Quais as doenças mentais faz a pessoa ficar disperso numa conversa ? ?

16 respostas
Quais as doenças mentais faz a pessoa ficar disperso numa conversa ? ?
Diversos transtornos mentais podem gerar perda atencional.

Depressão causa menor motivação e perda em interesses de atividades diversas o que gera menor atenção e consequentemente maior dispersão.

TDAH também pode gerar perdas atencionais devido a dificuldade em focar em determinada tarefa, que pode ser uma conversa.

Demências também causam perdas atencionais devido a dificuldades cognitivas gerando dificuldade em concentrar-se numa conversa.

Esses são alguns exemplos de causas para menor engajamento em encontros sociais. Para melhor entender casos específicos conversar com um especialista é o melhor caminho, visto que existem muitos outros fatores que podem estar gerando falta de atenção em conversas. As causas podem ser orgânicas, dificuldade de audição por exemplo.

A avaliação do caso concreto dirá o que pode estar causando esse comportamento.

Espero ter ajudado.

Oi. Espero que esteja bem. Vários transtornos podem fazer a pessoa ficar dispersa. Até falta de sono, remédios e outras questões como TDAH. O ideal é procurar um psicólogo especialista que irá fazer testes, entrevistas e análises de comportamento para verificar o que vc tem e o que pode ser feito para te ajudar. Muitos são os casos de TDAH mesmo em adultos e que com certeza a psicoterapia é o melhor caminho. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Isso pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e déficit de atenção, um quadro bastante recorrente na infância. O transtorno de despersonalização é um tipo de transtorno dissociativo que consiste em sentimentos recorrentes ou persistentes de distanciamento do próprio corpo ou processos mentais, geralmente com uma sensação de ser um observador externo da própria vida despersonalização ou de estar desconectado. Também a depressão causa dispersão, além do TDAH também pode gerar perdas a tencionais devido a dificuldade em focar em determinada tarefa, que pode ser uma conversa. Além disso quando a pessoa não consegue ter boas horas de sono, ela estará mais exposta ao mau humor e à irritação, o que pode fazer com que ela perca seus principais focos e sua produtividade deixando-a dispersa. Enfim são vários fatores que precisam ser avaliados na terapia, tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Olá! É dificil afirmar com certeza o que pode estar ocasionando a sua dispersão! Para isso seria importante saber todo seu histórico de saúde,bem como idade e rotina! Vários fatores desde fisiológicos como falta de vitaminas ou estresse,até ansiedade,depressão ou TDAH podem causar essa dispersão de atenção durante as conversas.
É importante fazer uma avaliação médica e outra psicológica para poder te auxiliar melhor!
Olá, diferentes transtornos. Para avaliar seria necessário mais informações, como hábitos, o seu sono, quanto tempo está com esses sintomas, enfim procura um profissional para ajudar você em um direcionamento mais assertivo. Estou à disposição.
Falta de motivação e perda de interesse em diversas atividades geram menor atenção em determinadas tarefas, assuntos e conversas. Diferentes dificuldades cognitivas como aprendizagem, memória, atenção, concentração, raciocínio, pensamento, tomada de decisões e podem ser consequência de estresse, ansiedade, depressão e uma série de outros transtornos e doenças de diferentes acometimentos e proporções. Para saber sobre casos específicos, necessário conversar com um especialista, visto que existem muitos fatores orgânicos ou emocionais. A terapia, através doauto conhecimento ajuda muito a aliviar a dor emocional.
O que você chama de "disperso" numa conversação é comum, é a regra e não a exceção. Basta observar as pessoas num bar ou restaurante. Normalmente, é uma pessoa que fala e a outra que escuta ou finge de estar escutando. Não há diálogo equilibrado. Você não disse se está falando de você mesm@ ou de outra pessoa. Quem é disperso, normalmente não se dá conta. As causas estão na nossa cultura. Muitas crianças crescem sem diálogo. A televisão e os jogos eletrônicos fazem delas indivíduos supostamente autônomos, embora sujeitos à autoridade mal compreendida dos pais ou outras pessoas e entidades. Assim, muitas crianças fogem dos diálogos, pois se sentem humilhadas por eles. O resultado pode até ser o que chamamos de esquizofrênico ou esquizoíde, o que significa "quem se separa," evita o nexo humano. As consequências podem ser graves, pois a estas pessoas falta a orientação inconsciente em muitos aspectos da vida, embora não em todos. Podem ter uma consciência dupla, etc.
Olá! Várias doenças mentais podem causar dispersão. Um dos sintomas presentes em diversas doenças mentais é a desregulação emocional. Quando ocorre desregulação emocional há a hiperativação ou hipoativação do sistema límbico, que é a parte do cérebro responsável pelas emoções. Quando essa parte do cérebro está desregulada, há o comprometimento da área cortical, que é a parte do cérebro responsável pelo pensamento lógico e coerente, tomada de decisão, raciocínio, atenção, concentração, dentre outros.
Mas estar disperso, não necessariamente indica que há a presença de uma doença mental, pode ser sintoma de estresse, cansaço, privação de sono, etc... para dizer se existe alguma doença mental é necessário que a pessoa apresente um conjunto de sintomas durante um determinado período de tempo e que esses sintomas interfiram de forma significativa na vida da pessoa.
Olá, como vai? Nossa sociedade tem o hábito de denominar como "doentio" nossos comportamentos incomuns, ou seja, tudo aquilo que sai do padrão e nos chama atenção. Claro, nem tudo pode ser considerado "saudável/normal", mas nem tudo pode ser considerado uma doença. Vamos pensar, que "estar disperso" em uma conversa, pode ser por muitos fatores. Se no caso, você se encontra disperso em alguma situação, saiba que nem sempre esse comportamento vem acompanhado de um diagnóstico psiquiátrico como TDAH, TEA, SD, pode simplesmente serem questões emocionais. No entanto, para compreender melhor esse quadro clínico, a pessoa deve buscar um profissional da área da saúde como um psicólogo. Posteriormente, se for o caso, o psicólogo fará o encaminhamento para o melhor profissional e trabalhará a questão em equipe.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Boa noite, diversos transtornos podem fazer com que a pessoa perca seu foco e atenção durante uma conversa. Inclusive isso não é restrito apenas para transtornos. Isso pode ocorrer por estados fisiológicos ou contextuais. Caso a pessoa tenha dormido mal, esteja com fome ou esteja sob estresse isso pode acontecer com facilidade. Já se tratando de transtorno, nenhum transtorno pode ser definido por um único sintoma. Mas sabe-se que o TDAH tem como um sintoma predominante a falta de foco e dispersão da atenção. Na depressão a apatia e estado de humor rebaixado faz com que a pessoa perca a atenção, até no transtorno bipolar em sua fase maníaca e eufórica pode fazer com que a pessoa por sua excitabilidade e euforia se disperse. O melhor é uma investigação ais aprofundada! um beijo
Olá! Dispersão "NUMA" conversa, não significa diagnóstico (transtorno, sindorme etc). Contudo, se há repetições, dessas dispersões em sua rotina diária, e, se isso te AFETA...Oriento buscar ajuda profissional para falar sobre esse AFETO, e trabalhar as questões relacionadas. Indico sessões de escuta psicanalitica e me coloco a disposição. Abraços.
Olá! A dispersão/desatenção durante conversas pode acontecer por diferentes fatores, mas não apenas transtornos psiquiátricos. Alguns fatores deles podem ser bem pontuais, como fome, dor, sono, estresse, ansiedade e depressão relacionadas a situações mais específicas. De maneira geral, qualquer emoção mais intensa pode afetar a capacidade de prestar atenção. Dito isso, a dispersão em conversas podem ser um efeito de vários transtornos, como transtornos depressivos, transtornos ansiosos, transtornos obsessivo-compulsivos, transtornos bipolares. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o mais comumente associado à desatenção, mas está longe de ser a única opção possível. Por isso, é importante a avaliação de um profissional para compreender melhor a situação e encaminhar um tratamento, quando necessário. Espero que consiga a ajuda que busca e fico à disposição!
Depende da frequência e do contexto. Basicamente, ansiedade é o que mais atrapalha, variando também de intensidade e em relação ao que ela se manifesta. Outro ponto é se a dispersão ocorre em todas as conversas ou só naquelas que você não tem interesse. Nesse caso poderia ser considerado déficit de atenção.
Olá , Como vai?
Existem várias doenças mentais que podem causar sintomas de dispersão durante uma conversa. Aqui estão algumas delas:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): O TDAH é caracterizado por dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade. Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em manter o foco em uma conversa e podem parecer dispersas ou distraídas.

