico. Já o transtorno de personalidade boderline a duração dos sintomas é menor (minutos, horas). Além disso, o que dispara os sintomas no primeiro caso são fatores externos enquanto que no segundo são os fatores internos, na maioria dos casos.
Espero ter ajudado.
 Lívia Amarante
Psicólogo
Fortaleza
A principal diferença está na duração e na intensidade das emoções. No caso do transtorno de personalidade borderline há a instabilidade emocional intensa, sentimento de vazio, medo do abandono, relacionamentos pessoais intensos e instáveis. O transtorno bipolar, por sua vez, consiste na variação entre períodos, que podem durar meses, de mania e depressão.
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Ola, existem algumas diferenças, porém o tempo de transição das emoções eh um dos principais aspectos para entender a diferença. No Transtorno de Personalidade o humor pode mudar em instantes, e no Transtorno Bipolar varia dentro de um tempo maior. Também é importante ressaltar que a identidade do boderline é menos definida, incluímos a sexualidade nesse aspecto. Entretanto, deve-se levar em consideração a história do paciente, conflitos, genética e dinâmica familiar social, e não fecha-lo em um diagnóstico. Muitas pessoas com um determinado diagnóstico durante um tratamento adequado ( psicoterapia + psiquiatra + mudança de hábitos) podem modificar o quadro clínico.
Concordo com as respostas dos especialistas, mas acrescento ainda que, no Transtorno Borderline há sintomas de exposição ao risco, importantes.
Tem haver com a periodicidade e duração dos sintomas. No transtorno bipolar está definida e com maior duração as fases de depressão e euforia. É marcada também pela resistência ao tratamento medicamentoso.
A diferença básica é que o T. Bipolar é um transtorno clínica/mental, o humor varia dentro de um tempo maior ( dias, semanas, meses), é emocionalmente instável, tem um humor que se altera devido a fatores internos ( o que não está a sua volta). E o Borderline é um transtorno de personalidade do tipo B, neste o humor varia dentro de um tempo menor ( segundos, minutos, no máximo horas), tem um humor que obedece a fatores externos ( que dependem do que acontece em volta). Os dois transtornos necessitam de acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
 Leonel de Alencar Moreno
Psicólogo
Itajaí
A personalidade borderline sofre de instabilidade emocional intensa, sendo 100% emoção e 0% razão. Ao passo que o transtorno Bipolar é oscilante indo de intensidade emocional desequilibrada para outro estado de humor menos intenso e precisa corrigir a discrepância hormonal com medicamentos.

Especialistas

Marisa Dalla Roza

Marisa Dalla Roza

Psicólogo

Novo Hamburgo

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Emanuella Gonçalo

Emanuella Gonçalo

Psicólogo

Serra

Tamires  Aquino

Tamires Aquino

Psicanalista

Brasília de Minas

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 281 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.