Quais as frutas e verduras que podem serem consumidos por quem tem gota

5 respostas
Quais as frutas e verduras que podem serem consumidos por quem tem gota?
Olá!
Agrião, beterraba, salsão, pimentos, abóbora, cebola, pepino, salsinha, alho;
Maçã, laranja, melancia, maracujá, morango, melão;
Leite e derivados desnatados, de preferência.
São alguns dos alimentos permitidos para consumo por portadores de gota, pois possuem pouca quantidade de ácido úrico.

Olá, tudo bem? Sou a nutricionista Ediane Santos. Respondendo a sua pergunta as frutas que você pode comer são: laranja, caju, banana, limão, acerola, tangerina, abacate e tomate. Você também pode comer cenoura, couve, abóbora e folhas verdes escuras na sua salada.
Quais as frutas e verduras que podem serem consumidos por quem tem gota?
Gota é causada pelo aumento nas taxas de ácido úrico no sangue, pode ocorrer tanto pela produção excessiva de ácido úrico, quanto pela eliminação deficiente da substância. Por isso, devemos evitar alimentos que possuem alto quantidade de purina (composto que quando metabolizado produz ácido úrico).
Os melhores alimentos para você que sobre com esse problema são: agrião, cenoura, tomate, abóbora, cebola, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre, tomate e alface, couve, abóbora, laranja, melancia, maracujá, morango, melão; Leite e derivados desnatados, de preferência.
Frutas:

Cerejas: As cerejas têm sido associadas à redução dos níveis de ácido úrico e à diminuição das crises de gota.
Morangos: São ricos em vitamina C e antioxidantes, que podem ajudar a diminuir a inflamação associada à gota.
Mirtilos: Outra fruta rica em antioxidantes que pode ter efeitos anti-inflamatórios.
Abacaxi: Contém bromelina, uma enzima que pode ajudar a reduzir a inflamação.
Laranjas: Fontes de vitamina C e outros antioxidantes que podem ser benéficos na redução dos sintomas da gota.
Verduras:

Espinafre: Embora o espinafre contenha purinas, ele é considerado moderado em comparação com outras fontes de purinas. Seu consumo pode ser benéfico quando incluído em uma dieta equilibrada.
Couve: Uma opção saudável e rica em nutrientes, com baixo teor de purinas.
Brócolis: Outra escolha saudável e com baixo teor de purinas.
Alface: Uma opção refrescante e com baixo teor de purinas.
É importante mencionar que cada pessoa pode responder de forma diferente a certos alimentos, incluindo frutas e verduras. Além disso, uma dieta adequada para a gota deve ser personalizada para atender às suas necessidades específicas. É recomendado consultar um médico ou nutricionista para obter orientações personalizadas e um plano alimentar adequado à sua condição.
Olá tudo bem?
A Gota (Hiperuricemia) é uma patologia relacionada ao aumento do ácido úrico no sangue.
Alimentos ricos em ácido fólico, dentre eles algumas frutas e verdura que solicitou na pergunta: laranja, banana, abacate, couve, folha de beterraba e pão integral reduzem a excreção de ácido úrico. Ou seja, soa muito bem-vindos.
Assim como o aumento da ingestão de água para ajudar na eliminação do ácido úrico.
Precisamos avaliar o contexto como um todo, ver os alimentos que precisam ser evitados, outros priorizados e mudança no estilo de vida.
Tudo isso ajustado a sua rotina e todo o seu histórico clínico. Indico agendar consulta com nutricionista.
Espero ter ajudado
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 220