Quais as principais diferenças entre trantorno de personalidade borderline e transtorno bipolar?
9
respostas
Quais as principais diferenças entre trantorno de personalidade borderline e transtorno bipolar?

Olá! são transtornos diferentes, que podem tem origens semelhantes. Paz e Bem!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

O Transtorno de Personalidade Borderline, caracteriza -se por afeto,humor, comportamento e autoimagem muito instáveis, com oscilações de humor como hostilidade em um momento, tristeza e apatia em um momento seguinte,passando de um jeito para outro muito rapidamente,relacionamentos tumultuados, com comportamentos imprevisíveis,podendo expressar raiva intensa quando frustrados.
No transtorno Bipolar,é outro tipo de transtorno: a passagem do estado depressivo para euforia (mania ) é mais nítida e com períodos de duração maior em cada estado. O tratamento é especifico para cada tipo de transtorno assim como o tratamento medicamentoso é diferente.
No transtorno Bipolar,é outro tipo de transtorno: a passagem do estado depressivo para euforia (mania ) é mais nítida e com períodos de duração maior em cada estado. O tratamento é especifico para cada tipo de transtorno assim como o tratamento medicamentoso é diferente.

São transtornos diferentes. O transtorno bipolar é um transtorno de humor, um transtorno do eixo I (transtornos clínicos). O boderline é um transtorno de personalidade, do eixo II (transtornos de personalidade e retardo mental). Quanto a periodicidade e frequência dos sintomas, os colegas já citaram acima. No bipolar, o humor varia dentro de um tempo maior (dias, semanas, meses) e é cíclico. Já o transtorno de personalidade boderline a duração dos sintomas é menor (minutos, horas). Além disso, o que dispara os sintomas no primeiro caso são fatores externos enquanto que no segundo são os fatores internos, na maioria dos casos.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.

A principal diferença está na duração e na intensidade das emoções. No caso do transtorno de personalidade borderline há a instabilidade emocional intensa, sentimento de vazio, medo do abandono, relacionamentos pessoais intensos e instáveis. O transtorno bipolar, por sua vez, consiste na variação entre períodos, que podem durar meses, de mania e depressão.

Ola, existem algumas diferenças, porém o tempo de transição das emoções eh um dos principais aspectos para entender a diferença. No Transtorno de Personalidade o humor pode mudar em instantes, e no Transtorno Bipolar varia dentro de um tempo maior. Também é importante ressaltar que a identidade do boderline é menos definida, incluímos a sexualidade nesse aspecto. Entretanto, deve-se levar em consideração a história do paciente, conflitos, genética e dinâmica familiar social, e não fecha-lo em um diagnóstico. Muitas pessoas com um determinado diagnóstico durante um tratamento adequado ( psicoterapia + psiquiatra + mudança de hábitos) podem modificar o quadro clínico.

Concordo com as respostas dos especialistas, mas acrescento ainda que, no Transtorno Borderline há sintomas de exposição ao risco, importantes.

Tem haver com a periodicidade e duração dos sintomas. No transtorno bipolar está definida e com maior duração as fases de depressão e euforia. É marcada também pela resistência ao tratamento medicamentoso.

A diferença básica é que o T. Bipolar é um transtorno clínica/mental, o humor varia dentro de um tempo maior ( dias, semanas, meses), é emocionalmente instável, tem um humor que se altera devido a fatores internos ( o que não está a sua volta). E o Borderline é um transtorno de personalidade do tipo B, neste o humor varia dentro de um tempo menor ( segundos, minutos, no máximo horas), tem um humor que obedece a fatores externos ( que dependem do que acontece em volta). Os dois transtornos necessitam de acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

A personalidade borderline sofre de instabilidade emocional intensa, sendo 100% emoção e 0% razão. Ao passo que o transtorno Bipolar é oscilante indo de intensidade emocional desequilibrada para outro estado de humor menos intenso e precisa corrigir a discrepância hormonal com medicamentos.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Qual é a importância do acompanhamento psicoterapêutico para pacientes com borderline?
- Como um paciente adulto pode controlar o ciúmes possessivo ?
- Quais os padrões de pensamentos relacionados ao ciúme excessivo de uma pessoa adulta ?
- Olá! Queria saber se uma pessoa que tem fatores genéticos (ou algo do tipo) para transtorno de personalidade antissocial, mas passou por traumas na infância que fizeram o transtorno borderline se desenvolver, pode ter uma amígdala hipoativa ao invés de hiperativa. E queria saber também caso se isso for…
- Como os psicólogos podem ajudar uma pessoa adulta a lidar com o ciúmes ?
- Qual é o autocuidado para quem sofre com o Transtorno Da Personalidade Borderline (TPB) ?
- Em quais doenças psiquiátricas a irritabilidade pode se manifestar?
- Quais as consequências do ciúme patológico ? .
- Qual é a origem do ciúme patológico de um paciente adulto ?
- Num relacionamento conjugal, a opinião do outro é muito importante?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 281 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.