Quais as perspectivas de avanços pedagógicos (séries) nas crianças bastante comprometidas com a síndrome

4 respostas
Quais as perspectivas de avanços pedagógicos (séries) nas crianças bastante comprometidas com a síndrome de Conffin Lowry.?
Acredito que os profissionais mais indicados para comentar quanto aos aspectos pedagógicos são os pedagogos e neuropediatras. Como meu campo de atuação é a psicologia, vou destacar outro aspecto importante relacionado ao processo de aprendizado. É muito importante manter a motivação das crianças com a síndrome durante o processo de conhecimento e desenvolvimento. É comum em algumas condições que necessitam uma atenção diferenciada no processo educativo que as crianças desenvolvam sentimentos de baixa autoestima e incapacidade diante das dificuldades que surgem. Infelizmente nem todos os profissionais da área educacional estão prontos para lidar com isso. Nesse sentido destaco a importância do trabalho com profissionais qualificados que atentem para estes outros fatores que não dizem diretamente ao ciclo pedagógico. A consideração destes pontos é fundamental para nutrir e manter o desejo da criança pelo aprender, fator importante para sua integração na sociedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que os comprometimentos estejam mais relacionados dependendo do comprometimento com a doença, isso só com avaliaçâo séria e minuciosa.
O acompanhamento da familia PODE também ser necessário, pois lidar com um familiar comprometido por patologias ou não pode ser muito difícil.
Qualquer afirmação neste sentido dependerá de um diagnóstico multidisciplinar. Ao invés de se pensar em “seriação “ melhor será pensar no tempo de formação. Cada sujeito deve ser atendido na sua singularidade; esta deverá ser a perspectiva da avaliação pedagógica. Não dá para comparar uma criança com outra, de normalizar o rendimento escolar . A criança deverá ser avaliada tendo em vista o seu desenvolvimento escolar. Todavia, para além da relação com o conhecimento, há de se pensar no processo de socialização e inclusão escolar. A escola , a sociedade e o mundo são para todos. Há de se assegurar o direito à educação.
Essa síndrome Coffin Lowry pode afetar cognitivamente em diferentes graus, cada caso é um caso, então sugiro que vcs procurem fazer uma avaliação com uma psicóloga com especialização em neuropsicopedagogia, ela poderá a partir das entrevistas com os pais/cuidadores, das sessões com a criança e aplicação de testes como por exemplo o teste Wisc, entre outros, que investigam a capacidade de utilização do potencial intelectual da criança.

Especialistas

Erlane Ribeiro

Erlane Ribeiro

Geneticista

Fortaleza

Vanessa Figueiredo Monteleone

Vanessa Figueiredo Monteleone

Geneticista

São Paulo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Jose Luis Maida Junior

Jose Luis Maida Junior

Neurologista, Neurocirurgião

Curitiba

Gisele Santos de Oliveira

Gisele Santos de Oliveira

Geneticista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Síndrome De Coffin-Lowry
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.