Transtorno Bipolar: Indivíduos com transtorno bipolar podem experimentar episódios de mania ou hipomania, nos quais têm energia aumentada, pensamentos acelerados e dificuldade em manter o foco. Durante esses episódios, a conversa pode parecer dispersa devido à rapidez dos pensamentos e à dificuldade em seguir um tópico.

Transtorno de Ansiedade: A ansiedade pode afetar a capacidade de concentração e foco, levando a uma sensação de dispersão durante uma conversa. Pensamentos intrusivos e preocupações constantes podem interferir na capacidade de se envolver completamente na interação.

Transtorno do Espectro Autista (TEA): Pessoas com TEA podem ter dificuldade em entender e manter uma conversa fluida devido a desafios na comunicação social e na interação interpessoal. Isso pode levar a uma aparência de dispersão durante a conversa.

Transtorno de Personalidade Borderline (TPB): Indivíduos com TPB podem experimentar mudanças rápidas de humor e impulsividade, o que pode interferir na capacidade de se concentrar e participar efetivamente de uma conversa.

Transtorno de Personalidade Esquizoide: Pessoas com esse transtorno podem ter dificuldade em se envolver emocionalmente em interações sociais, o que pode levar a uma aparência de dispersão ou desconexão durante uma conversa.

É importante ressaltar que a dispersão durante uma conversa pode ser causada por uma variedade de fatores, e é essencial consultar um profissional de saúde mental para avaliação e diagnóstico adequados. Cada pessoa é única e pode experimentar sintomas de maneira diferente, portanto, um diagnóstico preciso requer uma avaliação abrangente de um profissional qualificado. Espero ter ajudado, te desejo um feliz dia!!!

Olá, vários transtornos mentais geram disfunção atencional e disexecutiva: entre eles: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Processamento Auditivo Central (APD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), entre outros.

É importante notar que a perda da atenção pode ser um sintoma de várias condições e que apenas um profissional de saúde mental pode diagnosticar adequadamente um transtorno específico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa tarde! Existem várias condições que podem causar dispersão em uma conversa. Entre elas, destacam-se o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão, transtornos do espectro autista, e alguns transtornos de personalidade. É importante lembrar que cada pessoa é única, e buscar ajuda de um profissional de saúde mental pode ajudar a identificar e tratar a causa específica. Espero ter ajudado, fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!