quais as pressões sociais e culturais que um doente de anorexia e bulimia enfrenta ?

7 respostas
quais as pressões sociais e culturais que um doente de anorexia e bulimia enfrenta ?
 Luis Anunciação
Psicólogo
Rio de Janeiro
Existe uma confusão entre Anorexia Nervosa e Bulimia. Na Anorexia Nervosa, o paciente evita ao máximo a ingestão alimentar. Vive como se estivesse em uma dieta muito restritiva quase que 100% do tempo. Já na Bulimia o esquema é outro: o paciente se alimenta e, muitas vezes, em enorme quantidade em relação ao tempo. Porém, quase que na mesma medida em que se alimenta, tenta perder o que foi ingerido. Força vômitos, toma laxante, passa o dia seguinte todo sem comer (para compensar, etc). Apesar de ambos envolverem relações com a imagem corporal, cada uma dessas patologias têm características e sintomas díspares. Não raro, você pode encontrar um bulímico acima do peso, o que será quase impossível ao anoréxico.

Agora respondendo, toda uma série de adjetivos pejorativos de, no mínimo, 3 instâncias (sociais, familiares e trabalhistas).

Caso conheça alguém com esse caso, indique tratamento o quanto antes (médico, nutricionista e psicólogo).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Ronaldo Bezerra Silva
Psiquiatra
Joinville
São 2 tipos de transtornos muito vistos em países ocidentais - onde a auto-cobrança por um corpo "perfeito" é o leme do barco. Isto é, visam a não engordar: um por "bloqueio" da ingesta de alimentos (anorexia), e o outro por ingerir e posteriormente jogá-lo para fora por vômitos (bulimia). Ambos tb temperados e refogados por muita ansiedade, com disfunção da auto-imagem corporal. Ambos são movidos por crenças bizarras, crendices fora do senso de realidade, buscando aprovação de si mesma, e não de terceiros - por mais que amigos e parentes digam que seu corpo está bem, que não está gorda, prevalece a idéia falsa que não está no corpo ideal (principalmente a anorexia)
Enfim, tanto sofre por pressões de familia, amigos e conceitos de beleza da mídia, como o que já se tem em sua consciência por conceito pessoal de beleza, que muitas vezes não condiz com seu espaço social. Os transtornos tem por base a ansiedade: de não ser como acha que deveria ser, e se vai conseguir atingir a meta.
 Lucia Cassar
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Pressão social, interferências, divergências e opiniões do meio familiar e social fazem aumentar a determinação da anoréxica na continuidade de seu quadro com propósitos firmes. Possuem um profundo sentimento de controle e conhecimento das necessidades de seu corpo.Quando percebem a pressão social unem-se à grupos fechados, em geral do sexo feminino, portadoras do mesmo quadro.Ainda que se encontre extremamente magra, a anoréxica não entende porque todos a observam. Na verdade existe uma dimensão delirante da própria imagem corporal. Elas se vêem com aspecto físico normal ou acima do peso quando na verdade estão excessivamente magras. A figura da anoréxica apresenta a imagem do sofrimento pósmoderno ainda que a patologia exista há tempos.Mostra o controle, a recusa e o deslocamento da figura padronizada do feminino. A pressão social pertence, portanto, ao social. O desespero será dos outros que a forçam a comer.A anoréxica mostra no corpo o sofrimento e fragilidade de qualquer um.
 Joana Figueiredo Vartanian
Psicólogo
São Paulo
Apenas complementando a resposta do Luis, as pressões sobre quem apresenta um transtorno alimentar, como é o caso da anorexia nervosa e da bulimia, são extremamente acentuadas. Vale observar que na nossa sociedade, a grande maioria dos rituais sociais envolvem algum tipo de alimentação. Se vamos a uma festa, há bebidas/alimentos. Se pretendemos comemorar uma conquista, saímos para jantar. Se passeamos no shopping, paramos para tomar um sorvete.
O indivíduo com estes transtornos não somente sofre com a imagem corporal e com os malefícios do próprio transtorno como também pode perder ou acabar se privando do contato social a fim de se distanciar do alimento ou de não deixar os outros perceberem seu problema. Em alguns casos, também pode ser excluído de grupos ou não ser convidado para encontros por preconceitos, incompreensão sobre a sua condição ou inabilidade para lidar com o transtorno.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Os colegas já explicaram bastante sobre a tua pergunta o que posso acrescentar é que vivemos numa sociedade onde o culto do corpo esta exacerbado e uma pessoa bulímica ou anoréxica está submetida a muitos olhares críticos que contribuem a piorar o quadro de suas compulsões. A causa disso à família também se envolve e, se não tem um suporte profissional adequado, pode contribuir para a piora do quadro. É necessário ressaltar que muitas causas têm raízes na infância, nas relações afetivas seja por excesso ou por defeito, portanto é de suma importância à frequência a psicoterapia seja da pessoa acometida como também das pessoas que convivem com ela
 Kelly Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Santo André - Pb
Boa noite! Muito embora, socialmente estejamos vivenciando um momento social de extrema valorização e culto ao corpo, o desenvolvimento da Bulimia ou Anorexia, são transtornos alimentares muito mais complexos, do que apenas uma reação concreta ao meio social atuante. O meio pode contribuir? Pode, porém, não pode ser visto como determinante.
Cada caso deve ser acompanhado de forma cuidadosa e individual (subjetiva), por Psicólogos devidamente especializados e, "se" necessário, em conjunto com médico psiquiatra para auxílio medicamentoso.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
 Nathália Moraes da Silva
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá! O que eu posso acrescentar é que além das pressões sociais e culturais que o paciente com anorexia se depara, o risco a saúde é ainda mais preocupante, já que a anorexia é o diagnóstico psiquiátrico com maior taxa da morte, seja por suicídio ou complicações clínicas. Portanto se você sofre desse transtorno, procure ajuda o quanto antes. Estou à disposição!

Especialistas

Carlos Eduardo Rosa

Carlos Eduardo Rosa

Psiquiatra

Ribeirão Preto

Graziele Campos Silva

Graziele Campos Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Janaina Lins Braz

Janaina Lins Braz

Psicólogo

Patos

Débora de Souza Santos

Débora de Souza Santos

Nutricionista

Salvador

Bruno Aguiar

Bruno Aguiar

Médico clínico geral

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.